fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Wilson celebra o ritmo da vacinação da população em 53 municípios

Governador Wilson Lima comemorou que o avanço da vacinação permitiu que 53 municípios já tenham vacinado ou estejam vacinando toda a população adulta alvo do PNI.

31 de julho de 2021

Compartilhe

Wilson Lima também destacou que 40 municípios não registraram, neste sábado, internações de pacientes com Covid-19. (Foto: Reprodução)

As prefeituras de 53 municípios do Amazonas já vacinou ou está vacinando com primeira dose contra a Covid-19 toda a população adulta alvo do Plano Nacional de Imunização (PNI). O governador Wilson Lima destacou que o Estado já realizou, em apoio aos municípios, 17 mutirões de vacinação; enviou servidores para ajudar as prefeituras na aplicação dos imunizantes e preenchimento dos dados no sistema de monitoramento do Ministério da Saúde e tem transportado, quando necessário, remessas de vacinas até as cidades.
Um dos resultados positivos de tudo isso é que, neste sábado (31), 40 municípios zeraram o número de internações por Covid-19, segundo a Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada ao Interior da Secretaria de Estado de Saúde.
“O Estado do Amazonas está fazendo um esforço muito grande pra avançar na vacinação, nós montamos uma força tarefa para identificar aqueles municípios onde há maior dificuldade de aplicar as doses e hoje nós já temos mais de 50 municípios que estão aplicando a vacina em pessoas com 18 anos ou mais”, disse o governador.
O Estado é responsável por receber, condicionar de forma adequada e distribuir os imunizantes que podem ser retirados pelas prefeituras diretamente na Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Mas, desde o início da vacinação contra a Covid-19, o Governo do Amazonas tem transportado, por meio da Casa Militar, as doses de vacinas até os municípios mais longínquos que enfrentam dificuldades logísticas e que precisam desse apoio. 

Ao identificar que muitas prefeituras não avançavam na vacinação por falta de vacinadores, o Estado enviou equipes aos municípios. Também foi constatado que havia dificuldades para o preenchimento do sistema de monitoramento de aplicação das doses do Ministério da Saúde, por falta de recursos humanos ou de internet. Esse problema vem sendo superado com o apoio do Governo do Amazonas.
Para acelerar a aplicação das vacinas, o Estado tem realizado os mutirões Vacina Amazonas que já percorreram, além da capital, 14 municípios do interior. Mais de 306.623 doses já foram aplicadas. Três edições foram realizadas em Manaus e, também, já receberam a grande mobilização os municípios de Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Urucará, Iranduba, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Manaquiri, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Beruri e Caapiranga.
Segundo o governador, com essas medidas, diversas atividades econômicas que foram paralisadas por conta da pandemia começam a ganhar fôlego. Além disso, o número de internações por casos graves da doença reduziu significativamente.

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Reforma administrativa: Alberto Neto chama discussão de palhaçada

Capitão Alberto Neto, um dos deputados que integram a Comissão Especial da Reforma Administrativa, perdeu a paciência durante o debate dos colegas parlamentares.

23 de setembro de 2021

David recorre à Justiça e Amom monta nova ação para barrar ‘puxadinho’ da CMM

Vereador anunciou que tanto ele quanto Rodrigo Guedes já estão preparando não apenas as contrarrazões, mas também novas ações na justiça com outros argumentos.

23 de setembro de 2021

Trento, Flávio Bolsonaro e ministro foram a Las Vegas tratar de jogos de azar

Revelação veio a tona nas inquirições feitas pelos senadores Humberto Costa (PT/PE) e o governista Eduardo Girão, que revelou presença do filho do presidente na viagem.

23 de setembro de 2021

TRF-6 em Minas Gerais passa na frente e ‘rouba’ servidores do AM

Enquanto Minas Gerais ficará com o TRF-6, um Tribunal exclusivo, o TRF1, do qual o Amazonas faz parte, ficará responsável por 13 estados, uma matemática totalmente desigual.

23 de setembro de 2021

Fim das coligações: grandes caciques podem ficar sem a fatia do bolo

O fim das coligações partidárias pode dificultar a entrada de muitos políticos já acostumados a serem eleitos mesmo com o número de votos inferior a outros concorrentes.

23 de setembro de 2021

Amazonino e Braga intensificam ‘paternidade’ de obras públicas no AM

Nesse mês de setembro, as equipes de Amazonino e Braga intensificaram postagem sobre obras e projetos criados na gestão dos políticos, que hoje caminham em lados opostos.

23 de setembro de 2021

Wilson libera pagamento de indenizações às famílias que residiam no Igarapé do 40

De 2019 até setembro desse ano, já foram investidos R$ 56,7 milhões para retirar famílias de áreas alagadas e reassentá-las em áreas com infraestrutura e saneamento.

23 de setembro de 2021

TRE cassa mandato de Sandro Maia por abuso de poder econômico

A sentença afirma que o vereador realizou reuniões com usuários da ONG Sandro Maia para angariar votos, de forma ilícita, em seu favor no pleito municipal do ano passado.

23 de setembro de 2021