Sidney Leite e Marcelo Ramos, ambos do PSD-AM, estão entre os dez deputados federais que mais gastaram com publicações pagas no Facebook e Instagram, na atual legislatura.
(Fotos: Divulgação)
Sidney Leite e Marcelo Ramos, ambos do PSD-AM, estão entre os dez deputados federais que mais gastaram com publicações pagas no Facebook e Instagram. O levantamento é do Estadão.
Os dados têm como fonte a Câmara dos Deputados. Conforme o levantamento, Weliton Prado (PROS-MG) liderou os gastos. Sidney Leite aparece em terceiro lugar. Já Marcelo Ramos, que ocupa a vice-presidência da Câmara, é o quinto que mais gastou com publicações pagas.
O Estadão também realizou levantamento dos dez deputados que mais gastaram com divulgação da atividade parlamentar, entre 2019 e fevereiro de 2022. Neste caso, apenas Silas Câmara (Republicanos) aparece na lista, em nono lugar.
De acordo com reportagem do jornal, os congressistas têm o foco em veículos de comunicação locais, mas o perfil da propaganda está mudando.
O Facebook se tornou a empresa que mais faturou com a autopromoção de deputados federais, nos últimos dois anos. No período, mais de 5 mil empresas foram contratadas para essa finalidade.
Os gastos para divulgar posts de políticos no Facebook e no Instagram já chega a R$ 2,2 milhões, na atual legislatura.
De acordo com os parlamentares, todas as despesas são legais e de interesse público, e contribuem para a prestação de contas.
Da redação, com informações do Estadão
Saiba Mais: