fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

TRE-AM registra longas filas de eleitores buscando regularizar título

Uma grande fila se formou desde o início desta quarta-feira (4), data final para a regularização do título de eleitor, em frente ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas.

4 de maio de 2022

Compartilhe

Eleitores formaram fila nos arredores do prédio do TRE-AM, na zona Centro-Sul de Manaus (Foto: João Luiz Onety)

O eleitor que deixou para comparecer nesta quarta-feira (4) à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, enfrentou uma grande fila. A procura reuniu jovens em busca da primeira via do título de eleitor e também o público da maior idade que tenta segundas e terceiras vias do passaporte eleitoral, cujo prazo para obtenção do documento se encerra exatamente hoje.

RealTime1 foi ver de perto a situação e conversou com alguns cidadãos que formavam fila em frente ao órgão eleitoral. Entre o público estava a jovem Vera Fernandes Campos Alvarez, de 16 anos, em busca da primeira via do documento.

Ela explicou porque decidiu estar na fila, mesmo no último dia do prazo para a emissão do título.

“Quero ajudar a tirar o Bolsonaro. Muita gente não está interessada em pesquisar sobre os políticos. Mas é preciso estudar em quem votar para não escolher o pior. Acho o exercício do voto importante para a nossa democracia”, destacou a jovem em entrevista ao RealTime1.

Assim como Vera, a indígena da etnia ticuna também estava na fila aguardando por atendimento. Ela informou que foi vítima de uma “tragédia da natureza”, que resultou na perda de todos os documentos.

“Perdi meus documentos e tenho enfrentado dificuldades para conseguir tirar outras vias, principalmente por causa da minha identidade que não tenho mais. Estou vindo para tentar atualizar o meu título”, alegou a mulher.

Assim como elas, Deugênio Leão Bentes, de 55 anos, também procurou atendimento da Justiça Eleitoral para regularizar o cadastro como eleitor. Ele disse que dificuldades financeiras para locomoção adiaram a ida ao TRE-AM.

“Não tinha dinheiro para pagar o transporte, por isso deixei para a última hora. Meu título foi cancelado, pois não voto há quatro eleições”, explicou ele.

Obrigatoriedade do passaporte vacinal

Algumas pessoas também foram para a frente do Tribunal Eleitoral para acompanhar os filhos que buscam a emissão da primeira via do título. É o caso de Marli Mendes, que acompanhou uma das filhas de 16 anos. Ela reclamou da cobrança de documentos para quem buscava atendimento no órgão.

“Eles estão cobrando duas doses da vacina contra a Covid-19 para os menores que estão expedindo pela primeira vez o título. Eu acho isso uma falta de respeito com o cidadão, porque se eu tenho meu direito de exercer a minha cidadania por meio do voto e própria Justiça me cobra essa vacina, tendo em vista que ela não é obrigatória no Brasil, nem o papa vai querer me ouvir”, retrucou ela.

Texto: Isac Sharlon, com colaboração de João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

‘Ele foi covarde e pequeno como sempre é’, diz Marcelo sobre Lira

Marcelo Ramos afirmou que sua saída do cargo de vice-presidente da Câmara foi uma questão política motivada pela ira de Bolsonaro e subserviência de Arthur Lira.

26 de maio de 2022

Bolsonaro planeja mais R$ 1,2 bi para trator e ignora famílias carentes

Ministério da Cidadania comprou 247 tratores e outras máquinas agrícolas usando recursos que deveriam ser direcionados para mitigar impacto da pandemia em comunidades pobres.

26 de maio de 2022

Roberto Jefferson usa estrutura do PTB para atacar STF, dizem ex-dirigentes

Parlamentares dizem que Roberto Jefferson utiliza pessoas da estrutura partidária "para proferir xingamentos a ministros e realizar manifestações em frente ao Supremo".

26 de maio de 2022

Senado aprova MP que altera incentivos para indústrias químicas

Aprovação da medida provisória teve a relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que aperfeiçoou o regime tributário cobrando contrapartidas do setor.

26 de maio de 2022

‘Não desisti, mas está muito difícil’, diz Plínio sobre candidatura ao Governo

O senador Plínio Valério (PSDB) afirmou que nos próximos dias deve tomar a decisão final se premanece como pré-candidato ao Governo do Amazonas até as convenções partidárias.

26 de maio de 2022

TSE aprova federação entre PSDB e Cidadania; partidos ficam juntos por 4 anos

Criado para salvar partidos pequenos, a federação pode facilitar a eleição de quadros a cargos proporcionais, como é o caso dos deputados federais.

26 de maio de 2022

Câmara pode votar sobre venda direta de etanol aos postos de combustíveis

A Medida Provisória 1100/22 faz ajustes na tributação da comercialização de etanol para viabilizar a venda direta do combustível dos produtores ao varejo.

26 de maio de 2022

PL aciona Lula e o PT no TSE por campanha eleitoral antecipada

O PL questiona atos pró-Lula em eventos da CUT e do PSol onde teria havido infração eleitoral, já que a pré-campanha veda pedido explicito de votos e ataque a adversários.

26 de maio de 2022