O decreto dispensa apenas servidores que, comprovadamente, não possam se imunizar. Todos os outros deverão apresentar o comprovante de imunização à Prefeitura de Beruri.
Beruri tem 2.327 casos de Covid-19 (Foto: Reprodução)
Em meio a uma onda crescente de infecções pelo coronavírus e ao comportamento negligente de mais de meio milhão de amazonenses que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a doença, o município de Beruri, distante 248 quilômetros de Manaus, vai obrigar os agentes públicos municipais a se imunizarem contra a Covid-19.
A decisão, datada do dia 11 deste mês, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios desta quarta-feira (12). O documento, assinado pela prefeita Maria Lucir de Oliveira (MDB), cita que é dever do Poder Público garantir a saúde de todos, mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças.
O decreto dispensa apenas servidores que, comprovadamente, não possam se imunizar neste momento.
Todos os outros deverão apresentar o comprovante de imunização à Secretaria de Administração do município em até cinco dias úteis a partir da publicação deste Decreto. Ou seja, os servidores têm até o dia 19 de janeiro para comprovarem que foram vacinados.
Aqueles que não cumprirem o prazo estão sujeitos a sanções disciplinares previstas em lei.
De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM) nesta terça-feira (11), Beruri era o 40° município do estado em número de casos de Covid-19 com 2.327 pessoas infectadas e três óbitos desde o começo da pandemia.
Texto: João Luiz Onety
Leia Mais: