fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

‘UBS Fluvial é referência e deve ser apresentada ao mundo’, diz Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou uma unidade de saúde fluvial e assinou três portarias que garantem a ampliação de serviços e investimentos na área,

12 de setembro de 2021

Compartilhe

Assinatura de três portarias aconteceu neste sábado (Foto: Divulgação)

O prefeito David Almeida (Avante) e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinaram, neste sábado (11), três portarias que possibilitam o fortalecimento da atenção básica de saúde nas comunidades ribeirinhas e rurais atendidas pela Prefeitura de Manaus, por meio das Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSFs).

Os documentos assinados referem-se ao credenciamento do municípios a receber incentivos financeiros federais de custeio para a UBSF e incorporação de componentes adicionais; para transferência de incentivos financeiros referentes às equipes de Saúde da Família Ribeirinha, à unidade de apoio ribeirinha e embarcações de pequeno porte; e o fortalecimentos de ações de cadastramento e qualificação do processo de assistência aos adolescentes no âmbito da Atenção Básica.

A iniciativa aconteceu na comunidade ribeirinha Bela Vista do Jaraqui e contou com a presença do secretário nacional da Atenção Básica, Rafael Câmara, e da secretaria municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

“Estamos buscando melhorar o atendimento oferecido em todos os postos de saúde da prefeitura. O ministro viu a nossa realidade, e agora temos a oportunidade de dar um salto de qualidade na Saúde da nossa cidade”, disse David.

Durante a visita à comunidade, o prefeito apresentou ao ministro as instalações da UBSF Dr. Antônio Levino, que realiza atendimento básico de modo itinerante nas calhas dos rios Negro e Amazonas.

Cerca de 24 mil pessoas e 6,3 mil famílias, moradoras de áreas dispersas, terrestres e ribeirinhas, estão cadastradas e recebem assistência da Semsa, por meio das unidades de saúde tradicionais (terrestres e ribeirinhas) e fluviais, além de contarem com o Serviço Móvel de Urgência (Samu 192).

De acordo com o ministro da Saúde, os serviços oferecidos por uma UBS Fluvial devem ser referência e apresentados ao mundo. Para ele, a qualidade do serviço só comprova a força que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem no combate aos problemas enfrentados pelos Estados brasileiros.

“Hoje, estamos aqui nessa comunidade que muitas pessoas nem sabem que faz parte da cidade de Manaus, trazendo políticas públicas que vão proporcionar mudanças na realidade de vocês. A saúde é um direito de todos e o nosso dever é fortalecer esse serviço. Todos nós precisamos do nosso SUS forte e atuante”, disse Queiroga.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson e Queiroga participam de mobilização contra Covid-19 em Manaus

Mobilização de ações contra a Covid-19, com a vacinação e a testagem da população em larga escala, acontecem simultaneamente nos sete estados da região Norte neste sábado.

21 de janeiro de 2022

Carol Braz e Luiz Castro dão primeiro passo na disputa por Governo e Senado

Carol desfiliou-se do PSC para disputar o governo do Amazonas pelo PDT, enquanto Luiz deixou a Rede para tentar pela segunda vez chegar ao Senado Federal.

21 de janeiro de 2022

Prefeito de Parintins, Bi Garcia revela que testou positivo para Covid-19

Nas redes sociais o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, revelou que sentiu sintomas leves na noite desta quinta-feira e resolveu fazer um exame que confirmou a doença.

21 de janeiro de 2022

Bolsonaro chega ao velório da mãe, que morreu aos 94 anos em São Paulo

Olinda, que sofria com Alzheimer, morreu aos 94 anos na madrugada desta sexta. Ela estava internada em um hospital de São Paulo e a causa da morte não foi divulgada.

21 de janeiro de 2022

Lula segue na liderança do primeiro turno com 42%; Bolsonaro tem 28%

Esta rodada, no entanto, trouxe um fato novo: Lula entrou na zona do empate técnico em comparação ao somatório das intenções de voto dos demais candidatos.

21 de janeiro de 2022

TRE autoriza desfiliação de Marcelo Ramos do Partido Liberal

Marcelo Ramos confirmou que a partir de agora está formalmente fora do PL. O vice-presidente da Câmara Federal afirmou que deve anunciar um novo partido em breve.

21 de janeiro de 2022

MPAM expede recomendação contra nepotismo na Prefeitura de Canutama

Promotoria do MPAM de Canutama recomendou que o Município exonere agentes públicos que tenham algum parentesco com o prefeito e o vice-prefeito, em até 30 dias.

21 de janeiro de 2022

Partido de Bolsonaro tem de Tiririca a líder da bala no Congresso

Além de um numeroso grupo de candidatos leais a Bolsonaro e alinhados ao ideário do atual presidente, o PL deve chamar a atenção durante as eleições pela composição eclética.

21 de janeiro de 2022