fbpx

sexta, 26 de fevereiro de 2021

Primeira morte pós-vacina é notificada pela Prefeitura de Manaus

O Crie, a quem cabe a investigação do caso, já deu início aos procedimentos de notificação e coleta de dados epidemiológicos e material biológico para exames e análises.

31 de janeiro de 2021

Compartilhe

A família do idoso foi quem comunicou a morte. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Manaus notificou na manhã desse sábado (30) o primeiro óbito pós-vacinação contra a Covid-19, em um idoso de 83 anos que recebeu dose do imunizante AstraZeneca na última sexta-feira (29).

O Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), notificou o ocorrido ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), órgão vinculado à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

A notificação segue o Protocolo de Eventos Adversos Pós-Vacinal contra o vírus SARS-CoV-2, elaborado pelo Ministério da Saúde, que deve ser seguido por todo o sistema de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o documento, cabe aos municípios a responsabilidade de realizar a identificação, notificação e investigação preliminar do Evento Adverso Pós-Vacinação (EAPV) em conjunto com o Estado.

Comunicado

O comunicado do óbito foi feito pela família do idoso ao Distrito de Saúde (Disa) Norte do município e imediatamente informado ao Crie que, é a quem cabe a investigação do caso.

Conforme a chefe da Divisão de Imunizações da Semsa, Isabel Hernandes, não se pode atribuir nenhum evento adverso à vacina até que a investigação do caso esteja concluída. “A notificação é feita para acompanhamento e como estratégia para avaliar a segurança das vacinas”, destacou.

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Derrubada teto de gastos deve piorar o caos com a cheia no interior

Os municípios do interior do Amazonas se preparam para uma cheia histórica e podem ser os mais prejudicados caso haja aprovação do texto original da PEC Emergencial.

26 de fevereiro de 2021

Citando injustiça e ‘likes’, Marcelo Ramos defende PEC da Impunidade

Para Marcelo Ramos, quem é contra a PEC que limita as possibilidades de prisão de parlamentares age com 'absoluta injustiça' ao se referir ao texto como 'PEC da Impunidade'.

26 de fevereiro de 2021

Nas redes sociais, Jaiza Fraxe fala em vacina para animais domésticos

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

26 de fevereiro de 2021

Adail Filho e a longa agonia do município mais rico do interior do Amazonas

O ex-prefeito de Coari, Adail Filho e o vice Keitton Pinheiro recorrem sobre a decisão do TRE-AM que determinou a cassação da candidatura por inelegibilidade.

26 de fevereiro de 2021

Câmara Federal começa a discutir agora projeto da ‘impunidade parlamentar’

A chamada PEC da Impunidade torna mais difícil a prisão de um parlamentar flagrado cometendo crimes, como foi o caso do deputado Daniel Silveira (PSL/RJ), semana passada

26 de fevereiro de 2021

Sem pauta e sem quórum deputados estaduais se limitam à falácia

Hoje, o alvo da base opositora foi uma viagem de Wilson Lima a Brasília. A Aleam, no ano passado, gastou com esses serviços R$ 11,3 milhões

25 de fevereiro de 2021

Sílvia Tuma é a nova corregedora do Ministério Público do Amazonas

Nova corregedora-geral terá mandato de dois anos e será responsável por fazer o controle interno das atividades de procuradores e promotores de Justiça do Amazonas

25 de fevereiro de 2021

Governo teve que fretar voo para buscar doses de vacina no Amapá

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

25 de fevereiro de 2021