Wilson Lima afirmou que a nova base irá controlar ainda mais o tráfico de drogas no estado, bem como os equipamentos que irão beneficiar as forças de segurança.
Investimentos estão avaliados em mais de R$ 4 milhões (Foto: João Luiz Onety)
Na manhã desta terça (28), o governador Wilson Lima (PSC) anunciou a criação de mais uma Base Arpão para 2022. A base fluvial será construída na calha do rio Negro e deverá otimizar ainda mais o trabalho já desenvolvido pelas forças de segurança na Base Arpão 1, localizada no município de Coari.
O governador destacou os benefícios que a base já existente trouxe para o Estado.
”É importante que a gente encontre um caminho de montar uma barreira como acontece em todas as fronteiras. Autores de crimes em Tabatinga fogem pra Letícia e vice-versa. Com a montagem da nossa Base Arpão 1, não há hoje nenhuma embarcação que passe pelo Solimões que não seja abordada por nossas equipes”, disse Wilson Lima.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), general Mansur, disse ao RealTime1 que o governo já dispõe de um lugar para a instalação da base.
”Nós vamos ter o apoio do Governo Federal. Nós já temos mais ou menos a área em que vamos colocar, será uma área que tenha o mínimo condições e ali possa funcionar com o mínimo de logística, funcionando com o efetivo que nós já temos para isso”.
O anúncio da construção foi feito durante a solenidade de entrega de mais de 300 equipamentos táticos, de tecnologia avançada e materiais de atendimento pré-hospitalar às Forças de Segurança do Amazonas.
O investimento é de mais de R$ 4 milhões e faz parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Governo do Estado.
O coordenador de fronteiras do MJSP, tenente-coronel Sanson, falou sobre a importância da integração das forças.
”Esse é o principal tema do programa Vigia. Dar suporte para os operadores e, com essas operações montadas, podemos combater o crime internacional que utiliza as vias fluviais do estado como transporte de drogas ilícitas”, destacou.
No Amazonas, o Programa Vigia, através da operação Hórus, faz investimentos nas operações realizadas na Base Fluvial Arpão, localizada em Coari (a 363 quilômetros de Manaus) e na operação Fronteira Mais Segura, ambas do Governo do Estado, coordenadas pela SSP-AM.
Entre os itens entregues às forças de segurança estão binóculos de visão noturna, placas de proteção balística, torniquete tático, manta térmica e kits de atendimento pré-hospitalar, que serão destinados aos agentes das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Força Tática, Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), Companhia de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), agentes do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que atuam em operações nas áreas fronteiriças ou de divisas.
Além do Amazonas, também serão entregues equipamentos aos estados do Amapá e Roraima.
Texto: João Luiz Onety
Leia Mais: