fbpx

domingo, 29 de maio de 2022

Wilson vai ao STF na quarta e diz acreditar na isenção de André Mendonça

Questionado se o fato de André Mendonça ter sido indicado por Bolsonaro poderia implicar na imparcialidade do julgamento, Wilson disse que acredita na isenção do ministro.

25 de abril de 2022

Compartilhe

Nesta quarta, o governador encontra o ministro do STF (Foto: João Luiz Onety/RealTime1)

O governador Wilson Lima (UB), a Procuradoria-Geral do Estado e a equipe econômica da Secretaria de Fazenda (Sefaz) deverão se reunir na próxima quarta-feira (27) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, que foi escolhido o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).

O documento pede a revogação dos efeitos negativos do decreto assinado no último dia 14 de abril pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e trata da redução do IPI em 25%, sem excluir os produtos da Zona Franca de Manaus, minando sua competitividade diante de outros estados.

“Para a próxima quarta-feira [27 de abril] já está marcada uma reunião entre o ministro, nosso procurador-geral e a equipe da nossa Secretaria de Fazenda para que a gente possa expor o nosso pleito, o nosso ponto de vista e a necessidade que a gente tem de que os produtos da Zona Franca de Manaus estejam fora dessa redução de 25% de forma linear”, disse o governador.

Wilson ainda frisou estar “tranquilo” em relação à escolha de André Mendonça para o julgamento da Adin ingressada pelo Governo do Estado e disse acreditar na isenção do ministro.

“Eu confio muito na sensibilidade e na seriedade do ministro. Já estive algumas vezes com ele, sei o quanto ele é sensível à essa causa”, pontuou. “Os ministros que são indicados para o STF passam por uma sabatina rigorosa e ocupam esse cargo porque têm qualificação para isso. Então, acredito muito na sensibilidade dele, principalmente após nossa reunião”, completou o governador.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro aproveita ato religioso para comentar questão do IPI da ZFM

O presidente insiste em dizer o Amazonas não terá prejuízos com os decretos que foram assinados por ele a partir de fevereiro deste ano. Especialistas asseguram o contrário.

28 de maio de 2022

Alfredo Nascimento passa despercebido na agenda de Bolsonaro no AM

O ex-ministro dos Transportes é presidente do PL - mesma leganda do presidente - no Amazonas. Ao contrário de muitos, não teve destaque na agenda presidencial deste sábado.

28 de maio de 2022

‘Marcha’ inicia após Bolsonaro reunir com evangélicos no Teatro Amazonas

Esta é a primeira vez que o presidente vem ao Amazonas após assinar decretos que tiram a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM); aliados acompanham agenda.

28 de maio de 2022

Omar Aziz aprova repasses de mais de R$ 38 mi a sete municípios

Os repasses foram destinados a melhorias nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social nas cidades de Envira, Ipixuna, Guajará, Itamarati, Eirunepé.

28 de maio de 2022

Seminário aborda importância de mais participação da mulher na política

Apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do País, o Brasil ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política.

28 de maio de 2022

Wilson Lima recepciona Bolsonaro e comitiva em Manaus

Wilson Lima recebeu Bolsonaro, que chega à capital para participar da Marcha Para Jesus, evento organizado pelas igrejas evangélicas, no estado.

28 de maio de 2022

Instituto Datafolha aponta que eleitores confiam na urna eletrônica

Pesquisa divulgada neste sábado (28), aponta que 73% dos eleitores confiam nas urnas eletrônicas usadas nas eleições do país. Enquanto 24% disseram não confiar.

28 de maio de 2022

Senado acompanhará investigação da morte de Genivaldo em ato policial

Senadores querem acompanhar as medidas adotadas pelas autoridades nas investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus, ocorrida durante ação da Polícia Rodoviária Federal.

28 de maio de 2022