fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Sem citar nomes, Wilson diz que ‘estão usando CPI como palanque para 2022’

O governador Wilson Lima (PSC), que não costuma partir para o confronto político, disse que um senador estaria usando a CPI para adiantar as Eleições 2022.

4 de junho de 2021

Compartilhe

Wilson Lima aproveitou o pronunciamento para comentar fatos envolvendo o seu nome nos últimos dias (Foto: Reprodução/Facebook)

O governador do Estado, Wilson Lima (PSC), usou mais uma vez suas redes sociais para se manifestar sobre as acusações que giram em torno do seu nome e comentar sobre sua convocação para depor na CPI da Covid-19, marcada para a próxima quinta-feira (10). No vídeo, o governador afirmou, sem citar nomes, que tem gente “do Amazonas querendo inaugurar o processo eleitoral de 2022 na CPI”.

Lima iniciou a live, na noite desta quinta-feira (3), esclarecendo os fatos ocorridos nos últimos dias, como os desdobramento da Operação Sangria, que chegou à quarta fase e, também, sobre a CPI da Covid no Senado.

Sobre as investigações da Sangria, Wilson Lima disse confiar na Justiça, reafirmando que não há provas de que ele tenha cometido atos de ilegalidade e que o processo deve, segundo ele, confirmar sua inocência.

Wilson na CPI

O governador também usou a live para comentar com seus seguidores sobre o adiantamento do seu depoimento da CPI da Covid. Antes previsto para o dia 29 de junho, agora, Wilson deve desembarcar em Brasília no dia 10 para responder às perguntas dos senadores.

Wilson Lima, que não costuma partir para o confronto político, foi duro em suas declarações e abriu o verbo. Sem citar nomes, o governador disse que que a população precisa avaliar o cenário político, pois a sua oitiva seria utilizada como palanque político por um congressista envolvido nas investigações da Operação Lava Jato.

“Tem gente aqui do Amazonas que quer inaugurar o processo eleitoral na CPI da Covid. Tem gente que quer que eu vá na CPI para, lá, me atacar. Um cara que é investigado na Lava Jato, que foi delatado pela JBS e tem tantos outros processos (…) para me atacar. Aí eu pergunto: qual foi a contribuição que essa pessoa deu, que esse senador deu para salvar vida no Amazonas?”, atacou o governador.

Os senadores da CPI convocaram nove governadores. Oito deles, incluindo Wilson Lima, formalizaram um pedido ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para que a convocação seja anulada, sob a alegação de que o chamamento fere o princípio da independência dos poderes. O caso está sendo avaliado pela ministra Rosa Weber.

Texto: Giovanna Marinho

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Senado aprova MP que altera incentivos para indústrias químicas

Aprovação da medida provisória teve a relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que aperfeiçoou o regime tributário cobrando contrapartidas do setor.

26 de maio de 2022

‘Não desisti, mas está muito difícil’, diz Plínio sobre candidatura ao Governo

O senador Plínio Valério (PSDB) afirmou que nos próximos dias deve tomar a decisão final se premanece como pré-candidato ao Governo do Amazonas até as convenções partidárias.

26 de maio de 2022

TSE aprova federação entre PSDB e Cidadania; partidos ficam juntos por 4 anos

Criado para salvar partidos pequenos, a federação pode facilitar a eleição de quadros a cargos proporcionais, como é o caso dos deputados federais.

26 de maio de 2022

Plínio questiona programa de demissões do Banco da Amazônia

De acordo com o senador, a situação desses profissionais tende a se agravar ainda mais diante da crise social e econômica que o País atravessa, provocada pela pandemia.

26 de maio de 2022

Câmara pode votar sobre venda direta de etanol aos postos de combustíveis

A Medida Provisória 1100/22 faz ajustes na tributação da comercialização de etanol para viabilizar a venda direta do combustível dos produtores ao varejo.

26 de maio de 2022

PL aciona Lula e o PT no TSE por campanha eleitoral antecipada

O PL questiona atos pró-Lula em eventos da CUT e do PSol onde teria havido infração eleitoral, já que a pré-campanha veda pedido explicito de votos e ataque a adversários.

26 de maio de 2022

Tribunal dos Povos encerra julgamento de Bolsonaro e sentença sai em julho

Tribunal internacional julga Bolsonaro por crimes contra a humanidade por meio dos atos do governo em relação à pandemia e os efeitos dela sobre os povos indígenas do País.

26 de maio de 2022

Ministério Público do AM investiga compra de combustíveis em Humaitá

MPAM iniciou apuração de irregularidades na compra de combustíveis e derivados pela Prefeitura de Humaitá após denúncia formalizada por cidadão do município.

26 de maio de 2022