fbpx

quarta, 24 de fevereiro de 2021

Polêmicas e denúncias: os cortes que a Amazonas Energia nega

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

5 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Nos últimos dias, a Amazonas Energia tem se envolvido em polêmicas e sido alvo de denúncias por cortar o fornecimento de usuários, mesmo sendo a prática proibida por lei no estado em tempos de pandemia. As denúncias têm sido feitas por usuários e negadas pela empresa, que alega não estar efetuando cortes por inadimplência. Em nota, a empresa esclareceu que só tem realizado cortes em unidades que tiveram o fornecimento de energia suspenso em ocasiões anteriores e que ligam sua unidade consumidora diretamente na rede elétrica sem regularizar a sua situação com a Distribuidora.

___

VÍDEOS VIRAIS

As polêmicas têm ficado por conta de funcionários terceirizados da distribuidora, com vídeos na internet simulando corte e ameaçando usuários de multas. Nesta semana, pelo menos dois vídeos do tipo viralizaram nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Um deles resultando na demissão de um dos funcionários. O imbróglio tem feito os órgãos de defesa do consumidor interpelarem a empresa, que segue negando os cortes.

___

BLITZEN CONTRA ‘GATOS’

Na verdade, sabe-se que a empresa também tem realizado verdadeiras blitzen em residências de usuários, em busca de desvios de energia, os populares “gatos” que, encontrados, resultam em cortes que não ofendem a lei vigente. Em um dos polêmicos vídeos, o funcionário terceirizado ameaça: “Cuidado! Vou chegar aí. Vou fazer uma inspeção e ainda vou te multar”.

___

VEREADOR QUER PRISÃO

Em meio à polêmica, o vereador Rodrigo Guedes (PSC) protocolou uma notícia crime, no Ministério Público do Estado (MP-AM) contra o diretor-presidente e sócios da empresa Amazonas Energia, pedindo a prisão deles. A justificativa é justamente o descumprimento das decisões judiciais que proíbem o corte de energia elétrica às unidades consumidoras residenciais, enquanto durar o Estado de calamidade no Amazonas por conta da Covid-19. 

___

PROMESSA É DÍVIDA

Anunciada pela coluna em primeira mão no dia 22 de dezembro do ano passado, a nomeação do coronel Alfredo Menezes (Patriota) para a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) deve sair nos próximos dias. O cargo foi uma promessa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), após Menezes – que foi o candidato declarado do presidente à Prefeitura de Manaus – ser derrotado nas eleições municipais. Menezes já foi brindado com a superintendência de outra autarquia federal, a Suframa, onde, aliás, não disse a que veio.

___

AUXÍLIO ATÉ DEZEMBRO

Protocolado nesta quinta-feira (4) na Câmara Federal em regime de urgência, um projeto do deputado Delegado Pablo (PSL) propõe que o auxílio emergencial de R$ 600, pago pelo governo Federal, seja prorrogado até dezembro de 2021. O argumento do parlamentar é que o Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou o Estado de Calamidade Pública no Brasil até o dia 31 de dezembro de 2021, porém não mencionou a prorrogação do auxílio emergencial.

___

DIAGNÓSTICO DO OXIGÊNIO

O sistema de abastecimento de oxigênio nos hospitais de Manaus está sendo inspecionado por uma equipe técnica do Banco Iteramericano de Desenvolvimento (BID), liderada pelos engenheiros clínicos Lúcio Flavio de Magalhães e Ricardo Leal Reis. O objetivo é elaborar um diagnóstico do sistema para a adequação da rede. A iniciativa faz parte das ações do Ministério da Saúde (MS) e Governo do Amazonas para a equalização do sistema.

___

TERCEIRO LUGAR

O Amazonas está em terceiro lugar no ranking dos Estados com a melhor cobertura vacinal contra a Covid-19 do País. Distrito Federal e Roraima estão nas primeiras posições. As antecipações de datas por grupo de idosos anunciadas pela Prefeitura de Manaus têm contribuído para a aceleração da cobertura no Estado. O governador Wilson Lima (PSC) anunciou que o Estado deve receber mais 100 mil doses neste final de semana.

___

APOIO PSICOLÓGICO CRISTÃO

A Frente Parlamentar Cristã da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) vai realizar, neste sábado (6), uma ação de apoio psicológico e de assistência social no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, Zona Leste de Manaus, para familiares de pacientes internados com Covid-19. Uma equipe formada por dez profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, estará disponível para atendimento em uma tenda instalada em frente à unidade de saúde.

Leia mais sobre Política

Declaração de Guedes à bancada do AM: mero deboche ou fritura à vista?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021

Amazônia é tema de reunião entre governadores e Hamilton Mourão

Videoconferência com governadores e vice-presidente Mourão, na terça-feira, teve como foco o Plano Amazônia e desmatamento na região.

24 de fevereiro de 2021

Bancada aposta em decreto legislativo para barrar Guedes

Três decretos legislativos apresentados no Congresso Nacional visam brecar a redução do Imposto de Importação para bicicletas, medida que fere de morte as indústrias no AM

24 de fevereiro de 2021

Para Guedes não há prejuízos à Zona Franca com redução de impostos

A bancada do Amazonas esteve reunida com o ministro para entregar um projeto que altera o decreto editado por Bolsonaro que afeta a produção de bicicletas na ZFM.

23 de fevereiro de 2021

Consumo de oxigênio medicinal tem queda de 14% no Amazonas

Taxa de transmissão menor do coronavírus e menos internações são alguns dos fatores que levaram à baixa no consumo de oxigênio no Amazonas.

23 de fevereiro de 2021

Detran-AM mantém serviços e agendamentos durante ponto facultativo

Usuários podem realizar normalmente os serviços pela internet, como Renovação Simplificada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

23 de fevereiro de 2021

Novas variantes do coronavírus têm 204 contágios confirmados

Variantes do coronavírus com origem no Reino Unido e Amazonas já têm 204 casos de contaminação confirmados no Brasil e 60 no Amazonas.

23 de fevereiro de 2021

Com colapso em várias capitais, AM ainda terá prioridade na vacina?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

23 de fevereiro de 2021