fbpx

sábado, 16 de outubro de 2021

Parecer é contra reconhecimento do termo ‘manauara’ por projeto de lei

O parecer aponta que o projeto de lei do vereador Elan Alencar “extrapola o interesse local, requerendo normatização em nível nacional"

21 de setembro de 2021

Compartilhe

Além de manauara, também é aceito o termo "manauense", embora seja menos comum. (Foto: Divulgação).

A Procuradoria Legislativa da Câmara Municipal de Manaus (CMM) encaminhou, nesta terça-feira (21), parecer contrário ao projeto de lei de autoria do vereador Elan Alencar (Pros) que pretendia estabelecer o gentílico “manauara” para designar pessoas que nasceram na capital amazonense.

O parecer do procurador Eduardo Terço Falcão aponta que a busca pela padronização do adjetivo “manauara” por meio de projeto de lei municipal “extrapola o interesse local, requerendo normatização a nível nacional”.

Segundo o procurador, o vocabulário ortográfico brasileiro é reconhecido como o instrumento correto de definição, no Brasil, da forma de aplicação do Acordo Ortográfico. É responsável pela publicação a Comissão de Lexicografia e Lexicologia da Academia Brasileira de Letras.

A procuradoria destaca que a Constituição Federal define a Língua Portuguesa como idioma oficial do Brasil. A iniciativa do vereador, portanto, na avaliação da procuraoria, excede o limite de competência dos municípios de legislar sobre o interesse local.

“Diante do exposto, observa-se que a padronização de adjetivo de língua portuguesa requer regulamentação a nível nacional, vislumbrando-se óbice ao regular trâmite da proposta”, conclui o documento e encomendado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Além de manauara, a língua também aceita o termo “manauense” para os nascidos em Manaus, muito embora seja menos comum. No projeto de Elan, ele argumenta que “dificilmente vamos encontrar, se fizermos uma nova pesquisa, uma pessoa que queira ser reconhecida como manauense, mas sim, como verdadeiro manauara, nascido ou próprio da cidade de Manaus”, diz o vereador na justificativa do projeto”.

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Luta antiga e futuro incerto: corte no orçamento afeta diretamente a Amazônia

Pesquisadores acreditam que o corte de verbas para C&T acabará sendo direcionado para o agronegócio, que, segundo eles, vem sendo a causa do desmatamento na Amazônia.

15 de outubro de 2021

Jornalistas Alexandre Garcia e Rodrigo Constantino serão citados na CPI

Os dois produziam discurso antivacina em veículos de comunicação e defenderam as teses negacionistas de Jair Bolsonaro durante a crise sanitária.

15 de outubro de 2021

Dia dos Professores: deputados pouco ajudaram educação do Amazonas

Em pleno Dia dos Professores, categoria questiona a falta de diálogo com o poder público e falta de auxílio da Comissão de Educação da Aleam nas demandas dos educadores.

15 de outubro de 2021

Governo destaca ações de 2021 pela valorização dos servidores da Educação

Entre as medidas está o envio de um projeto de lei que visa pagar 14º e 15º salários aos servidores da área. A pauta ainda não tem data para ser votada na Aleam.

15 de outubro de 2021

CPI da Covid: senadores ouvem último depoente na segunda-feira

A CPI ouviria um número maior de convocados, mas nem todos seriam necessariamente ouvidos já que o presidente da CPI, Omar Aziz, decidiu realizar apenas mais uma oitiva.

15 de outubro de 2021

ICMS sobre combustíveis: Rodrigo Pacheco quer ouvir governadores

A Câmara já aprovou o projeto de lei que torna o ICMS invariável frente a variações do preço do combustível. O projeto ainda precisa ser votado pelos senadores.

15 de outubro de 2021

Ministério Público pede anulação de licença do ‘Linhão de Tucuruí’

Ministério Público viu irregularidades no processo de licenciamento ambiental para liberação da obra do 'Linhão' por falta de consulta prévia ao povo Waimiri Atroari.

15 de outubro de 2021

Pesquisadores veem retrocesso de 20 anos após corte de R$ 600 milhões

O RealTime1 ouviu pesquisadores que, ao longo dos anos de carreira dedicados à ciência e tecnologia, estão empenhados em projetos realizados no Amazonas.

15 de outubro de 2021