fbpx

segunda, 18 de janeiro de 2021

Projetos visam conscientização sobre violência contra a mulher

O primeiro PL foi elaborado em resposta ao aumento no número de casos de violência doméstica devido ao isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.

18 de setembro de 2020

Compartilhe

Foto: Divulgação

Com o objetivo de divulgar números reais e difundir campanhas de combate à violência contra a mulher, a presidente da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Alessandra (MDB) apresentou, nesta semana, dois Projetos de Resolução Legislativa (PRLs) voltados para o tema.

O primeiro projeto foi elaborado em resposta ao aumento no número de casos de violência doméstica devido ao isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.

A ideia é que seja instalado um painel eletrônico na área externa da Casa Legislativa, que possibilite a visualização de dados, campanhas de combate à violência contra a mulher, formas de denúncia e promoção da igualdade de gênero, autonomia e empoderamento feminino.

“O Poder Legislativo tem o dever de ajudar a construir meios de enfrentar o problema, lançando mão de todas as ferramentas ao seu alcance. A Aleam fica num ponto estratégico, de grande visibilidade devido ao grande tráfego de pessoas e carros. O painel deve conter campanhas educativas com dados sobre a violência contra a mulher”, disse.

O segundo projeto apresentado pela parlamentar visa a criação de um banco de dados disponibilizado no Portal da Assembleia Legislativa, que apresente de forma acessível e de fácil compreensão, dados sobre feminicídio, notificações de violência doméstica, ocorrências policiais e processos judiciais relacionados à violência contra a mulher no país.

Com isso, será possível que legisladores e a população acompanhem a situação e evolução deste tipo de crime, bem como fortalecer as leis já em vigor para estas situações e estimular a participação social na elaboração de políticas públicas que busquem a erradicação da violência contra a mulher no Amazonas.

“Muitas vezes, as pessoas veem as campanhas, mas não conhecem a realidade. O banco de dados será uma ferramenta que congrega em um único ambiente o máximo de informações sobre o tema. É uma forma de divulgarmos os números reais e sermos referência no combate à violência contra a mulher”, explicou.

Fonte: assessoria

Leia Mais:

Veja mais notícias

Aparelhos de gasometria são distribuídos em unidades de saúde

Dos 15 aparelhos recebidos pelo Estado, 11 são de alto padrão. Nove deles vão para SPAs e outros, de menor porte, serão entregues para unidades de quatro municípios.

18 de janeiro de 2021

Vacinação contra Covid-19 começa na quarta-feira, anuncia Pazuello

Segundo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, serão inicialmente 3 milhões de pessoas a serem vacinadas, com duas doses cada uma, totalizando 6 milhões de doses da CoronaVac.

17 de janeiro de 2021

Pressionado por Dória, Pazuello promete enviar vacinas nesta segunda

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta domingo (17) que o Governo Federal irá enviar lotes da CoronaVac aos estados a partir das 7h da manhã desta segunda-feira.

17 de janeiro de 2021

Amazonas vai receber doses, mas população continuará sem vacinas

Aprovação para o uso emergencial, tanto da CoronaVac, que será enviada ao estado, quanto da vacina de Oxford, permite a imunização apenas de grupos prioritários.

17 de janeiro de 2021

Transferência para tratamento em outros estados traz esperança

A medida é alternativa para melhorar o fluxo nos hospitais e garantir atendimento ao maior número de pessoas.

17 de janeiro de 2021

São Paulo inicia imunização após aprovação de vacinas pela Anvisa

Enfermeira paulista Mônica Calazans foi a primeira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19 no Brasil. Ela atua na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo

17 de janeiro de 2021

Quando os amazonenses serão vacinados? Talvez no dia D, na Hora H

Secretarias de saúde do estado e do município estão de mãos atadas e aguardam informações do Governo Federal, que tem criado falsas expectativas na população.

17 de janeiro de 2021

Brasília recebe 15 pacientes com covid-19 procedentes de Manaus

Com o colapso do sistema de saúde na capital Manaus, amazonenses com covid-19 estão sendo transferidos para outros estados. Piauí e Maranhão também receberam pacientes.

17 de janeiro de 2021