Fausto Jr. solicitou a verificação da ata da reunião de quinta-feira (9), para se certificar que houve a quantidade mínima de 13 deputados para o início das atividades da Comissão.
A reunião foi suspensa para sanar a dúvida sobre o número de deputados que autorizaram a criação da Comissão
O deputado estadual, Belarmino Lins (PP) suspendeu por 10 minutos a primeira reunião da Comissão Especial que vai deliberar sobre o processo de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e do vice-governador Carlos Almeida (PTB).
A reunião é realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) nesta sexta-feira (10).
Na ocasião, o deputado Fausto Jr. (PV) solicitou a verificação da ata da reunião de quinta-feira (9), para se certificar se houve a quantidade mínima de 13 deputados presentes na sessão para a viabilidade do requerimento para o início dos trabalhos da Comissão.
O parlamentar afirmou que fez o pedido para que não houvesse a constatação de futuras irregularidades e o cancelamento das decisões deliberadas na Comissão.
A deputada Alessandra Campêlo (MDB) disse que consultou a ata e se certificou que havia 13 deputados. A deputada sugeriu um intervalo de 15 minutos para a verificação da ata e sanar as dúvidas.
“Embora o deputado Augusto Ferraz estivesse presente, não votou. Havia treze deputados presentes e doze votos”, disse a deputada.
O deputado estadual Belarmino Lins (PP) responsável pela condução dos trabalhados para escolha do presidente e relator da Comissão Especial, suspendeu a reunião se articulassem e houvesse tempo para a verificação dos documentos.
O deputado Fausto Jr. chegou a protestar e dizer que a deputada Alessandra Campelo estaria alterando a ata. Mas o protesto não foi acatado por Belarmino Lins, pois a reunião estava suspensa.
Agendada para inicar às 9h a reunião iniciou com 30 minutos de atraso.
A Comissão deve analisar denúncias do presidente do Sindicato dos Médicos, Mario Rubens Macedo Vianna, e da médica Patrícia Del Pilar Suarez Sicchar, que acusam o governador e o vice por crime de responsabilidade.
Durante a reunião plenária, ficou definido que os deputados estaduais Fausto Junior (PV), Delegado Péricles (PSL), Felipe Souza e (Patriotas) e Therezinha Ruiz João Luiz (PSDB) vão compor os bloco dos partidos PRTB/PSL/PATRIOTA/PSDB/REPUBLICANOS.
O segundo bloco, dos partidos MDB/PTB/PSC/DEM, vai ser representado por Alessandra Campêlo(MDB), Dr. Gomes (PSC) e Saullo Vianna (PTB).
O terceiro bloco, do partido Progressista, vai ser ocupado por Belarmino Lins (PP) e pelo deputado Cabo Maciel (PL). Os deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas vão compor o bloco do partido Podemos.
Da mesma forma, os deputados Roberto Cidade e Carlinhos Bessa, ambos do Partido Verde, vão ocupar as vagas do bloco do PV/PSD.
Adjuto Afonso (PDT) e Sinésio Campos (PT) vão compor os blocos dos partidos PSB/PT/PDT. O sétimo e último bloco, do Partido Liberal, vai ser ocupado pela deputada estadual Joana d’Arc.