fbpx

terça, 02 de maro de 2021

Fechamento de mais de 2,2 mil empresas e 29,5 mil demissões: esse foi o saldo contabilizado pelo comércio, no Amazonas, desde o início da pandemia da Covid-19, segundo dados da Junta Comercial do Estado (Jucea) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Os dados, tanto do número de empresas abertas como de empregos, se referem ao período de março a dezembro de 2020.

Com relação aos empregos, no entanto, apesar das demissões, o saldo do ano fechou positivo, com mais de 3.700 vagas.

Prejuízos inevitáveis

O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Ezra Benzion, avalia que os prejuízos foram inevitáveis, decorrentes das medidas de restrições decretadas pelo governo do estado em combate à Covid-19.

Benzion afirma que os prejuízos podem ser ainda maiores, caso não recebam qualquer ajuda do poder público.

“Após a reabertura do comércio algumas empresas conseguiram se recuperar, mas, em seguida precisamos fechar as portas novamente. É um outro momento da economia, com as empresas ‘soltas’, sem qualquer ajuda do Governo Federal e o estado auxiliando de forma ‘tímida’”, disse. “Precisamos reabrir. Caso contrário, a situação tende a piorar ainda mais”, concluiu.

Para o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Jorge Lima, as lojas do centro da cidade acabam sendo mais prejudicadas em relação às dos demais bairros. “Vemos na zona Leste o funcionamento normal do comércio, tudo funcionando. Vemos que o governo não consegue fiscalizar naquela área da mesma forma que atua na área central”, criticou.

Fechamento de bares e restaurantes

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-Seccional Amazonas (Abrasel-AM), Fábio Cunha, relatou que por conta do fechamento do comércio, o setor de alimentação fora do lar, que conta com 13 mil estabelecimentos, perdeu nos últimos meses 30% das empresas e, em consequência, houve demissões.

“Nesta semana, duas lojas Cachaçaria do Dedé encerraram as atividades. O governo, o Ministério Público, a Defensoria Pública, todos acham que esse é o curso normal das coisas, mas não é. As empresas estão fechando. Tudo está incentivando a clandestinidade, o não pagamento de impostos e contratações ilegais”, disse.

O presidente considera que uma das alternativas para contornar o problema seria a intermediação junto ao Governo Federal solicitando subsídio ao setor e medidas como a suspensão de contratos de trabalho.

Governo e Abrasel discutem flexibilizações

Nesta quinta-feira (4), o presidente da Abrasel e o governador Wilson Lima (PSC) discutiram as demandas do segmento.

Durante o encontro, foram discutidas alternativas de flexibilização e ações fiscais. Uma nova reunião será realizada nesta semana com o setor.

“O governador tem chamado para conversar e ele está avaliando o que a gente colocou aqui através dos pleitos”, disse o presidente da Abrasel, Fábio Cunha.

“É imprescindível mantermos esse diálogo. Não fosse essa circulação rápida do vírus, não teríamos restringido atividades, mas a situação epidemiológica nos colocou nessa situação. Agora, nós sabemos das perdas e temos trabalhado para minimizar isso. Também estamos discutindo o que pode ser flexibilizado com segurança porque ainda não temos uma situação confortável do vírus no estado”, explicou o governador.

Reportagem: Priscila Caldas

Ver mais vídeos

Confira as notícias que foram destaque no RealTime1 nesta segunda

Há 6 horas 1 de março de 2021

“Aula em Casa” ganha novo canal tira dúvidas

A novidade está disponível para membros da equipe escolar, pais/responsáveis e alunos da rede estadual de ensino

Há 8 horas 1 de março de 2021

Ninguém merece: Petrobras anuncia mais aumento no preço da gasolina e diesel

Reajuste representa a quinta alta consecutiva nos preços da gasolina e a quarta no valor do litro do diesel só neste ano.

Há 8 horas 1 de março de 2021

Confira o calendário de vacinação dos idosos de 65 a 69 anos

A prefeitura orienta que as pessoas dessa faixa etária acessem o site "Imuniza Manaus" para saber a data e local da vacinação.

Há 9 horas 1 de março de 2021

Cetam abre 3 mil vagas para cursos EaD

O início das aulas está marcado para o dia 25 de março, os cursos são de Formação Inicial e Continuada na modalidade de Educação à Distância.

Há 12 horas 1 de março de 2021

Arthur Lira vai reunir com governadores para debater orçamento da União

Há 13 horas 1 de março de 2021

Mudar de cidade e até sair do país é um dos beneficios do ‘home office’

Com a flexibilidade proporcionada pelo o home office, trabalhadores criam expectativas de mudar de cidade ou até mesmo de sair do país.

Há 14 horas 1 de março de 2021

Cultura: mesmo na pandemia editais foram lançados e cestas básicas doadas

A TV Real Time 1 entrevistou o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo, que falou das ações promovidas durante a pandemia.

Há 15 horas 1 de março de 2021

Programa RespirAR atende pacientes recuperados da Covid-19

O atendimento é feito em parceria com a FAAR e o FPS a partir do oferecimento de fisioterapia em pacientes que apresentam sequelas respiratórias em Manaus.

Há 16 horas 1 de março de 2021

Fone bluetooth traduz até 40 idiomas em tempo real

O preço do fone é a partir de US$ 109, com frete de US$ 10 para o Brasil. As entregas estão previstas para abril

Há 1 dia 28 de fevereiro de 2021

Saiba quais destinos para viajantes já vacinados estão abertos

Chipre foi o primeiro país a anunciar planos para permitir a entrada de turistas já vacinados sem necessidade de entrar em quarentena.

Há 1 dia 28 de fevereiro de 2021

Arqueólogos encontram no Egito cervejaria mais antiga do mundo

De acordo com os estudiosos, a produção era em torno de 22.400 litros de cerveja de uma só vez. A fábrica tinha 20 metros de comprimento.

Há 2 dias 28 de fevereiro de 2021