fbpx

sábado, 16 de outubro de 2021

Omar ironiza ausência dos médicos pró-cloroquina no prêmio Nobel

Senador Omar Aziz brincou com o fato dos defensores da cloroquina, remédio sem eficácia contra a Covid-19, terem "passado longe" da premiação do Nobel.

5 de outubro de 2021

Compartilhe

Omar Aziz brincou com o fato do prêmio Nobel ter "esquecido" os médicos brasileiros que defenderam o tratamento precoce com cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina (Foto: Reprodução)

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD), ironizou, nesta terça-feira (5), a ausência de médicos pró-cloroquina e defensores de tratamento com remédios ineficazes em pacientes da Covid-19 entre os indicados ao prêmio Nobel de Medicina 2021.

“Pensei que o pessoal estava concorrendo (ao Nobel) pelo Brasil, que prescreveu cloroquina, induziu o povo a tomar cloroquina… Nenhum deles foi citado sequer”, ironizou o senador Omar Aziz.

Ainda em tom de ironia, Omar Aziz defendeu que “uma pessoa que descobre essa fórmula mágica de salvar pessoas em plena pandemia com certeza não ganharia só o Prêmio Nobel de Medicina, iria ganhar muito mais coisa”.

O Nobel de Medicina foi concedido pela Real Acadêmica Sueca de Ciências neurocientistas norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian pelo trabalho deles na descoberta dos receptores da temperatura e do toque.  “As suas descobertas (de Julius e Ardem) tornaram possível entender o calor, o frio e a força mecânica que pode iniciar os impulsos nervosos, que nos permitem perceber e adaptar-nos ao mundo. Esse conhecimento está sendo usado para desenvolver tratamentos para ampla gama de doença, incluindo a dor crônica”, justificou o comitê do Nobel. 

Com informações do Portal Metrópoles

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Luta antiga e futuro incerto: corte no orçamento afeta diretamente a Amazônia

Pesquisadores acreditam que o corte de verbas para C&T acabará sendo direcionado para o agronegócio, que, segundo eles, vem sendo a causa do desmatamento na Amazônia.

15 de outubro de 2021

Jornalistas Alexandre Garcia e Rodrigo Constantino serão citados na CPI

Os dois produziam discurso antivacina em veículos de comunicação e defenderam as teses negacionistas de Jair Bolsonaro durante a crise sanitária.

15 de outubro de 2021

Dia dos Professores: deputados pouco ajudaram educação do Amazonas

Em pleno Dia dos Professores, categoria questiona a falta de diálogo com o poder público e falta de auxílio da Comissão de Educação da Aleam nas demandas dos educadores.

15 de outubro de 2021

Governo destaca ações de 2021 pela valorização dos servidores da Educação

Entre as medidas está o envio de um projeto de lei que visa pagar 14º e 15º salários aos servidores da área. A pauta ainda não tem data para ser votada na Aleam.

15 de outubro de 2021

CPI da Covid: senadores ouvem último depoente na segunda-feira

A CPI ouviria um número maior de convocados, mas nem todos seriam necessariamente ouvidos já que o presidente da CPI, Omar Aziz, decidiu realizar apenas mais uma oitiva.

15 de outubro de 2021

ICMS sobre combustíveis: Rodrigo Pacheco quer ouvir governadores

A Câmara já aprovou o projeto de lei que torna o ICMS invariável frente a variações do preço do combustível. O projeto ainda precisa ser votado pelos senadores.

15 de outubro de 2021

Ministério Público pede anulação de licença do ‘Linhão de Tucuruí’

Ministério Público viu irregularidades no processo de licenciamento ambiental para liberação da obra do 'Linhão' por falta de consulta prévia ao povo Waimiri Atroari.

15 de outubro de 2021

Pesquisadores veem retrocesso de 20 anos após corte de R$ 600 milhões

O RealTime1 ouviu pesquisadores que, ao longo dos anos de carreira dedicados à ciência e tecnologia, estão empenhados em projetos realizados no Amazonas.

15 de outubro de 2021