fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Wilson Lima revoga decreto de requisição do Hospital Nilton Lins

A unidade estava requisitada desde janeiro de 2021 e Wilson Lima iniciou o processo de desmobilização em fevereiro desse ano devido à queda dos casos de Covid-19 no Estado.

15 de março de 2022

Compartilhe

O Estado retornou à fase amarela com redução de casos, internações e óbitos por Covid-19 (Foto: Rodrigo Santos/SES-AM)

O governador Wilson Lima assinou a revogação do Decreto nº 43.275, que trata sobre a requisição administrativa do Hospital de Combate ao Covid-19 Nilton Lins. A unidade estava requisitada desde janeiro de 2021 e o processo de desmobilização iniciou em fevereiro deste ano, por conta da queda dos casos de Covid-19 no Estado. O decreto de revogação foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado do dia 25 de fevereiro.

O hospital estava sem receber pacientes desde o início do segundo semestre do ano passado, mas sua estrutura se manteve à disposição da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) para suprir a rede em caso de nova alta de casos de Covid-19. Mesmo com o aumento dos casos registrados em janeiro deste ano, por conta da variante Ômicron, a unidade hospitalar não precisou ser reativada.

A decisão de revogar a requisição levou em consideração a queda na taxa de internação dos leitos Covid da rede pública estadual na capital, que é de 15% nos leitos clínicos e de 13% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e a melhora no cenário epidemiológico. O Estado retornou à fase amarela, com redução de casos, internações e óbitos. Atualmente, a taxa de transmissão do novo coronavírus no Amazonas é a segunda menor do país (0.86).

Com a desmobilização, equipamentos, medicamentos, insumos, mobiliário e pessoal já foram remanejados para as demais unidades de saúde da rede estadual.

Os pacientes diagnosticados com a Covid-19 seguirão sendo direcionados às unidades da capital, com o Hospital Delphina Aziz sendo referência para o tratamento da doença, com disposição de 196 leitos clínicos e 80 de UTI.

A SES-AM orienta que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as unidades da rede de urgência e emergência – Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPA e UPA) e prontos-socorros – mantenham-se como porta de entrada para pacientes com Covid-19. Nos primeiros sintomas, deve-se procurar uma UBS, SPA e UPA; em casos mais graves, a orientação é buscar os prontos-socorros.

O Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins estava requisitado administrativamente pelo Governo do Amazonas desde o dia 25 de janeiro de 2021.  A unidade foi utilizada para receber pacientes infectados pela Covid-19 no segundo pico de contaminações. Desde então, por precaução, o hospital permaneceu preparado para receber pacientes com 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 81 leitos clínicos à disposição da população.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro aproveita ato religioso para comentar questão do IPI da ZFM

O presidente insiste em dizer o Amazonas não terá prejuízos com os decretos que foram assinados por ele a partir de fevereiro deste ano. Especialistas asseguram o contrário.

28 de maio de 2022

Alfredo Nascimento passa despercebido na agenda de Bolsonaro no AM

O ex-ministro dos Transportes é presidente do PL - mesma leganda do presidente - no Amazonas. Ao contrário de muitos, não teve destaque na agenda presidencial deste sábado.

28 de maio de 2022

‘Marcha’ inicia após Bolsonaro reunir com evangélicos no Teatro Amazonas

Esta é a primeira vez que o presidente vem ao Amazonas após assinar decretos que tiram a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM); aliados acompanham agenda.

28 de maio de 2022

Omar Aziz aprova repasses de mais de R$ 38 mi a sete municípios

Os repasses foram destinados a melhorias nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social nas cidades de Envira, Ipixuna, Guajará, Itamarati, Eirunepé.

28 de maio de 2022

Seminário aborda importância de mais participação da mulher na política

Apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do País, o Brasil ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política.

28 de maio de 2022

Wilson Lima recepciona Bolsonaro e comitiva em Manaus

Wilson Lima recebeu Bolsonaro, que chega à capital para participar da Marcha Para Jesus, evento organizado pelas igrejas evangélicas, no estado.

28 de maio de 2022

Instituto Datafolha aponta que eleitores confiam na urna eletrônica

Pesquisa divulgada neste sábado (28), aponta que 73% dos eleitores confiam nas urnas eletrônicas usadas nas eleições do país. Enquanto 24% disseram não confiar.

28 de maio de 2022

Senado acompanhará investigação da morte de Genivaldo em ato policial

Senadores querem acompanhar as medidas adotadas pelas autoridades nas investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus, ocorrida durante ação da Polícia Rodoviária Federal.

28 de maio de 2022