fbpx

segunda, 23 de maio de 2022

Parece #TBT, mas não é: Aleam em mais um dia sem quórum, suspende sessão

Com apenas quatro deputados presentes no plenário, menos de uma hora após o início da sessão, os trabalhos foram suspensos e não foram retomados pela falta de parlamentares.

12 de maio de 2022

Compartilhe

Deputados ainda não pegaram o ritmo do trabalho presencial (Foto: João Luiz Onety/Portal RealTime1)

Os deputados estaduais parecem ainda não ter entrado no ritmo de trabalho após o retorno das atividades presenciais na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que começou no último dia 2. Nesta quinta-feira (12) os parlamentares quiseram repetir o que foi feito na sessão do último dia 5 e suspenderam os trabalhos por falta de quórum, encerrando a sessão às 10h20.

LEIA TAMBÉM: Rapidinha: sessão da Assembleia Legislativa dura menos de meia hora

Seis deputados fizeram o uso da palavra durante o pequeno expediente: Dermilson Chagas (Republicanos), Serafim Corrêa (PSB), Wilker Barreto (Cidadania), Therezinha Ruiz (PL), Sinésio Campos (PT) e o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB).

Após o pronunciamento de Cidade, Carlinhos Bessa (PV), que presidia a sessão, informou que por falta de parlamentares presentes os trabalhos seriam suspensos.

”Nós temos quatro deputados no plenário. Estamos sem quórum, vou suspender a sessão por cinco minutos”. O tempo, no entanto, acabou sendo superior ao proposto. No retorno, como não havia quórum suficiente, a sessão foi encerrada.

Apenas Carlinhos Bessa (PV), Dermilson Chagas (Republicanos), Serafim Corrêa (PSB) e o presidente Roberto Cidade (UB) se encontrava no plenário. Dermilson, que iria utilizar uma cessão de tempo para trazer um convidado, lamentou o fato.

”Eu entendo o funcionamento da Casa e lamento o fato ocorrido, mas a vinda do presidente da Associação [Amazonense dos Municípios] é para apresentar um panorama sobre o FTI [Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas] nos municípios […] é preocupante a Casa Legislativa virar as costas para o povo do interior e num momento de eleição”, criticou o deputado.

O vice-presidente da Casa tentou aliviar a falta dos colegas alegando que haverá uma nova oportunidade para a cessão de tempo.

”Deputado, o senhor pode convocar para terça, quarta ou quinta da semana que vem”, informou Bessa.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Saiba quem são os famosos que já anunciaram em quem votam para presidente

Na lista estão a cantora Pabllo Vittar, que segurou uma bandeira de Lula no Lollapalooza, e a modelo Andressa Urach, que quis registrar o filho com o nome de Bolsonaro.

22 de maio de 2022

Escorregões de Lula em linguagem inclusiva viram alvo de aliados e rivais

Em defesa do ex-presidente Lula, auxiliares minimizam a gravidade das falhas e evitam expô-las em público para não criar mais ruídos na comunicação com o eleitor.

22 de maio de 2022

Justiça Eleitoral reformula cinco aplicativos para as eleições no Brasil

Além do aplicativo e-Título, em que é possível obter a via digital do Título de Eleitor, o app Boletim na Mão dá cópia digital do boletim de urna e o Pardal recebe denúncias.

22 de maio de 2022

Presidente descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros

Para Bolsonaro, irregularidades devem ser combatidas com fiscalização e o aumento dos impostos não é uma saída para o Governo com as empresas que ofertam compras online.

22 de maio de 2022

Temor com lei eleitoral trava medidas econômicas do governo federal

A lei eleitoral proíbe, no ano da disputa, a "distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte do governo", o que impossibilita alguns planos de Bolsonaro.

22 de maio de 2022

João Pedro se lança ao Governo do AM, mas apoio da Federação ainda é incerto

O ex-senador João Pedro inscreveu pré-candidatura no Partido dos Trabalhadores e defende legado do ex-presidente Lula com o Estado do Amazonas.

22 de maio de 2022

Bolsonaro diz na Marcha para Jesus que ‘só Deus’ o tira do Palácio do Planalto

Em Curitiba, com um discurso com várias citações bíblicas, Jair Bolsonaro voltou a fazer críticas aos ministros do Supremo e a falar sobre "liberdade de expressão".

21 de maio de 2022

STF nega por unanimidade obrigar Lira a analisar impeachments

Decisão unânime do STF que desobriga Lira a cumprir prazos de análise de impeachment ocorreu nesta sexta-feira (20), mantendo 144 processos engavetados.

21 de maio de 2022