fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

Comissão de Educação ignora pedidos do Sinteam e frustra educadores

Sindicato que representa a categoria dos profissionais da Educação diz que a comissão não deu retorno de ofícios protocolados ao longo do ano; reajuste é uma das pautas.

1 de dezembro de 2021

Compartilhe

Para o Sinteam, a comissão que existe na Aleam deveria servir como elo entre profissionais e Governo (Foto: Reprodução)

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), este ano foi desafiador para os educadores dentro e fora das salas de aula. Além de superarem os desafios impostos pela pandemia, os profissionais tentam, desde o início do ano, uma reunião com a comissão de educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Ao RealTime1, a presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues lamentou a dificuldade de marcar um encontro com os parlamentares que compõem a comissão.

“O ano acabou e não tivemos uma audiência com o Governo e nem ajuda da comissão para intermediar isso. Não houve empenho por parte dos membros”, criticou Ana Cristina.

Questionada pelo RealTime1 sobre tal dificuldade relatada pelo Sinteam, a presidente da Comissão de Educação da Aleam, deputada Therezinha Ruiz (PSDB), sem contextualizar a situação, disse apenas que se trata apenas de “uma questão de falta de chegar perto”.

Ana Cristina, discordou da fala da parlamentar, acusando a Comissão de não dar retornos sobre ofícios protocolados.

“A gente a procurou (…) o Sinésio [vice-presidente da comissão] e com os outros deputados [Carlinhos Bessa, Dermilson Chagas e Fausto Júnior]. Nós protocolamos ofícios, inclusive na época da greve sanitária, e ainda assim essa reunião com a comissão nunca aconteceu. Houve uma conversa com ela para levarmos adiante alguns assuntos, mas nunca tivemos retorno, não sabemos o que aconteceu”, acusou a presidente do Sindicato.

Ana Cristina disse ainda que, caso os deputados trabalhassem com mais afinco, a Comissão deveria servir como uma ponte entre os educadores e o Governo.

“O que a gente queria era uma ajuda para levar as demandas da categoria até o Governo do Estado. A gente acha que eles [deputados que compõem a Comissão] poderiam fazer um pouco mais”, observou.

Uma das pautas de urgência do sindicato é o reajuste para os trabalhadores da educação que, segundo o Sinteam, precisa ser discutido rapidamente para que não fique para 2023.

“Ano que vem é ano eleitoral e a lei permite reajuste somente seis meses antes da data da eleição. Ou seja, em março. Seria necessário iniciar esse debate o quanto antes”, afirmou a presidente do sindicato.

Ao tomar conhecimento dos ofícios por meio do RealTime1, a deputada informou que vai verificar a existência destes documentos para colocá-los em pauta.

“Vou chegar lá [na Comissão] e vou ver se tem algum ofício. A porta do meu gabinete sempre esteve aberta pra todo mundo”, garantiu Therezinha Ruiz.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro diz torcer para STF derrubar liminar que ampara ZFM

Presidente voltou a atribuir crise econômica no Brasil à manutenção dos incentivos para as empresas da Zona Franca de Manaus.

3 de julho de 2022

PT escolhe vereadora de Itacoatiara como suplente de Omar Aziz

Cheila Moreira é vice-presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara e pessoa de confiança do deputado Sinésio Campos, presidente estadual do PT.

3 de julho de 2022

Reunião do PSol-AM acaba em briga e adia debate sobre disputa ao Governo

Partido reuniu filiados no último sábado no diretório regional, mas não conseguiu avançar na definição da disputa interna pela pré-candidatura ao Governo do AM.

3 de julho de 2022

Eleições 2022: restrições para agentes públicos começam a valer

Eles também não podem fazer pronunciamento oficial em cadeia de rádio de televisão, salvo em casos de questões urgentes e relevantes autorizados pela Justiça Eleitoral.

3 de julho de 2022

PT divulga nome de pré-candidatos a deputado federal e estadual no AM

Além dos pré-candidatos para a Aleam e Câmara Federal, os petistas homologaram o nome de Cheila Moreira para suplência do senador Omar Aziz (PSD).

2 de julho de 2022

Com apoio de Omar e Sidney, Manacapuru ganha escola construída sobre as águas

A escola municipal e a Quadra Poliesportiva Almir Batista da Silva, na comunidade Rainha dos Apóstolos, atenderão pelo menos 250 criança e jovens.

2 de julho de 2022

Datafolha: maioria diz que professor deve evitar falar de política

Pesquisa mostra que 54% dizem que pais têm o direito de proibir as escolas de ensinar temas que não achem adequados, mas apoiam discussão sobre pobreza e desigualdade social.

2 de julho de 2022

Com futuro incerto na disputa pelo Governo, PSol reúne filiados

Quatro nomes disputam internamente a preferência dos filiados, mas nenhum tem força suficiente para ser anunciado na briga pelo Governo sem ter que passar pelas prévias.

2 de julho de 2022