fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Omar destaca erro na condução da pandemia e desinteresse por vacinas

O senador Omar Aziz preside a CPI da Covid e fez estas afirmações durante entrevista à GloboNews; Aziz diz que todos sabem que houve 'erro' na condução da pandemia.

16 de maio de 2021

Compartilhe

Ele comentou também sobre a expectativa pelo depoimento de Pazuello (Foto: Reprodução)

Após duas semanas de atuação na CPI da Covid, no Senado Federal, o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD), afirmou que “nunca houve o compromisso” do Governo Federal pela compra de vacinas contra o coronavírus e destacou mais uma vez que o “erro” na condução da pandemia precisa ser responsabilizado. As declarações foram dadas em entrevista ao GloboNews de ontem (15).

Para o presidente da CPI, todos sabem que houve “erro” na condução da pandemia no Brasil, como a defesa pelo governo de remédios ineficazes; e de teses equivocadas de imunidade de rebanho e isolamento vertical. Entretanto, Aziz declarou ainda não ter o que falar especificamente sobre a conduta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“O que estamos procurando é ir mais a fundo, saber o porquê disso. Agora, dizer se A, B ou C foi responsável, é muito cedo para isso”, afirmou o senador.

“Pelo que nós já apuramos, pelo que eu estou vendo nos depoimentos, nunca houve o compromisso da compra da vacina. Sempre se tratou das questões da cloroquina, da ivermectina e de protocolos. E aí é importante saber que o próprio ministro Pazuello esteve em Manaus, no momento de maior dificuldade que nós passamos na história do Amazonas, ele esteve aqui. E aqui tem protocolo que até hoje é cumprido, em unidade básica de saúde de Manaus e do interior, daquele kit Covid”, completou o parlamentar.

Depoimento de Pazuello

Marcado para a próxima quarta-feira (19), o depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, seria um dos mais aguardados pelos membros da CPI. Mas, na sexta (14), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu ao ex-ministro o direito de ficar em silêncio durante depoimento à comissão sempre que entender que as perguntas possam levá-lo ao risco de produzir prova contra si.

Omar disse que decisão judicial se cumpre, mas que a CPI seguirá buscando a verdade independente do depoimento de Pazuello, mas por um “conjunto de fatores”. O presidente da CPI destacou ainda os anos de serviço ao Exército prestados por Pazuello e que não acredita que o ex-ministro “jogue fora toda sua história mentindo à Comissão”.

“É importante ele responder porque ele não comprou a vacina da Pfizer quando recebeu, em setembro, um documento. E só em novembro que o Brasil entrou em contato com a Pfizer para poder comprar as vacinas”, afirmou o presidente da CPI onde, neste ponto, ressaltou que a oitiva feita com o ex-chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal, Fábio Wajngarten foi “muito bom para a CPI” por ter revelado esta falta de compromisso pela compra das vacinas.

Cloroquina

Para o presidente da CPI, Bolsonaro foi convencido por alguém para que o uso da cloroquina fosse defendido no combate ao coronavírus.

“O presidente não começou a defender cloroquina, kit Covid, imunidade de rebanho, porque acordou e sonhou com isso. Ele foi convencido por alguém”, afirmou Omar, frisando que CPI cobrará da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), órgão que assessora o Ministério da Saúde, um posicionamento sobre a droga.

Texto: Rosianne Couto, com informações do GloboNews

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Maioria do STF impede convocação de governadores pela CPI da Covid

Os ministros seguem decisão individual da ministra Rosa Weber, que suspendeu as convocações de governadores determinadas pela CPI da Pandemia.

24 de junho de 2021

Por ordem de Alexandre de Moraes, Daniel Silveira é preso novamente

O ministro do STF alega em sua decisão que Daniel Silveira violou mais de 30 vezes as regras da prisão domiciliar que o deputado está cumprindo desde o início do ano.

24 de junho de 2021

Câmara autoriza candidatura de gestor multado por conta irregular

A lei aprovada por 345 favoráveis, 98 contrários e quatro abstenções, libera para concorrer os gestores que foram punidos apenas com multa. A matéria segue para o Senado.

24 de junho de 2021

Irmãos bolsonaristas prometem ‘bomba’ na CPI para derrubar República

Além de revelar que possuem informações quentes do Governo Federal, os irmãos Miranda pediram segurança à CPI após intimidação de Onix Lorenzoni.

24 de junho de 2021

Filipe Martins ganha liminar para ficar calado em depoimento na CPI

Assessor Internacional da Presidência da República será ouvido para esclarecer a presença dele na reunião com representantes da Pfizer, em novembro, para a compra de vacinas.

24 de junho de 2021

Luis Miranda pede prisão de Onyx Lorenzoni e Elcio Franco à CPI

O deputado federal encaminhou um ofício ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, no qual afirma que Onyx e Élcio estariam buscando coagi-lo antes do seu depoimento.

24 de junho de 2021

Hallal: ‘país precisa vacinar mais de 30 milhões em 21 dias de lockdown’

O epidemiologista, que presta depoimento nesta quinta-feira (24), afirmou que só o fechamento radical e vacinação em massa poderiam jogar o número de casos para baixo.

24 de junho de 2021

Em sessão ‘miojo’, deputados criticam política ambiental de Bolsonaro

Serafim Corrêa comemorou a saída do, agora, ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Wilker Barreto usou o tempo de fala para exaltar a ZFM para manutenção da floresta.

24 de junho de 2021