fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Quase metade dos brasileiros acredita que Bolsonaro não combate a corrupção

As apurações da CPI da Covid evidenciadas nas últimas semana têm afetado a percepção do brasileiro sobre o combate à corrupção no governo de Jair Bolsonaro.

3 de julho de 2021

Compartilhe

Em seu discurso eleitoral um dos pontos enfatizados pelo presidente foi o combate à corrupção (Foto: divulgação)

Os últimos acontecimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid tem afetado negativamente a reputação do presidente Jair Bolsonaro. É o que demonstra a pesquisa do Instituto Ideia para a revista Exame. Eleito sob o discurso de combate à corrupção, o governo federal se viu em meio a escândalos de superfaturamento de contratos para compra de vacinas, e com isso 45% dos brasileiros discordam do conceito de que Bolsonaro luta contra os corruptos.

O estudo indica uma leve mudança no posicionamento de um dos nichos fiéis ao presidente: os homens. O Ideia demonstrou que 25% dos entrevistados que mudaram de opinião sobre o governo em relação ao assunto eram do sexo masculino. E 24% eram pertenciam a classe C. Ao todo 24% dos respondentem da pesquisa apontaram que houve mudança na sua persctiva sobre o combate à corrupção do governo Bolsonaro.

Mesmo entre os apoiadores de Bolsonaro, houve uma mudança de percepção em relação ao combate à corrupção por parte do governo. Isso é ligado ao episódio da compra da vacina Covaxin e às denúncias de uma potencial aquisição de um lote da AstraZeneca. Quase 20% das
pessoas mudaram de opinião sobre a corrupção no governo na última semana”, disse Maurício Moura, fundador do IDEIA, instituto especializado em opinião pública.

Informações da CPI refletem na sociedade

Os resultados da CPI também tem tido um bom alcance entre os brasileiros, pois 67% dos cidadãos interrogados pelo Ideia sabiam que o governo está sendo investigado pelo contrato da Covaxin, e apenas 33% disseram não saber.

A pesquisa Idea/Exame avaliou também um aumento do percentual daqueles que consideram o governo ruim ou péssimo que agora são 54%. Os que avaliam o governo como ótimo ou bom ficou em 23%. Regular ficou em 21%. E 3% não sabem ou não quiseram responder. Perguntados diretamente se aprovam ou desaprovam o governo, 51% disseram desaprovar, contra 24% que disseram aprovar.

Texto: Redação

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Auxílios e soluções tributárias foram destaque na Aleam durante a pandemia

Apesar da baixa quantidade de projetos propostos diretamente pelos parlamentares sobre ajuda financeira, a maioria recebeu celeridade na aprovação na Assembleia Legislativa.

23 de julho de 2021

Wilson Lima quer ‘transformar Amazonas’ com 13 projetos do Educa+

Abrangendo 13 projetos, o Educa+ busca transformar a educação em todos os 62 municípios com o intuito de formar estudantes com pensamentos mais críticos.

23 de julho de 2021

E-mails da Saúde atestam que Manaus serviu como ‘cobaia’ na pandemia

Documentos encaminhados a CPI da Covid mostram que Ministério mandou 11 médicos para Manaus no auge da segunda onda com a missão de disseminar uso do tratamento precoce.

23 de julho de 2021

Joice Hasselman é agredida e recebe solidariedade da bancada feminina

Deputada federal por São Paulo revelou que sofreu um possível 'atentado' enquanto assistia séries de televisão na sala do apartamento funcional onde mora em Brasília.

23 de julho de 2021

Criação de leis relacionadas à pandemia não foi prioridade na Aleam

Mesmo com 12% dos projetos de lei apresentados pelos deputados estaduais tratando de temas relacionados à pandemia, apenas seis deles foram transformados em Lei.

22 de julho de 2021

Flávio Bolsonaro é vacinado no Rio e agradece ao pai ‘negacionista’

Após publicar, em janeiro, post em rede social dizendo que não se vacinaria, filho do presidente foi, nesta quinta-feira, a um posto de saúde e recebeu a dose da AstraZeneca.

22 de julho de 2021

Parceria entre Governo e Infraero vai modernizar aeródromos do AM

Há 13 aeródromos em oito calhas do Amazonas. Haverá a execução de projetos, captação de recursos e fiscalização de obras aeroportuárias no Estado.

22 de julho de 2021

Tenente do Exército fala em ‘meter fogo’ em índios isolados no AM

"Vocês têm de cuidar dos índios isolados, porque senão eu vou, junto com os marubos, meter fogo nos isolados”, disse Henry, durante reunião na aldeia Paulinho.

22 de julho de 2021