fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Quarentena eleitoral ainda é incerteza entre os senadores do AM

Senado tem duas semanas para aprovar ou alterar o texto que fala sobre a quarentena. Se aprovado, juízes, policiais e militares terão que se afastar 4 anos antes da eleição.

17 de setembro de 2021

Compartilhe

Plínio Valério afirmou que vai votar contra. Omar Aziz ainda está indeciso. Novo código precisa estar aprovado até o dia 2 de outubro. (Foto: Reprodução)

O Senado Federal precisa correr contra o tempo para aprovar o Projeto de Lei Complementar 112/21, que institui o novo código eleitoral. São apenas 14 dias para aprovar e permitir que as novas regras sejam usadas nas eleições de 2022. Uma das principais alterações, gerou grande polêmica: a quarentena de quatro anos para juízes, policiais e militares que desejarem se candidatar a partir das eleições de 2026.

A proposta havia sido retirada do texto-base na semana passada, mas houve uma reviravolta e a medida foi incluída no texto que vai ao Senado.

Os parlamentares do Amazonas ficaram divididos na Câmara. Átila Lins (PP), José Ricardo (PT), Marcelo Ramos (PL) e Silas Câmara (Republicanos) votaram pela quarentena. Enquanto isso, Bosco Saraiva (Solidariedade), Capitão Alberto Neto (Republicanos) e Delegado Pablo Oliva (PSL) mantiveram o voto contrário. O deputado Sidney Leite (PSD) não estava presente durante a votação.

Assim como na Câmara, a apreciação do texto no Senado deve esbarrar na falta de consenso e no tempo exíguo para a aprovação. O RealTime1 procurou os senadores do Amazonas para repercutir a emenda sobre quarentena eleitoral. O tucano Plínio Valério (PSDB) declarou que vai votar contra a medida por considerá-la exagerada, já que cabe à população decidir quais políticos quer como representantes.

”Eu acho exagerada a quarentena pra juiz, pra militar, de 4, 5 anos. Isso é exagero, a quarentena tem que ser de um ano no máximo, eu acho até discriminatório. A gente [senadores] pode fazer diminuir isso, eu acho muito complicado, muito complicado mesmo, eu sou terminantemente contra, exageraram na dose dessa quarentena”, avaliou.

Já, Omar Aziz (PSD) informou que precisa analisar o texto antes de emitir uma opinião sobre o tema e o código eleitoral de um modo geral, uma vez que o novo código tem quase 900 artigos. O senador Eduardo Braga (MDB) não atendeu a equipe do RealTime1.

Texto: João Luiz Onety, com informações do Congresso em Foco

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Reta final da CPI tem definição de indiciados, votação e encaminhamento de Relatório

Como não possui poder de punição, último ato da CPI será o encaminhamento do Relatório Final aprovado aos órgãos responsáveis por apresentarem denúncias.

23 de outubro de 2021

Gilberto Kassab anuncia Rodrigo Pacheco como candidato a presidente

O presidente Nacional do PSD revelou, neste sábado, que o candidato do partido à presidência, no próximo ano, será o senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

23 de outubro de 2021

Wilson Lima e David Almeida assinam convênios de mais de meio bilhão

O governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida assinarão, amanhã, uma série de convênios que representarão um presente para a cidade que fará 352 anos neste domingo.

23 de outubro de 2021

STF realiza audiência para discutir a criação do juiz de garantias

Juiz de garantias vai atuar fiscalizando a legalidade dos atos praticados pelo juiz da instrução criminal, o que gerou uma dúvida sobre a constitucionalidade desta novidade.

23 de outubro de 2021

Congresso abre prazo para apresentação de emendas a LOA da União

Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo Federal reservou R$ 16,2 bilhões para os parlamentares apresentarem emendas com execução obrigatória no próximo ano.

23 de outubro de 2021

Improbidade administrativa um problema recorrente das prefeituras

Para analista político, irregularidades na prestação de contas pode ser fruto da falta de pessoal, dificuldades dos servidores e até mesmo má fé com a causa pública.

23 de outubro de 2021

“Baixo orçamento é oriundo de Arthur Neto”, culpa Antônio Stroski

Titular da secretaria de meio ambiente disse que política de "encolhimento" de antecessor foi responsável pelo atual orçamento de R$ 17,1 milhões em 2022.

23 de outubro de 2021

Após viagens na pandemia e diagnóstico de Covid-19, Assis volta à CMM

Vereador chamava a atenção de pessoas por aglomerações e o não uso de máscara, mas na Pandemia emendou duas viagens seguidas em agosto e voltou pra Manaus com Covid-19.

22 de outubro de 2021