Além do Rio Grande do Norte, outros 15 estados e o Distrito Federal receberam pacientes Covid-19 para tratamento. Do total, 189 já retornaram para o Amazonas.
As transferências têm o apoio da FAB (Foto: Divulgação)
Natal, capital do Rio Grande do Norte, foi a cidade que mais recebeu pacientes do Amazonas para o tratamento da Covid-19. Outras 16 cidades brasileiras também abriram leitos de hospitais para os amazonenses.
Ao todo, o Amazonas transferiu 519 pacientes com quadros clínicos entre leve e moderado. Natal recebeu 55 deles. Os outros estados foram:
Paraná: 49 pacientes;
Goiás: 48 pacientes;
Paraíba: 45 pacientes;
Maranhão: 39 pacientes;
Espírito Santo 36 pacientes;
Rio de Janeiro: 34 pacientes;
Alagoas: 30 pacientes;
Pará e Rio Grande do Sul: 32 pacientes;
Pernambuco: 26 pacientes;
Piauí: 23 pacientes;
Minas Gerais: 18 pacientes;
Tocantins e Rio Grande do Sul: 17 pacientes;
Brasília: 15 pacientes;
Santa Catarina: 11 pacientes.
A transferência é uma ação do Governo do Amazonas, com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), iniciada no dia 15 de janeiro, com o intuito de desafogar o sistema de saúde do estado que, por conta do alto número de casos de Covid-19, está sobrecarregado.
Dos 519 pacientes transferidos do Amazonas, 510 ocuparam leitos clínicos nos estados que os acolheram, enquanto nove usaram leitos de UTI.
Até o início da tarde de segunda-feira (8), 189 pacientes haviam recebido alta e, todos, haviam retornado para o Amazonas. Há ainda o registro de 52 óbitos.
Texto: Rosianne Couto
Leia Mais: