fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Queiroga: ‘população acima dos 18 anos será vacinada até setembro’

Durante Audiência Pública na Comissão Temporária da Covid-19, o ministro Marcelo Queiroga prometeu que até setembro serão recebidas mais de 160 milhões de doses de vacina.

21 de junho de 2021

Compartilhe

O ministro da Saúde também voltou a falar sobre a flexibilização do uso de máscaras (Foto: Agência Senado)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reafirmou durante audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19 no Senado, nesta segunda-feira (21), que pretende vacinar – com pelo menos uma dose de imunizante contra o coronavírus – todos os brasileiros acima de 18 anos até o mês de setembro.

Respondendo aos questionamentos dos senadores na comissão, Queiroga se baseou na quantidade de vacinas projetadas para serem recebidas até o mês de setembro, aproximadamente 160 milhões de doses.

Desde o início da campanha de vacinação o cronograma de entregas do Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), sofreu diversos atrasos, ainda assim, Queiroga divulgou a vinda das vacinas em três lotes: serão 40 milhões em julho; 60 milhões em agosto; e o mesmo quantitativo em setembro.

“Temos uma perspectiva de imunizar toda a população brasileira acima de 18 anos até setembro. Eu falo isso porque teremos no mês de julho mais de 40 milhões de doses de vacinas disponíveis. Há uma expectativa de no mês de agosto e setembro 60 milhões de doses”, reforçou Queiroga.

O ministro defendeu ainda a necessidade de adesão à campanha de vacinação e enfatizou que é necessário manter as medidas contra o vírus, pois somente com o avanço da vacinação será possível ver uma redução do número de mortes pela Covid-19 e flexibilizar o uso de máscaras.

“Não é só a vacinação, as outras medidas não farmacológicas são válidas. A medida que a vacinação progride e nos conseguimos vacinar a ampla maioria da população já há uma flexibilização do uso de máscaras, como vemos em outros países”, reforçou.

Há uma semana, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que planejava desobrigar o uso da proteção facial no Brasil mesmo com menos de 15% da população completamente imunizada. Queiroga veio a público e confirmou que o presidente quer um parecer para avaliar o pedido e disse que tratará sobre o assunto junto ao corpo técnico do MS.

Texto: Giovanna Marinho

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson Lima quer ‘transformar Amazonas’ com 13 projetos do Educa+

Abrangendo 13 projetos, o Educa+ busca transformar a educação em todos os 62 municípios com o intuito de formar estudantes com pensamentos mais críticos.

23 de julho de 2021

E-mails da Saúde atestam que Manaus serviu como ‘cobaia’ na pandemia

Documentos encaminhados a CPI da Covid mostram que Ministério mandou 11 médicos para Manaus no auge da segunda onda com a missão de disseminar uso do tratamento precoce.

23 de julho de 2021

Joice Hasselman é agredida e recebe solidariedade da bancada feminina

Deputada federal por São Paulo revelou que sofreu um possível 'atentado' enquanto assistia séries de televisão na sala do apartamento funcional onde mora em Brasília.

23 de julho de 2021

Criação de leis relacionadas à pandemia não foi prioridade na Aleam

Mesmo com 12% dos projetos de lei apresentados pelos deputados estaduais tratando de temas relacionados à pandemia, apenas seis deles foram transformados em Lei.

22 de julho de 2021

Flávio Bolsonaro é vacinado no Rio e agradece ao pai ‘negacionista’

Após publicar, em janeiro, post em rede social dizendo que não se vacinaria, filho do presidente foi, nesta quinta-feira, a um posto de saúde e recebeu a dose da AstraZeneca.

22 de julho de 2021

Parceria entre Governo e Infraero vai modernizar aeródromos do AM

Há 13 aeródromos em oito calhas do Amazonas. Haverá a execução de projetos, captação de recursos e fiscalização de obras aeroportuárias no Estado.

22 de julho de 2021

Tenente do Exército fala em ‘meter fogo’ em índios isolados no AM

"Vocês têm de cuidar dos índios isolados, porque senão eu vou, junto com os marubos, meter fogo nos isolados”, disse Henry, durante reunião na aldeia Paulinho.

22 de julho de 2021

Guedes: Onyx e Nogueira melhoram laços de Bolsonaro com Senado

O anúncio dos nomes de Lorenzoni e Nogueira para comandar as duas pastas foi feito nesta quinta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro.

22 de julho de 2021