fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Comissão de Educação ignora pedidos do Sinteam e frustra educadores

Sindicato que representa a categoria dos profissionais da Educação diz que a comissão não deu retorno de ofícios protocolados ao longo do ano; reajuste é uma das pautas.

1 de dezembro de 2021

Compartilhe

Para o Sinteam, a comissão que existe na Aleam deveria servir como elo entre profissionais e Governo (Foto: Reprodução)

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), este ano foi desafiador para os educadores dentro e fora das salas de aula. Além de superarem os desafios impostos pela pandemia, os profissionais tentam, desde o início do ano, uma reunião com a comissão de educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Ao RealTime1, a presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues lamentou a dificuldade de marcar um encontro com os parlamentares que compõem a comissão.

“O ano acabou e não tivemos uma audiência com o Governo e nem ajuda da comissão para intermediar isso. Não houve empenho por parte dos membros”, criticou Ana Cristina.

Questionada pelo RealTime1 sobre tal dificuldade relatada pelo Sinteam, a presidente da Comissão de Educação da Aleam, deputada Therezinha Ruiz (PSDB), sem contextualizar a situação, disse apenas que se trata apenas de “uma questão de falta de chegar perto”.

Ana Cristina, discordou da fala da parlamentar, acusando a Comissão de não dar retornos sobre ofícios protocolados.

“A gente a procurou (…) o Sinésio [vice-presidente da comissão] e com os outros deputados [Carlinhos Bessa, Dermilson Chagas e Fausto Júnior]. Nós protocolamos ofícios, inclusive na época da greve sanitária, e ainda assim essa reunião com a comissão nunca aconteceu. Houve uma conversa com ela para levarmos adiante alguns assuntos, mas nunca tivemos retorno, não sabemos o que aconteceu”, acusou a presidente do Sindicato.

Ana Cristina disse ainda que, caso os deputados trabalhassem com mais afinco, a Comissão deveria servir como uma ponte entre os educadores e o Governo.

“O que a gente queria era uma ajuda para levar as demandas da categoria até o Governo do Estado. A gente acha que eles [deputados que compõem a Comissão] poderiam fazer um pouco mais”, observou.

Uma das pautas de urgência do sindicato é o reajuste para os trabalhadores da educação que, segundo o Sinteam, precisa ser discutido rapidamente para que não fique para 2023.

“Ano que vem é ano eleitoral e a lei permite reajuste somente seis meses antes da data da eleição. Ou seja, em março. Seria necessário iniciar esse debate o quanto antes”, afirmou a presidente do sindicato.

Ao tomar conhecimento dos ofícios por meio do RealTime1, a deputada informou que vai verificar a existência destes documentos para colocá-los em pauta.

“Vou chegar lá [na Comissão] e vou ver se tem algum ofício. A porta do meu gabinete sempre esteve aberta pra todo mundo”, garantiu Therezinha Ruiz.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Aliança Lula e Alckmin está pavimentada para aliados, apesar de ruídos

Aliados acreditam que aliança entre Lula e Alckmin pode ser confirmada em fevereiro e que as divergências de pensamento estão sendo facilmente superadas em nome da campanha.

18 de janeiro de 2022

Sancionada Lei de transformação digital dos serviços públicos no AM

Com a Lei sancionada, os órgãos vinculados, direta ou indiretamente, ao Estado terão que trabalhar na modernização da administração pública, com o sistema digital.

18 de janeiro de 2022

Servidores do TCE-AM passam por testagem em massa para Covid-19

Além da testagem em massa, o conselheiro-presidente já havia determinado que servidores com mais de 60 anos ficassem em regime de home office até o dia 31 de janeiro.

17 de janeiro de 2022

Senado trabalha para barrar ‘aumentos desenfreados’ dos combustíveis

Omar Aziz disse que, no Senado, há dois Projetos de Lei em tramitação que visam conter os aumentos do diesel e da gasolina. Petrobras reajustou os valores em 44% no ano 2021.

17 de janeiro de 2022

Formação do União Brasil segue paralisada e indefinida também no Amazonas

Após três meses da anunciada fusão entre PSL e DEM para a formação do União Brasil, futuro maior partido do País deu poucos passos com vistas a eleição no Amazonas.

17 de janeiro de 2022

CMM mantém regime híbrido e adota home office para servidor com +60

O informativo da Casa legislativa também destacou que o acesso do público externo será restrito. No entanto, não foi informado o quantitativo de pessoas que será liberado.

17 de janeiro de 2022

Após o fim da Covid, Brasil vai encarar ‘pandemia’ de miséria e fome

Desigualdade social cresceu no País ao longo da pandemia de Covid-19 e hoje a renda dos 20 mais ricos equivale a mesma de 60% da população, diz relatório de ong.

17 de janeiro de 2022

Contrariando Lula, Bolsonaro sai em defesa de Reforma Trabalhista de Temer

Até não muito tempo atrás, Bolsonaro tentou aprovar uma minirreforma trabalhista. Maioria na bancada federal do Amazonas diz ser contra revogação da Reforma Trabalhista.

17 de janeiro de 2022