Mais de um ano depois do início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil, os índices de imunização de alguns municípios do interior do Amazonas ainda inspiram preocupação e o cenário que era difícil antes, se agravou mais ainda com a chegada da variante ômicron, em janeiro desse ano.
Na manhã desta segunda-feira (17), durante a abertura da campanha de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, o governador Wilson Lima (PSC) destacou com preocupação o cenário epidemiológico no interior e afirmou que tem intensificado as ações para tentar alavancar os baixos índices de vacinação, como oferecer um número maior de vacinadores às prefeituras.
Além disso, outras ações estão sendo desenvolvidas para que todos os municípios alcancem o índice vacinal de, pelo menos, 70% da população imunizada.
Para isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou ao RealTime1 que o Governo tem levado vacinas à população moradora de áreas ribeirinhas de alguns municípios por meio da modalidade drive-thru fluvial, garantindo a aplicação de doses em pessoas com dificuldades logísticas para chegar aos centros urbanos e informou ainda que tem feito a busca ativa de não-vacinados.
Wilson Lima citou o exemplo de Tabatinga, que fica no extremo oeste do Amazonas. Por lá, apenas um quinto da população está completamente imunizada.
”Me preocupa alguns municípios, como Tabatinga, não conseguirem avançar na vacinação. Por lá, apenas 22% tomaram primeira e segunda dose”, disse o governador.
Os números baixos não são exclusividade de Tabatinga. De acordo com informações da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra Rosemary Costa Pinta (FVS-RCP), Ipixuna segue com uma estatística similar, apenas 22,4% da população já completou o esquema vacinal. Em outros municípios a vacinação também não alcançou um terço da população, como Coari (28,6%), Barcelos (28,1%) e Codajás (27,6%).
Wilson reforçou a importância da imunização e pediu que aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal que façam isso mais rápido possível. Wilson disse ainda, que mais da metade dos internados por Covid-19 é de não vacinados.
”Sessenta por cento das pessoas que estão internadas não tomaram sequer uma dose da vacina. Mais uma vez essa, é a prova de que a vacina é a arma mais poderosa que a gente tem contra a Covid-19”, ressaltou.
Dados da FVS-RCP mostram que, em 22 municípios o esquema vacinal completo está abaixo de 50% da população com idade igual a 12 anos ou mais. Outros nove estão com a cobertura igual ou superior a 80%.
O tombamento do clube como patrimônio material acontece por conta do significado que ele representa ao povo do estado e os elementos arquitetônicos do Palácio Dórico.
Vencedores da etapa final recebem investimento financeiro, mentoria para projetos e modelo de negócios. Têm, também, a oportunidade de se tornarem fornecedores da Petrobras.
O trecho no entorno da Arena da Amazônia, será interditado nesta quinta-feira (19), a partir das 18h, no sentido bairro/Centro.
A jornalista é pré-candidata à deputada federal (Avante-AM), ela ainda afirma ter interesse em disputar o Senado, caso o diretório do partido mude de ideia.
Sinésio afirmou que os partidos da federação [PT, PV e PCdoB] estão priorizando as candidaturas de federal e estadual. Ele disse também que Omar Aziz será o candidato do PT.
Para o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, a parceria tem o objetivo de aumentar o fluxo de turistas, criar oportunidades, empregos e renda para o Estado.
A fábrica é sediada no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), e tem capacidade produtiva diária de 12 toneladas de peixe.
A feira vai ser realizada no dia 12 de junho, as inscrições devem ser realizadas até o dia 23 de maio.
O Projeto Floresta+ Amazônia recompensa quem protege e recupera a floresta e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa.
A companhia vai percorrer mais de 1.500 quilômetros, por rios e estradas. O roteiro inclui os municípios de Novo Airão, Urucurituba e Caapiranga.