fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Reservatórios de hidrelétricas devem alcançar menor nível mensal em 20 anos

ONS afirmam que hidrelétricas devem chegar a 10,3% da capacidade em novembro, garantindo que a situação é 'preocupante, mas sem problema de energia'.

20 de junho de 2021

Compartilhe

As hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste são responsáveis por mais de 2/3 da energia produzida no Brasil (Foto: Divulgação)

Se seguido o plano de ações elaborado pelo governo federal e por órgãos do setor, os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste — responsáveis por mais de 2/3 de toda a energia produzida no Brasil — deverão chegar a novembro com 10,3% da sua capacidade em novembro. Seria o menor nível mensal registrado em 20 anos.

A informação foi divulgada pelo diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Luiz Carlos Ciocchi, em audiência pública na Câmara dos Deputados.

“A gente consegue chegar a 10,3%, o que ainda é um nível [de armazenamento] preocupante”, disse o diretor-geral aos congressistas nesta semana. Completou: “Mas nós não teremos nenhum problema de energia ou de potência ao final de novembro de 2021”.

Os reservatórios das duas regiões, Sudeste e Centro-Oeste operam atualmente com 30,15% da capacidade.

Em nota divulgada em 4 de junho, o ONS afirmou que o país passa pela pior crise hidrológica desde 1930 e que nos últimos 7 anos os reservatórios das hidrelétricas receberam um volume de água inferior à média histórica.

“É neste contexto que todos os esforços estão sendo envidados, com transparência e informação à população, para que o país atravesse a crise hídrica sem problemas no fornecimento de energia, que como dito anteriormente, está garantido este ano”, disse o órgão.

Medidas

Em 11 de junho, o Ministério das Minas e Energia publicou, no Diário Oficial da União, uma portaria que determina a redução da vazão mínima nas usinas hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera, localizadas no Rio Paraná, na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A medida busca evitar possíveis apagões por causa da seca e da queda no nível dos reservatórios. A íntegra da portaria pode ser lida aqui.

Segundo o documento, as concessionárias que operam as usinas devem começar “imediatamente” os testes para que a partir de 1º de julho as vazões sejam efetivamente reduzidas.

Também no começo de junho, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mandou nota técnica ao Ministério de Minas Energia e à ANA , alertando que os reservatórios de ao menos 8 usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste podem estar praticamente vazios até o final de novembro.

Em 1º de junho, a ANA declarou situação hídrica crítica na bacia do Rio Paraná, que abrange parte dos territórios de 5 estados – Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Com informações do Poder 360

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bancada gastou R$ 5,2 milhões com verba de gabinete em Brasília

Verba é destinada para a contratação de funcionários diretamente por cada um dos deputados do Amazonas em Brasília ou em escritórios montados no Estado.

24 de julho de 2021

Aleam concede 28 autorizações de viagens no recesso parlamentar

Após o início do recesso parlamentar a Aleam autorizou o pagamento de viagens e diárias para servidores da Casa. Destinos no Sul e Sudeste e Tabatinga foram os preferidos.

23 de julho de 2021

Luis Miranda chora após fim da parceria entre Precisa e Bharat Biotech

Chorando, o deputado Luis Miranda questionou ser chacota dos colegas e estar no conselho de Ética após depoimento à CPI da Covid-19.

23 de julho de 2021

David prorroga ‘Auxílio Manauara’ e amplia para outras 410 famílias

A prorrogação do auxílio será por mais três meses e foi anunciada nesta sexta-feira (23) pelo prefeito de Manaus, David Almeida. Benefício vai comtemplar mais 410 famílias.

23 de julho de 2021

Bi Garcia confirma propostas para ser candidato a vice-governador

Embora esteja focado na administração municipal, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, disse que tem avaliado propostas para compor uma chapa como vice-governador nas eleições.

23 de julho de 2021

Deputado quer auxílio para catadores no valor de R$ 275, no AM

Estudo apresentado pelo parlamentar estima que catadores são responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado hoje no país e que a categoria trabalha em meio ao risco.

23 de julho de 2021

Lideranças do DEM e do PP no Amazonas divergem sobre ‘superpartido’

Enquanto Pauderney Avelino (DEM) nega a fusão entre os partidos, Belarmino Lins (PP) não descarta a possibilidade de criação do 'superpartido'.

23 de julho de 2021

Auxílios e soluções tributárias foram destaque na Aleam durante a pandemia

Apesar da baixa quantidade de projetos propostos diretamente pelos parlamentares sobre ajuda financeira, a maioria recebeu celeridade na aprovação na Assembleia Legislativa.

23 de julho de 2021