fbpx

terça, 15 de junho de 2021

Reabertura de salões de beleza: a nova pressão sobre o governo

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

3 de março de 2021

Compartilhe

Em meio a uma guerra pela diminuição dos índices de infeção e morte por Covid-19 no Estado, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tem sido palco de discursos que pressionam o Governo do Estado pela reabertura de setores não essenciais da economia. Mal terminou a campanha na Casa Legislativa pela reabertura das academias, já se inicia uma nova campanha para que o governo autorize a reabertura de salões de beleza e barbearias. O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) discursou na tribuna, na manhã desta quarta-feira (3) em favor da nova causa.

___

PROTOCOLOS

Quem suscitou a pauta na Aleam foi o deputado João Luiz (Republicanos), nesta terça-feira (2). Na avaliação do parlamentar, os salões, as barbearias e as clínicas estéticas são bem estruturadas e têm capacidade e compromisso para reabrir as portas seguindo todos os protocolos de segurança sanitária e de prevenção de combate à Covid-19. Trata-se, entretanto, de uma suposição que não tem comprovação científica. Nada indica que pessoas circulando nesses estabelecimentos não vão aumentar a taxa de infecção no Estado.

___

QUEM VAI PAGAR A CONTA?

Apesar de apresentar queda, os números de infeções, ocupação de leitos e mortes permanece alto. Nada indica que o relaxamento das normas de restrição à circulação de pessoas seja o indicado no momento. Há sempre o risco – que cientistas apontam como certo – de que uma maior circulação de pessoas, em locais como academias e salões, possa levar a um novo colapso do sistema de saúde. E aí a pergunta é: quem vai pagar a conta?

___

‘CAPITANIA HEREDITÁRIA’

Em um debate sobre a atuação do Governo do Estado em municípios atingidos pelas cheias deste ano, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) acusou o deputado Adjuto Afonso (PDT) de tratar a calha do Purus como sua capitania hereditária. Adjuto acusava os deputados de serem desinformados e elogiava as medidas tomadas pelo governo até agora para mitigar os efeitos da cheia. Sinésio não gostou e disse que prefere conferir a situação pessoalmente.

___

‘POLE POSITION’

Na sessão anterior, na terça (2) o deputado Belarmino Lins (Progressistas) havia declarado que Adjuto Afonso é o deputado “pole position” na calha do Purus e que ele (“Belão”) é o pole position na calha do Juruá. Os dois deputados estavam na comitiva do governador Wilson Lima (PSC) que visitou os municípios afetados pela enchente dos dois rios no fim de semana. Na viagem governamental à região, foram entregues cartões do Auxílio Estadual, uma das questões que causaram o bate-boca na Aleam.

___

BELÃO EMPLACA FILHO

Falando em Belarmino Lins, foi publicada no Diário Oficial a nomeação de um dos seus filhos, Alfredo Lins de Albuquerque, para o cargo de chefe do Escritório de Representação do Amazonas no Estado de São Paulo. O cargo tem status de secretário de Estado. Alfredo Lins é advogado e mora na capital paulista há mais de uma década. O último titular da pasta foi o atual secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino.

___

HOMENAGEM A VIVO

O vereador Raulzinho (PSDB) tem um projeto em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM) propondo que o estacionamento da Casa Legislativa seja rebatizado com o nome do ex-vereador Messias Sampaio. O único problema é que o ex-vereador continua vivo e atuante no Sindicato do Jornalistas Profissionais do Amazonas. Portanto, ainda não pode ser homenageado com seu nome em locais públicos. O projeto do vereador segue para o arquivamento.

___

PROJETO ‘ROUBADO’

O vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) ficou indignado com o fato de que o Projeto de Resolução para a criação da Comissão Técnica de Segurança Pública Municipal foi apresentado como se autoria fosse da Mesa Diretora da CMM. Carpê reivindica a autoria do projeto e não se conformou com o fato de ter sido apresentado sem o devido crédito. A CMM ficou de verificar o possível equívoco com a diretoria responsável.

___

PSICÓLOGO NA UBS

O vereador Marcio Tavares (Republicanos) protocolou nesta terça-feira (2), uma Indicação, ao Executivo Municipal que prevê a inclusão de psicólogos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para assistência na saúde mental da população e de pacientes recuperados da Covid-19. A proposta do vereador objetiva garantir melhor qualidade de vida aos manauaras que foram acometidos pela Covid-19. Para o vereador, a importância da saúde mental no processo de recuperação costuma ser esquecida.

Leia mais sobre Política

Prefeita e ex-secretário de Coari são denunciados pelo MPAM

De acordo com o MPAM, há indícios de uso do programa social 'Direito a Cidadania' para fins eleitoreiros, devido à possibilidade das Eleições suplementares no município.

14 de junho de 2021

Wizard poderá ser levado à CPI por condução coercitiva, caso falte na quinta

Caso o empresário não compareça, o auditor do TCU, Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, estará de sobreaviso para antecipar depoimento à comissão investigadora.

14 de junho de 2021

Entusiasmo de governador e prefeito esbarra na vontade da população

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

14 de junho de 2021

PEC da Guarda Municipal avança, mas sem trechos inconstitucionais

A proposta para regulamentação da Guarda Municipal armada no Amazonas tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa e deve entrar em pauta nesta quarta-feira (16).

14 de junho de 2021

Supremo abre crise na CPI com decisões divergentes sobre sigilos

Analisando casos de quebras dos sigilos telefônico e telemático, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski tomaram decisões bastante diferentes.

14 de junho de 2021

Parceria com David na imunização vai ter ‘bis’ nos próximos dias, diz Wilson

Governador e prefeito comemoraram os números alcançados na ação do final de semana e agradeceram aos profissionais da saúde envolvidos na operação.

14 de junho de 2021

Depoimento de Marcellus Campêlo pode evidenciar omissões de Bolsonaro

O ex-secretário de Saúde do Amazonas deve ser questionado acerca da crise de oxigênio vivida em janeiro e da imposição do tratamento precoce pelo Ministério da Saúde.

14 de junho de 2021

Deputados levam indícios de crime de responsabilidade de Bolsonaro ao TCU

Os dados foram apresentado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO) também à CPI da Covid. O desvio de valores destinados a publicidade seriam de R$ 52 milhões.

14 de junho de 2021