fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Senadores da CPI da Pandemia entregam relatórios no MPF e MPE-AM

A CPI da Covid do Senado encerrou seus trabalhos no último dia 26, depois da aprovação do relatório final que propôs o indiciamento de autoridades estaduais.

22 de novembro de 2021

Compartilhe

Renan Calheiros também dedicou parte do relatório que trata da crise no Amazonas ao que ele chamou de “déficit de coordenação por parte do governo federal” (Foto: Divulgação)

Os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado entregaram o relatório final do colegiado na manhã desta segunda-feira (22), na sede do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas e no Ministério Público do Amazonas (MPE-AM). O documento indica mais de 89 pessoas, entre elas autoridades do Amazonas.

Omar Aziz (PSD), presidente da CPI, e Randolfe Rodrigues (Rede/AP), vice-presidente da comissão, se reuniram com os respectivos procuradores gerais dos dois órgãos. O Ministério Público é que decide quais sugestões de indiciamento vão virar um processo de responsabilização.

“Entregamos o relatório em mãos para o procurador-chefe, Thiago Pinheiro Corrêa, para a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Michele Corbi, e para o coordenador do Gaeco, Henrique Valadão. Estamos à disposição no Senado Federal. A nossa posição de respeitar as instituições é muito clara e o que pudermos contribuir podem contar conosco”, disse Omar Aziz.

A CPI da Covid do Senado encerrou seus trabalhos no último dia 26, depois da aprovação do relatório final que propôs o indiciamento do governador Wilson Lima (PSC), por epidemia com resultado morte e prevaricação, além do ex-secretário de saúde, Marcellus Campêlo, indiciado por prevaricação.

O general Eduardo Pazuello, ex-ministro da saúde, e a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, médica Mayra Pinheiro, também foram indiciados pela falta de oxigênio no Amazonas.

Capítulo dedicado ao Amazonas

O relatório reservou 32 páginas para “A crise do Estado do Amazonas e a falta de coordenação do Governo Federal”.

O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB/AL), enumerou os antecedentes da crise, destrinchou a falta de oxigênio ocorrida em janeiro deste ano, analisou a transferência de pacientes para outros estados e criticou a aplicação do tratamento precoce na capital amazonense.

Renan Calheiros também dedicou parte do relatório que trata da crise no Amazonas ao que ele chamou de “déficit de coordenação por parte do governo federal”.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova PEC dos Precatórios

A PEC do senador Fernando Bezerra, que já passou pela Câmara dos Deputados, libera espaço fiscal em 2022 para o pagamento do programa social Auxílio Brasil.

1 de dezembro de 2021

Prazo para apresentação de emendas impositivas à LOA encerra hoje

O Governo estima o orçamento para o próximo ano fiscal em pouco mais de R$ 24 bilhões. Os deputados podem dispor de 1,2% da receita corrente líquida para emendas individuais.

1 de dezembro de 2021

Comissão de Educação ignora pedidos do Sinteam e frustra educadores

Sindicato que representa a categoria dos profissionais da Educação diz que a comissão não deu retorno de ofícios protocolados ao longo do ano; reajuste é uma das pautas.

1 de dezembro de 2021

STF mantém foro de Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas

A investigação que atinge o senador foi desidratada por decisões do STJ, que anulou a maior parte das provas colhidas em primeiro grau por considerar o juízo incompetente.

1 de dezembro de 2021

Deputados debatem prática de empinar moto como atividade desportiva

Deputada diz que o 'grau de moto' têm sido muitas vezes reprimido por agentes da polícia e por isso quer transformar a 'acrobacia' em esporte.

1 de dezembro de 2021

Destacando presença de deputados, Bolsonaro oficializa entrada no PL

Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro destacou que a cerimônia foi uma simples filiação ao partido e que não estava “lançando ninguém a cargo nenhum”.

30 de novembro de 2021

Plínio e Marcelo defendem emendas do relator e transparência na aplicação

Senador Plínio Valério e o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, defenderam o instrumento que possibilita liberação de recursos para o Estado e os municípios.

30 de novembro de 2021

Ministério Público do Amazonas vai investigar garimpagem no rio Madeira

MP-AM instalou inquérito civil público na última sexta-feira (26) para investigar "possíveis irregularidades" das balsas de garimpo que se amontoaram no Rio Madeira.

30 de novembro de 2021