fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Quatro deputados do AM ignoram encontro com Moraes em defesa da ZFM

Átila Lins, Alberto Neto, Pablo Oliva e Silas Câmara ainda não justificaram o porquê da ausência numa reunião que tratou sobre a reversão dos danos causados à ZFM.

4 de maio de 2022

Compartilhe

Deputados ignoraram "pedido de socorro" de milhares de trabalhadores que temem demissão em massa no PIM. (Foto: Reprodução)

Os constantes ataques que a Zona Franca de Manaus (ZFM) parecem não importar muito para quatro deputados federais da bancada amazonense. Átila Lins (PSD), Capitão Alberto Neto (PL), Delegado Pablo (União Brasil) e Silas Câmara (Republicanos) não compareceram à reunião com o ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ingressada pela própria bancada por meio do Solidariedade. O encontro ocorreu no final da tarde de ontem (3).

Bolsonaristas ‘raiz’, Alberto Neto e Delegado Pablo têm optado pelo silêncio, visto que apoiam as medidas adotadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dois evitam falar, inclusive, em relação às novas definições elencadas em decretos que ferem de morte o modelo Zona Franca de Manaus: um zera o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de concentrados e o outro amplia a redução da alíquota deste mesmo imposto de 25% para 35%, sem excepcionalizar os produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus.

O RealTime1 entrou em contato com os quatro parlamentares ausentes na reunião por meio dos números pessoais de telefone celular e/ou da assessoria, e obteve retorno apenas da assessoria do deputado Átila Lins.

Por telefone, a assessoria de Átila não soube informar se o deputado havia, ou não, sido convidado para o encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que, se houve o convite, “foi de forma direta, num grupo de WhatsApp onde os parlamentares trocam informações e marcam reuniões”.

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022