fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Pazuello: ‘Tigrão’ com os jornalistas e ‘tchutchuca’ com os senadores

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

12 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Quem acompanhou a verdadeira sabatina a que foi submetido o ministro da Saúde na tarde desta quinta-feira (11) viu um Eduardo Pazuello paciente, educado e, por vezes, acuado, diante de verdadeiros ataques por parte dos senadores. A postura do ministro contrastou com a que ele demonstrou em entrevista coletiva no dia 18 de janeiro, em Brasília, com a presença do governador Wilson Lima (PSC). Com os jornalistas, Pazuello foi muito mais reativo, grosseiro e irritadiço. Lembra o episódio em que o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, é tigrão com os aposentados e tchutchuca com os banqueiros.

___

MESMOS QUESTIONAMENTOS

Os senadores queriam saber do ministro o mesmo que os jornalistas na coletiva. Os questionamentos foram praticamente os mesmos. Por que o ministério não agiu a tempo de evitar o colapso do oxigênio em Manaus? O ministério orienta que sejam ministradas em tratamento precoce drogas como cloroquina e ivermectina? Quanto o ministério gastou para produzir e armazenar milhões de doses de cloroquina?

___

POSTURAS DIFERENTES

A diferença é que os senadores não fizeram seus questionamentos de forma polida e tranquila. Muitos se exaltaram e interpelaram o ministro como quem faz uma acusação. Afinal, têm essa prerrogativa do cargo. As respostas do ministro vieram de maneira inversamente proporcional. Aos questionamentos de jornalistas, respostas irritadas e subindo o tom de voz; às acusações dos senadores, respostas mais tranquilas.

___

REAÇÃO DE BRAGA

Após o ministro dizer que a situação em Manaus está sob controle e que não foi alertado previamente sobre a falta de oxigênio, o senador Eduardo Braga (MDB) reagiu, afirmando que não está tudo bem e que ele teria avisado ao ministro no início de dezembro que o Amazonas iria enfrentar uma grave crise. O senador afirmou ainda que aconselhou o ministro a assumir a gestão de uma unidade hospitalar no Amazonas.

___

FORÇA-TAREFA

O senador Eduardo Braga cobrou ainda do ministro da Saúde a constituição de uma força-tarefa para que seja realizada vacinação em massa da população amazonense contra a Covid-19. “É preciso fazer mais, de forma objetiva e prática. A única resposta que temos, ministro, é se Vossa Excelência, as Forças Armadas, o Estado e o município se mobilizarem para essa vacinação”, disse o senador.

___

MESMO APELO

O mesmo apelo para que sejam vacinados 70% dos cidadãos amazonenses foi feito pelo senador Omar Aziz (PSD). A solicitação da criação de clínicas de reabilitação para pessoas que enfrentaram a Covid também foi reivindicada pelo senador, que também pediu que os militares e da aeronáutica recebem pacientes de Covid-19 para diminuir a fila de espera por leitos.

___

CALOU-SE

O senador Plínio Valério (PSDB), estranhamente, não se pronunciou na audiência com o ministro da Saúde. Depois de ter comemorado efusivamente  a aprovação do projeto de sua autoria que concedeu autonomia ao Banco Central, o senador preferiu se calar na sessão de questionamentos a Eduardo Pazuello convocada pelo Senado Federal.

___

INPA DESAUTORIZA LUCAS FERRANTE

Em uma polêmica nota de esclarecimento divulgada nesta quinta-feira (11), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) desautorizou o biólogo Lucas Ferrante a falar em nome da instituição. A nota informa que Lucas Ferrante possui vínculo institucional com o Inpa como aluno de pós-graduação, mas que não pertence ao quadro de servidores da instituição. E que, portanto, suas declarações não expressam o posicionamento do Inpa.

___

INTERNAUTAS NÃO GOSTARAM

Nas redes sociais, houve uma reação não muito positiva à nota de esclarecimento do Inpa. Muitos consideraram desnecessária e prestaram solidariedade ao doutorando, que vem alertando sobre a possibilidade de uma possível terceira onda de Covid-19 no Amazonas. Lucas Ferrante, aliás, é alvo de manifestações que, por um lado, consideram importante seu alerta e, por outro o acusam de alarmista e “arauto do apocalipse”.

___

INDENIZAÇÃO DE R$ 5 MILHÕES

As Comissões de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC-Aleam) e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) solicitam o pagamento de R$ 5 milhões da Amazonas Energia a título de danos morais por conta dos cortes de energia elétrica indevidos em Manaus e no interior do Estado.

___

E RETRATAÇÃO PÚBLICA

A solicitação de indenização foi realizada por meio de Ação Civil Pública (ACP) com pedido de tutela de urgência protocolizada no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). Na ação, os órgãos de defesa do consumidor pedem, ainda, que a Amazonas Energia seja obrigada a emitir nota pública de retratação, no prazo de 24 horas a partir da intimação, nos mesmos moldes da ofensa praticada contra os consumidores, com a ampla divulgação em meios de comunicação do Estado.

Leia mais sobre Política

Em plena pandemia, projetos de deputada priorizam a causa animal

Na sessão desta quarta-feira (24) quatro projetos da deputada Joana Darc (PL), com esse fim, foram retirados de pauta e ironizados pelos parlamentares.

24 de fevereiro de 2021

Declaração de Guedes à bancada do AM: mero deboche ou fritura à vista?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021

Amazônia é tema de reunião entre governadores e Hamilton Mourão

Videoconferência com governadores e vice-presidente Mourão, na terça-feira, teve como foco o Plano Amazônia e desmatamento na região.

24 de fevereiro de 2021

Bancada aposta em decreto legislativo para barrar Guedes

Três decretos legislativos apresentados no Congresso Nacional visam brecar a redução do Imposto de Importação para bicicletas, medida que fere de morte as indústrias no AM

24 de fevereiro de 2021

Para Guedes não há prejuízos à Zona Franca com redução de impostos

A bancada do Amazonas esteve reunida com o ministro para entregar um projeto que altera o decreto editado por Bolsonaro que afeta a produção de bicicletas na ZFM.

23 de fevereiro de 2021

Consumo de oxigênio medicinal tem queda de 14% no Amazonas

Taxa de transmissão menor do coronavírus e menos internações são alguns dos fatores que levaram à baixa no consumo de oxigênio no Amazonas.

23 de fevereiro de 2021

Detran-AM mantém serviços e agendamentos durante ponto facultativo

Usuários podem realizar normalmente os serviços pela internet, como Renovação Simplificada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

23 de fevereiro de 2021

Novas variantes do coronavírus têm 204 contágios confirmados

Variantes do coronavírus com origem no Reino Unido e Amazonas já têm 204 casos de contaminação confirmados no Brasil e 60 no Amazonas.

23 de fevereiro de 2021