fbpx

quarta, 26 de janeiro de 2022

Segundo semestre da Aleam terá LOA em pauta e oposição em busca da CPI

Oposição vai continuar com sua luta inglória pela instalação da "CPI da Asfixia" no segundo semestre. A Lei que determina o orçamento para 2022 também é uma das prioridades.

26 de julho de 2021

Compartilhe

As atividades da Assembleia Legislativa devem retornar no dia 03 de agosto (Foto: divulgação/Aleam)

O segundo semestre da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deve ser mais movimentado, após o retorno às atividades parlamentares no dia 3 de agosto. Os principais pontos a serem debatidos serão a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e a volta do “cabo de guerra” entre oposição e base do governo para retomar a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Asfixia.

O deputado estadual Serafim Correa (PSB) confirmou a prioridade à LOA 2022, mas reforçou que a busca pelas assinaturas para a CPI é um assunto importante no segundo semestre. Ele foi um dos primeiros a assinar o pedido de investigação sobre a segunda onda da pandemia em Manaus.

“De minha parte, além disso, (levarei) o debate político sobre as novas regras eleitorais, a necessidade de aumentar a transparência e a análise das receitas públicas que estão em alta”, declarou o parlamentar.

Nada muda na oposição

Oposicionista declarado ao governo Wilson Lima (PSC), o deputado Dermilson Chagas (sem partido) continuará buscando convencer os demais deputados a assinarem o requerimento para abertura da CPI da Asfixia, após a tentativa frustrada de ingressar com a CPI da Pandemia, que acabou sendo substituída em um movimento incomum do deputado Delegado Péricles (PSL).

Agora, com a proximidade das Eleições, na avaliação de Dermilson, a tendência é que mais deputados embarquem no pedido de investigação aos contratos da saúde e a crise de oxigênio. A instauração da CPI tem sido uma luta inglória da oposição na Aleam.

“Vamos cobrar agora de todos. Em relação à Assembleia e à falta de oxigênio, tudo é possível. A pressão é grande a sociedade está cobrando. Analisamos o seguinte: que as pessoas estão preocupadas com a sua reeleição e o governo vai ficar à deriva sozinho, com alguns aliados, não com todos”, vislumbra o deputado.

Se depender, contudo, do número de deputados estaduais que foram prestigiar o governador Wilson Lima no lançamento do programa Educa+Amazonas, na última sexta-feira (23), no Centro de Convenções Vasco Vasques, a avaliação de Dermilson não é muito condizente com a realidade.

As pautas do segundo semestre

Péricles submeteu um texto no último dia 6 de julho, propondo a “CPI da Asfixia” para apurar somente o colapso do oxigênio ocorrido em janeiro deste ano. Após vários embates entre ele, Dermilson e Wilker Barreto (sem partido), foi protocolado um aditivo para pedir a apuração dos contratos da Saúde. O documento já possui o apoio de Sinésio Campos (PT) e Serafim Correa, o deputado Fausto Júnior (MDB) retirou a assinatura.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) deve ser encaminhada à Aleam até o dia 15 de outubro. O governo prevê para 2022 um orçamento de R$ 21,7 bilhões, um valor 17% maior do que o indicado para o ano de 2021, que foi de R$ 19 bilhões.

Texto: Giovanna Marinho

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Silas Câmara busca líderes evangélicos para fortalecer Republicanos

Partido tem poucos nomes competitivos para alcançar o quociente eleitoral que garante a reeleição do deputado Silas Câmara, um dos líderes da bancada evangélica na Câmara.

26 de janeiro de 2022

Senador Randolfe Rodrigues é diagnosticado com Covid-19

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que foi vice-presidente da CPI da Pandemia, informou pelo Twitter que está sem sintomas. O parlamentar aproveitou e agradeceu vacina.

26 de janeiro de 2022

TCU quer descobrir quanto Moro recebeu de consultoria e divide campanha

Participação na Alvarez & Marsal como empregado gerou processo do TCU que cobra o salário recebido por Moro à época, após julgar e condenar empresas clientes da consultoria.

26 de janeiro de 2022

MPF recomenda cassar títulos ‘honoris causa’ para Médici e Costa e Silva

MPF quer que homenagens a ex-ditadores sejam revogadas em universidade como sugere a Comissão da Verdade em seu relatório final entregue em 2014.

26 de janeiro de 2022

Reviravoltas e confirmações fortalecem chapa do Avante para Câmara

Partido do prefeito David Almeida, Avante tem praticamente fechada a lista dos candidatos que disputarão uma vaga na Câmara Federal na acirrada eleição de outubro deste ano.

25 de janeiro de 2022

Wilson Lima entrega itens para agricultores e promete novo terminal pesqueiro

O governador entregou mais de 16 mil sementes, kits para seringueiros e serrarias portáteis. Durante a entrega Wilson Lima prometeu construir o novo terminal pesqueiro.

25 de janeiro de 2022

Amazonino Mendes anuncia que testou positivo para o novo coronavírus

Ex-govenador e pré-candidato nas eleições deste ano, Amazonino Mendes informou que está com Covid-19 e já iniciou o período de isolamento social sob orientação médica.

25 de janeiro de 2022

Guru do governo Bolsonaro, Olavo de Carvalho morre nos Estados Unidos

Escritor e ex-astrólogo, Olavo de Carvalho foi classificado pelo presidente Jair Bolsonaro como "farol para milhões de brasileiros". A morte foi anunciada pela família.

25 de janeiro de 2022