A minirreforma eleitoral, aprovada em 2021, trouxe dúvidas para candidatos e eleitores e, por isso, a TV RealTime1 fará três programas especiais sobre o tema nesta semana.
Novas regras eleitorais vão impactar na formação das chapas, no financiamento das campanhas e na propaganda eleitoral neste ano. (Foto: Reprodução)
Você, eleitor amazonense, já sabe o que é uma federação partidária? Quantos candidatos poderão estar inscritos numa nominata? Sabe o que é a nominata? tem ideia de quanto cada candidato poderá gastar em recursos dos fundos partidário e eleitoral neste ano?
Se a resposta for não, fique ligado na TV RealTime1 nos próximos dias 19, 20 e 21, quando irá ao ar a série de entrevistas com advogados especializados em eleições e cientistas políticos irão estarão esclarecendo essas questões. As entrevistas estarão disponíveis sempre às 8h* no canal da TV RealTime1, no YouTube.
A cada dia, dois especialistas vão tratar sobre um dos aspectos da legislação eleitoral modificada em setembro de 2021. Entre os entrevistas estão alguns dos principais “atores” do direito eleitoral amazonense.
No primeiro programa teremos a participação de Robério Braga e Leland Barroso.
Leland Barroso é membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, onde chegou ao posto de diretor-geral, e após a aposentadoria passou a se dedicar ao ensino superior.
Robério Braga é advogado, autor dos livros Estudos de propaganda política (Editora Cultural da Amazônia/2012) e A Lei Eleitoral é fácil: comentários a lei 9.100/95, resoluções do TSE e legislação aplicável às eleições de 1992. Atualmente preside a Academia Amazonense de Letras e é professor convidado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Também estão escalados para essa série de entrevistas o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas, Marco Aurélio Choy, e a advogada Maria Benigno. Ambos possuem escritórios especializados em direito eleitoral e já trabalharam em campanhas para as principais lideranças políticas do Estado.
O contraponto a letra fria do direito será feito pelo cientista político Carlos Santiago, que também é advogado, e coordena o Comitê Anticorrupção na Política, além de estar na militância política desde os bancos da Universidade Federal do Amazonas.
Texto: Gerson Severo Dantas
Matéria atualizada às 17h, do dia 18/01 para retificação dos horários de exibição das entrevistas.
Leia mais: