fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

TRE nega pedido de Braga e mantém outdoors sobre privatização da Eletrobras

O senador teve o pedido de liminar para a retirada de outdoors negado. Ação alega de que as placas mostram imagem negativa, dificultando sua candidatura nas Eleições de 2022.

21 de julho de 2021

Compartilhe

Outdoor lista todos os parlamentares que votaram a favor da privatização da Eletrobras (Foto: Reprodução)

Esta semana, o senador Eduardo Braga (MDB) perdeu mais uma batalha nos tribunais. Desta vez, um pedido de liminar para retirada de outdoors na cidade de Manaus foi negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

As peças publicitárias estampam as fotos dos senadores Braga e Omar Aziz (MDB), além de citar os nomes dos deputados federais Marcelo Ramos (PL), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Silas Câmara (Republicanos), Átila Lins (PP) e Bosco Saraiva (Solidariedade). Todos os parlamentares votaram a favor da privatização da Eletrobras.

“Quando sua contra de luz aumentar, lembre-se de quem votou contra o povo do Amazonas. Dê o troco em 2022”, é o texto da peça publicitária.

Na ação, Braga pede a retirada dos outdoors e alega que o conteúdo é, segundo ele, propaganda negativa e que o objetivo seria ofender a sua futura campanha eleitoral como candidato nas Eleições de 2022, possivelmente ao cargo de governador do Amazonas.

Em contrapartida, o desembargador eleitoral Marco Antônio Pinto da Costa, do TRE-AM, entender que o pedido de Braga não se configurava, perante as diretrizes do Tribunal, como uma ameaça à possível candidatura dele na próxima Eleição.

É muito cedo

No entendimento de Marco Antônio, é muito cedo para pré-candidatos nas próximas Eleições se manifestarem com pedidos de liminar do Tribunal contra possíveis propagandas alegando cunho eleitoral, tendo em vista que falta mais de um ano para início do período eleitoral de 2022.

Ainda de acordo com o desembargador, não havia no conteúdo dos outdoors a informação “não vote”, que poderia induzir o eleitor a não votar no senador e futuro candidato.

Os outdoors com as imagens dos senadores Braga e Omar ainda estão instalados em pontos da cidade de Manaus como forma de protesto de urbanitários.

Quem vai pagar a conta?

Coincidentemente ou não, Braga usou as redes sociais, na manhã desta quarta-feira (21), para divulgar um vídeo falando sobre o aumento da conta de energia em lares brasileiros.

“Nunca tive responsabilidade sobre nenhum aumento de energia elétrica. O aumento quem concede é a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Há muito tempo, quando eu era ministro de Minas e Energia, mentiram várias vezes quando disseram que eu, como ministro, estava fazendo o aumento de energia elétrica. Da mesma forma que ainda a pouco a Aneel aprovou um aumento absurdo de 52,3% na bandeira vermelha, e a responsabilidade é da Anel e não do ministro Bento – essa é a verdade”, defendeu o senador Eduardo Braga nas redes sociais.

Zé Ricardo explica

O deputado petista Zé Ricardo foi um dos poucos políticos do Amazonas contrários à privatização da Eletrobras. Segundo ele, a privatização põe em risco o emprego de milhares de trabalhadores, com o risco de demissão em massa.

Como consequência da privação, segundo Zé Ricardo, haverá constantes aumentos absurdos da tarifa, que trazem um grande peso no orçamento das famílias.

“Isso está afetando também os custos de produção das empresas dos estados”, releva o deputado federal pelo Amazonas.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Aleam concede 28 autorizações de viagens no recesso parlamentar

Após o início do recesso parlamentar a Aleam autorizou o pagamento de viagens e diárias para servidores da Casa. Destinos no Sul e Sudeste e Tabatinga foram os preferidos.

23 de julho de 2021

Luis Miranda chora após fim da parceria entre Precisa e Bharat Biotech

Chorando, o deputado Luis Miranda questionou ser chacota dos colegas e estar no conselho de Ética após depoimento à CPI da Covid-19.

23 de julho de 2021

David prorroga ‘Auxílio Manauara’ e amplia para outras 410 famílias

A prorrogação do auxílio será por mais três meses e foi anunciada nesta sexta-feira (23) pelo prefeito de Manaus, David Almeida. Benefício vai comtemplar mais 410 famílias.

23 de julho de 2021

Bi Garcia confirma propostas para ser candidato a vice-governador

Embora esteja focado na administração municipal, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, disse que tem avaliado propostas para compor uma chapa como vice-governador nas eleições.

23 de julho de 2021

Deputado quer auxílio para catadores no valor de R$ 275, no AM

Estudo apresentado pelo parlamentar estima que catadores são responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado hoje no país e que a categoria trabalha em meio ao risco.

23 de julho de 2021

Lideranças do DEM e do PP no Amazonas divergem sobre ‘superpartido’

Enquanto Pauderney Avelino (DEM) nega a fusão entre os partidos, Belarmino Lins (PP) não descarta a possibilidade de criação do 'superpartido'.

23 de julho de 2021

Auxílios e soluções tributárias foram destaque na Aleam durante a pandemia

Apesar da baixa quantidade de projetos propostos diretamente pelos parlamentares sobre ajuda financeira, a maioria recebeu celeridade na aprovação na Assembleia Legislativa.

23 de julho de 2021

Wilson Lima quer ‘transformar Amazonas’ com 13 projetos do Educa+

Abrangendo 13 projetos, o Educa+ busca transformar a educação em todos os 62 municípios com o intuito de formar estudantes com pensamentos mais críticos.

23 de julho de 2021