fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Transferências para outras cidades levam mais de 540 pacientes do AM

As transferências de pacientes Covid do Amazonas foram distribuídas entre 16 estados, em 19 cidades. Entre os transferidos, 328 tiveram alta.

17 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Aviões da FAB são usados para fazer transferências de pacientes Covid (Foto: Divulgação/Secom)

Mais de 540 pacientes com Covid-19 foram transferidos do Amazonas para outros estados desde o dia 15 de janeiro. As transferências fazem parte do Plano de Cooperação Interestadual do Governo do Amazonas, com o apoio do Ministério da Saúde e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Apesar das remoções para outros estados, o govenro estadual intensificou a remoção de pacientes Covid dos municípios do interior do Amazonas para Manaus nos últimos dias, os quais, eventualmente, podem ser transferidos a outras cidades.

Transferências na capital e interior

Os pacientes, da capital e interior, seguem sendo transferidos diariamente para 19 cidades de 16 estados da federação. Até esta terça-feira (16), foram transferidos 542 pacientes, dos quais 328 já receberam alta médica e 280 já retornaram para Manaus. Os demais pacientes devem chegar à capital nos próximos dias.

Recebem pacientes oriundos do Amazonas os estados de: Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins e o Distrito Federal.

De acordo com a secretária adjunta de Políticas de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, são realizadas duas transferências por dia, e cada voo segue com média de 15 a 18 pacientes.

Remoção por aviões

O transporte é executado em duas aeronaves da FAB, adaptadas com equipamentos que garantem a estabilidade e a segurança dos pacientes. Para transferência, todos os pacientes precisam apresentar quadro clínico favorável, com perfil de leve a moderado.

“No deslocamento, o paciente é assistido na aeronave por seis profissionais, dois médicos e quatro enfermeiros. Chegando ao destino, eles contam com o amparo do serviço de ambulância e dos profissionais multidisciplinares da rede hospitalar em que estão internados, na cidade de destino, para a continuidade do tratamento”, explicou a secretária adjunta.

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Novo corregedor-geral será escolhido hoje pelo Ministério Público

A votação virtual está sendo realizada até às 14h, pelo sistema Virtus através da internet. Para o cargo, entre os 20 procuradores no estado, há apenas uma candidata inscrita

25 de fevereiro de 2021

BR-319 ganha frente parlamentar em defesa da pavimentação da estrada

A Frente será composta por parlamentares da Amazônia e Ministério da Infraestrutura. Apara o início das obras, previstas para o 2o semestre

25 de fevereiro de 2021

Em plena pandemia, projetos de deputada priorizam a causa animal

Na sessão desta quarta-feira (24) quatro projetos da deputada Joana Darc (PL), com esse fim, foram retirados de pauta e ironizados pelos parlamentares.

24 de fevereiro de 2021

Declaração de Guedes à bancada do AM: mero deboche ou fritura à vista?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021

Amazônia é tema de reunião entre governadores e Hamilton Mourão

Videoconferência com governadores e vice-presidente Mourão, na terça-feira, teve como foco o Plano Amazônia e desmatamento na região.

24 de fevereiro de 2021

Bancada aposta em decreto legislativo para barrar Guedes

Três decretos legislativos apresentados no Congresso Nacional visam brecar a redução do Imposto de Importação para bicicletas, medida que fere de morte as indústrias no AM

24 de fevereiro de 2021

Para Guedes não há prejuízos à Zona Franca com redução de impostos

A bancada do Amazonas esteve reunida com o ministro para entregar um projeto que altera o decreto editado por Bolsonaro que afeta a produção de bicicletas na ZFM.

23 de fevereiro de 2021

Consumo de oxigênio medicinal tem queda de 14% no Amazonas

Taxa de transmissão menor do coronavírus e menos internações são alguns dos fatores que levaram à baixa no consumo de oxigênio no Amazonas.

23 de fevereiro de 2021