fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Omar Aziz marca depoimento de Queiroga para o dia 18 deste mês

Presidente da CPI, o senador Omar Aziz resistiu a convocar Queiroga pela terceira vez, mas situação ficou insustentável após manobra realizada pelo ministro na Conitec.

7 de outubro de 2021

Compartilhe

Omar Aziz não queria o retorno de Queiroga à CPI, mas manobra dele na Conitec tornou a decisão indispensável (Foto: Reprodução)

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD), atualizou, na tarde desta quinta-feira (7), a agenda do colegiado marcando para a segunda-feira (18) o terceiro depoimento do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aprovada na sessão de hoje (7).

A terceira convocação do ministro se deu após a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) retirar, por interferência dele, a votação do parecer que define como ineficaz o tratamento precoce com os medicamentos cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina.

Além de marcar este último depoimento, Omar Aziz marcou, para o dia seguinte ao do depoimento do ministro, a leitura do relatório final apresentado pelo senador Renan Calheiros (MDB/AL). Por fim, na quarta-feira (20), a CPI votará o documento.

Convocação de Queiroga

A retirada de pauta do parecer na sessão da Conitec desta quinta-feira, na avaliação dos senadores, foi definida no Palácio do Planalto em uma reunião entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os generais Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, e o assessor de Assuntos Estratégicos e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

“Eles se reuniram ontem e determinaram ao ministro Queiroga que retirasse esse parecer que definiria um protocolo com base na ciência e não no negacionismo do presidente”, afirmou o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB/AL).

A tendência era de não convocação, com Omar Aziz chegando a dizer que a volta de Queiroga a CPI só atenderia ao interesse negacionista do ministro, mas o caso na Conitec foi determinante para a mudança de planos da comissão.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Disputa para o Governo do AM tem recorde de mulheres para posto de vice

Anne Moura, Ana Milena, Cristiane Balieiro, Rita Nobre e Vera Castelo Branco disputam a vaga. A lista de candidatos inclui Michiles, Tadeu de Souza e o Engenheiro Machadão.

8 de agosto de 2022

Wilson e Braga terão 60% do tempo de propaganda na TV e no rádio

O tempo que cada candidato terá na propaganda eleitoral está relacionado ao tamanho da bancada eleita em 2018 para a Câmara dos Deputados e abrangência das alianças formadas.

8 de agosto de 2022

Wilson garante ter dado condições para novas matrizes econômicas no AM

O governador disse que os investimentos em gás natural e potássio têm avançado e que tem criado condições para desenvolver os novos mercados para reduzir dependência da ZFM.

8 de agosto de 2022

Confira os candidatos às eleições 2022 pelo MDB no Amazonas

O MDB aposta na candidatura de Eduardo Braga e Anne Moura ao Governo do Amazonas, além de apoiar a reeleição de Omar Aziz. 25 nomes concorrem à Aleam e nove à Câmara Federal.

8 de agosto de 2022

Das seis candidaturas ao Senado no Amazonas, apenas uma é feminina

Apesar de os partidos terem confirmados os nomes dos candidatos ao Senado em convenções partidárias, nenhuma candidatura foi registrada ainda oficialmente no TSE.

8 de agosto de 2022

PMB é o primeiro partido do AM a registrar candidaturas no TSE

Entre os 25 candidatos, cinco são ex-vereadores. A lista inclui ex-secretário, professores, empresários, militares, líderes religiosos, contador e digital influencer.

8 de agosto de 2022

Lula declara ao TSE patrimônio de R$ 7,4 milhões menor do que em 2018

O valor é inferior ao declarado por Lula em 2018, quando afirmou ter R$ 8 milhões –na época, ele teve a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa.

8 de agosto de 2022

Justiça de São Gabriel da Cachoeira determina suspensão de shows

Shows de Barões da Pisadinha, Naiara Azevedo, Amado Batista e Anderson Freire em São Gabriel da Cachoeira está suspensão por liminar da Justiça do município.

8 de agosto de 2022