fbpx

domingo, 24 de outubro de 2021

Prevent falsificava dados sobre mortes de pacientes por Covid-19

O senador Humberto Costa (PT/PE), que e médico, foi quem revelou documentos mostrando que a Prevent adotava este procedimento para mascarar os dados de mortes por Covid.

22 de setembro de 2021

Compartilhe

Prevent trocava o o C.I.D – Código Internacional de Doença dos pacientes (Foto: Agência Senado)

O diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, confirmou, nesta quarta-feira (22), a prática da empresa de trocar o C.I.D – Código Internacional de Doença – de pacientes que deram entrada no hospital Santa Maggiore, do mesmo grupo, com Covid-19. Ele defendeu que a mudança, após o período de incubação e quarentena da doença, é permitida, mas senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 consideraram que a mudança de C.I.D. é uma forma da Prevent de fraudar os dados sobre mortes pela Covid.

O senador Humberto Costa (PT/PE), que e médico, foi quem revelou documentos mostrando que a Prevent adotava este procedimento para mascarar os dados de mortes por Covid e captar mais clientes.

“Após 14 dias do doente internado em leito clínico ele tinha o CID alterado. Após 21 dias do doente internado em UTI, eles faziam o mesmo. Eles consideravam que o paciente não tinha mais Covid após estes períodos desconsiderando as complicações”, criticou Humberto Costa, ex-Ministro da Saúde.

Outro médico integrante da CPI, o senador Otto Alencar (PSD/BA), disse que Pedro Benedito, diretor da Prevent, não tinha condições éticas e de integralidade médica para seguir na profissão, pois essa prática de troca de CID era uma clara falsificação.

“É inacreditável o que o senhor está reconhecendo aqui, este procedimento fere a ética médica. Estes pacientes morreram em decorrência da Covid-19 e não é porque passou este período de 14 e 21 dias que a doença não gerou consequências para a saúde dele”, explicou Otto Alencar.

Para o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB/AL), a pratica de mascarar o número de mortes pela Covid no hospital da Prevent Senior foi usado como marketing pela empresa para agradar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os familiares dele, que faziam propaganda gratuita do tratamento precoce aplicado, sem comprovação científica, naquela unidade hospitalar.

“É inacreditável, como diz o Otto, o que o senhor fez com os pacientes sob seus cuidados”, criticou Renan Calheiros.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

David exalta investimentos de Wilson em Manaus e alfineta a velha política

Durante solenidade de entrega do Parque Rio Negro, neste domingo (24), o prefeito de Manaus e o governador do amazonas anunciaram novos investimentos para Manaus.

24 de outubro de 2021

Debatedores querem prorrogar prazo de atualização da Lei do Fundeb

Eles defendem que é um processo muito complexo e não há tempo para resolver isso em dez dias, pois há ações de operacionalização do fundo que precisam de ajustes.

24 de outubro de 2021

CAE analisa na terça projetos sobre segurança viária e ajuste fiscal dos estados

Dois projetos, um sobre segurança no trânsito e outro sobre dívidas dos estados, constam da pauta de votação da Comissão de Assuntos Econômicos para esta terça-feira (26).

24 de outubro de 2021

Subcomissão discute rumos da educação após a pandemia na próxima segunda

Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia vai se reunir todas as segundas-feiras, para discutir o que aconteceu no setor durante a pandemia.

24 de outubro de 2021

Senadores voltam a defender derrubada do veto à distribuição de absorventes

Senadora Simone Tebet (MDB-MS), cobrou a votação urgente do veto parcial ao projeto que garante distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda e mulher.

24 de outubro de 2021

Reta final da CPI tem definição de indiciados, votação e encaminhamento de Relatório

Como não possui poder de punição, último ato da CPI será o encaminhamento do Relatório Final aprovado aos órgãos responsáveis por apresentarem denúncias.

23 de outubro de 2021

Gilberto Kassab anuncia Rodrigo Pacheco como candidato a presidente

O presidente Nacional do PSD revelou, neste sábado, que o candidato do partido à presidência, no próximo ano, será o senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

23 de outubro de 2021

Wilson Lima e David Almeida assinam convênios de mais de meio bilhão

O governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida assinarão, amanhã, uma série de convênios que representarão um presente para a cidade que fará 352 anos neste domingo.

23 de outubro de 2021