fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Wilson Lima conversa com Fux nesta quinta-feira, confirma Marcelo Ramos

O deputado federal esteve nesta quarta-feira (4) com o ministro Luiz Fux, presidente do STF, que anunciou encontro com o governador Wilson Lima para tratar sobre IPI.

4 de maio de 2022

Compartilhe

O ministro Luiz Fux do STF se mostrou sensível aos argumentos dos amazonenses, disse Marcelo Ramos (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (5), o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (UB) acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Roberto Cidade (PV), e comitiva; se reúne com o o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para discutir as ações contra decretos federais que reduziram os Impostos sobre Produtos Industrializados (IPIs) que prejudicam a Zona Franca de Manaus (ZFM).

A informação foi apresentada nesta quarta-feira (4), pelo vice-presidente da Câmara Federal, deputado federal Marcelo Ramos (PSD), que se reuniu com Luiz Fux no início da noite de hoje e fez um balanço positivo do encontro.

A bancada amazonense no Congresso tem uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contestando os decretos do presidente Bolsonaro, um que reduziu em 35% a alíquota do IPI e outro que zerou o mesmo imposto para a produção de concentrados de refrigerantes. O relator da Adin é o ministro Alexandre de Moraes.

O governo do Amazonas já entrou com uma Adin contestando o decreto de 35% e deve entrar com outra peça jurídica contra o decreto que zerou o IPI para concentrados de refrigerantes.

“O ministro Fux tem muitos laços com o Amazonas, conhece bem a Zona Franca de Manaus e a importância dela para o Estado, para as escolas, hospitais, para a UEA [Universidade do Estado do Amazonas], para os hospitais e os recursos para o interior”, disse o deputado, destacando em seguida que o presidente do STF tem compromisso maior com a Constituição e precisa olhar o Brasil “como um tudo”.

Para Marcelo Ramos, os parlamentares que estão na campanha pela defesa da Zona Franca têm a convicção de que estão do lado certo da Constituição e lembrou que o STF por diversas vezes entendeu que as vantagens comparativas da ZFM têm natureza constitucional. “Na conversa o ministro se mostrou muito sensível, assim como aconteceu quando a bancada amazonense encontrou com o ministro Alexandre de Moraes”, afirmou o deputado.

Segundo ele, a expectativa é de que o ministro Alexandre de Moraes aprecie com celeridade o pedido cautelar da ilegalidade dos decretos. “É importante destacar que não queremos a inconstitucionalidade para todo o decreto, mas apenas para os produtos da ZFM. Da nossa parte, manteria a redução de IPI para automóveis, geladeira e micro-ondas, que não têm produção na ZFM”, defendeu.

Texto: Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Edson Fachin diz que acatar resultado da eleições é inegociável

Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro deste ano.

27 de maio de 2022

Terra Yanomami demarcada há 30 anos vê crescimento de garimpo

Bolsonaro é um defensor da mineração em terras indígenas, apesar da visível destruição e dos problemas que o garimpo ilegal leva para essas áreas socioambientais protegidas.

27 de maio de 2022

Radicalização explica revés de Bolsonaro no Datafolha, diz Lira

Pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (26) mostra que Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

27 de maio de 2022

Ex-militante defende que esquerda deve apostar na rebeldia de jovens

O advogado George Tasso avalia que hoje "falta formação política nas bases da educação e do trabalho para a esquerda avançar pelas ruas de Manaus e reconquistar espaço".

27 de maio de 2022

Como em 2018, vereadores querem fazer CMM de trampolim este ano

Nas eleições de 2018, oito vereadores da legislatura 2016-2020 foram eleitos deputados estaduais e um para o Senado. Políticos aproveitam a visibilidade do cargo.

27 de maio de 2022

Livre de acusação por crise de oxigênio, Pazuello visita obras em Manaus

Na manhã desta sexta-feira (27), Pazuello acompanhou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB) que visitaram obras de asfaltamento.

27 de maio de 2022

Projeto que limita ICMS deve ter tramitação lenta, avaliam senadores

Senadores avaliam que a proposta que fixa o ICMS de combustívveis e energia em 17%, aprovada pela Câmara dos Deputados, deverá deixar um grande rombo nos cofres regionais.

27 de maio de 2022

Petrobras e Minas e Energia devem explicar alta dos combustíveis na Câmara

Sidney Leite propôs audiência para discutir as constantes subidas nos preços dos combustíveis e a inflação com o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia.

27 de maio de 2022