fbpx

quinta, 28 de janeiro de 2021

Profissionais da educação são homenageados com medalha na Aleam

A homenagem foi realizada no Plenário Ruy Araújo, às 11h, e aconteceu de maneira híbrida, com alguns deputados e homenageados presentes e outros participando via internet.

30 de outubro de 2020

Compartilhe

Cada parlamentar indica um profissional para receber a comenda (Foto: Divulgação)

Finalizando o mês em que é celebrado o Dia dos Professores, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na quinta-feira (29) Sessão Especial de homenagem e outorga da Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcelos Dias, a 34 profissionais da educação que contribuíram de maneira relevante para a área.

A homenagem foi realizada no Plenário Ruy Araújo, às 11h, e aconteceu de maneira híbrida, com alguns deputados e homenageados presentes e outros participando via internet, em razão das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus.

A deputada Alessandra Campêlo (MDB), 1ª vice-presidente da Casa, presidiu os trabalhos e, em nome do Parlamento, parabenizou todos os professores, em especial os homenageados nesta data e ressaltou a importância e dedicação dos professores nesse ano tão atípico, onde as escolas foram fechadas por causa da pandemia e os professores se superaram buscando meios alternativos, dando aulas via internet, atendendo os alunos a qualquer hora do dia, sem medir esforços para levar o conhecimento aos seus alunos.

“Nós, deputados, entendemos que a educação é um direito social, e que através dela é possível mudar a sociedade, favorecendo o processo de diminuição das diferenças entre os grupos sociais e indivíduos”, declarou, destacando que, por esse entendimento, a Medalha do Mérito Legislativo Educacional “é uma das homenagens mais importantes desta Casa”.

Idealizadora da homenagem, ainda no seu primeiro mandato como deputada estadual, a Professora Therezinha Ruiz (PSDB), explicou que objetivo é reconhecer os profissionais de educação que se destacam por seus méritos nessa atividade, com práticas pedagógicas inovadoras que contribuem para a melhoria efetiva do ensino, seja na rede pública ou privada.

“Ser educador é muito mais que uma profissão, é, na verdade, uma missão, uma vocação”, declarou a parlamentar, afirmando que ser professor vai além de ensinar as primeiras palavras ou as mais complexas matérias. O professor é o profissional que ensina a “ver o mundo, a pensar e ser crítico do que acontece ao redor”.

Ruiz lembrou dos projetos aprovados pela Aleam que visam melhorar a educação no Estado, e destacou que neste ano apenas em emendas impositivas os parlamentares destinaram R$ 45 milhões para investimentos em todos os 62 municípios amazonenses.

A vocação dos profissionais da educação também foi destaca pela Professora Nelly Falcão, vice presidente do Fórum de Educação do Amazonas, parceiro na homenagem.

“É importante semearmos essa vocação, especialmente nesse ano de 2020, onde não sabíamos se no dia seguinte estaríamos na sala de aula”, disse.

Lembrando a insegurança no período de suspensão das aulas presenciais em todas as escolas, e destacando que “os professores se reinventaram, de maneira criativa e comprometida para fazer a educação chegar aos seus alunos”.

Homenageada, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), falou em nome de todos os professores agraciados com a comenda. Kátia Helena agradeceu a homenagem e s destacou que a educação deve ser vista como “a mais importante e necessária política pública”.

Origem

A Medalha do Mérito Educacional foi instituída pela Resolução Legislativa nº 459/2009, de autoria da deputada Therezinha Ruiz, atualmente também presidente da Comissão de Educação da Aleam.

A homenagem leva o nome da professora Ignês de Vasconcelos Dias, nascida no ano de 1921, no município de Itacoatiara (distante 176 km) , que se tornou referência como educadora no Amazonas, tendo dedicado sua vida ao magistério, até chegar ao cargo de secretária de Estado da Educação.

Cada parlamentar indica um profissional para receber a comenda, totalizando 24 indicados. O Fórum de Educação do Amazonas indica outros 10 profissionais de destaque.

Leia Mais:

Veja mais notícias

Vacina da AstraZeneca está liberada para distribuição em Manaus

Plano apresentado pela prefeitura está de acordo com as diretrizes da Fiocruz e do Ministério da Saúde, segundo despacho da juíza Jaiza Fraxe.

27 de janeiro de 2021

Wilson Lima contradiz Pazuello e diz que avisou sobre falta de oxigênio

Em entrevista à imprensa, governador afirmou que informou ao Ministério da Saúde assim que a White Martins avisou que teria problemas com a falta de oxigênio.

27 de janeiro de 2021

Indignado, David diz que Ministério Público agiu arbitrariamente

Após MPE solicitar à Justiça sua prisão preventiva, o prefeito emitiu nota em que afirmou estar profundamente indignado com a atuação ilegal e arbitrária de membros do MPE.

27 de janeiro de 2021

População do AM tem acesso a atendimento clínico via ChatBot

Sistema que utiliza inteligência artificial foi desenvolvido em parceria com a Samel Health Tech e Instituto Transire e entrou no ar nesta quarta-feira (27).

27 de janeiro de 2021

Oito municípios do interior já enviaram lista com nomes de vacinados ao TCE

Entregaram relação nominal dos vacinados as Prefeituras de Guajará, Silves, Maués, São Gabriel da Cachoeira, Barreirinha, Novo Aripuanã, Jutaí e Uarini.

27 de janeiro de 2021

Prefeitura cria gabinete para acompanhar vacinação contra Covid em Manaus

Os integrantes da comissão farão a auditoria das listas de vacinação e a apuração das irregularidades cometidas por servidores municipais na execução do plano de imunização.

27 de janeiro de 2021

Amom ainda na ‘briga’ para evitar cancelamento do Enem no Amazonas

O Inep solicita que a aplicação das provas no Amazonas sejam suspensas, até que seja finalizado o estado de calamidade pública. Antes o órgão não queria aceitar o adiamento.

27 de janeiro de 2021

Prefeitura de Manaus pede liberação das vacinas à Justiça

O lote referente à capital amazonense está retido na FVS-AM por ordem da juíza federal Jaiza Fraxe que, dentre algumas determinações, quer mais transparência da Prefeitura.

27 de janeiro de 2021