fbpx

terça, 02 de maro de 2021

Na guerra contra a Covid, fake news também são uma batalha

Notícias falsas têm sido uma constante nas redes sociais e tornou-se um dos principais inimigos na pandemia. Propagação deste tipo de conteúdo pode gerar prisão ou multa.

24 de janeiro de 2021

Compartilhe

Governo criou um site exclusivo com informações sobre o coronavírus (Foto: Divulgação)

Não bastasse todo o caos que a capital amazonense vive diante do triste cenário que a pandemia trouxe, as informações falsas – bem conhecidas como Fake News – se tornaram mais um inimigo a ser combatido com intensidade neste período, principalmente na tentativa de conter que o pânico seja ainda mais espalhado.

Desde o início da pandemia, alguns blogs e portais disseminavam notícias falsas na internet, mas o número de fake news tem crescido assustadoramente nesta chamada “segunda onda” de casos de Covid.

“Pacientes morrendo de fome”, “Funcionários coagidos”, “Governador vacinado”, “Vacinas desviadas” foram alguns dos temas que tiveram que ser desmentidos pelo Governo do Estado que, no site oficial, disponível exclusivamente para assuntos voltados à pandemia, coleciona, pelo menos, 85 fake news que foram expostas nas redes sociais institucionais.

O caso mais recente envolveu um áudio que viralizou no WhatsApp, orientando aos amazonenses que “estocassem alimentos e outros produtos porque o estado ficaria sob regime de lockdown”.

A informação falsa levou centenas de famílias aos supermercados de Manaus, ocasionando inúmeras aglomerações, um dos principais itens a ser combatidos na pandemia.

“Propagar fake news é crime e gera punições. A pessoa pode ser presa ou, segundo a Lei Estadul 5.369/2021, pagar uma multa de até R$ 10 mil. Não espalhe mentiras, nos ajude a manter o equilíbrio que tanto necessitamos neste momento soturno”, alertou o titular da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, Heron Silva.

Onde buscar informações verdadeiras

Todas as informações verdadeiras e relacionadas à pandemia podem ser vistas em um site exclusivo desenvolvido pelo Governo (clique aqui).

Desde março, o serviço de comunicação do Estado tem usado um selo para diferenciar os conteúdos entre o que é verdadeiro e/ou fake news. Saiba mais assistindo o vídeo abaixo:

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Vereador lança plataforma gratuita de educação política para a população

Inicialmente serão abordados assuntos como a Constituição Federal, a divisão dos poderes, a competência legal dos vereadores e como funcionam as eleições no Brasil.

1 de março de 2021

Defensoria Pública quer “delessários” de volta às atividades policiais

Wilson Lima (PSC) encaminhou à ALE-AM um novo Projeto de Lei para recolocar os delegados no cargo de comissários de polícia. O projeto não foi analisado por falta de quórum.

1 de março de 2021

Compra direta de vacinas terá tramitação rápida e fácil na Câmara Municipal de Manaus

Vereadores ouvidos pelo RealTime1 já se mostraram favoráveis a participação de Manaus no consórcio da Frente Nacional de Prefeitos para compra dos imunizantes.

1 de março de 2021

Ministério da Saúde tem um sério problema com registro de datas

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

1 de março de 2021

Senado debate lei que incentiva empresas a vacinar os trabalhadores

Projeto de lei garante as empresas incentivos fiscais para aquelas que por vontade própria adotem medidas para vacinar os trabalhadores delas

1 de março de 2021

Reunião com governadores pautará a PEC emergencial e socorro à saúde

A conversa do presidente da Câmara Federal, Artur Lira (PP-AL) com os chefes do executivo estadual vai de encontro as falas de Jair Bolsonaro (sem partido) nos últimos dias.

1 de março de 2021

Horário restrito deve causar aglomeração de praticantes nas academias de Manaus

A avaliação é de vereadores de Manaus que não concordam com o horário estabelecido pelo Governo. Eles defendem que o horário seja ampliado.

1 de março de 2021

Ministério Público dá posse aos novos membros do Conselho Superior

Novos conselheiros serão responsáveis pelas ações administrativas do Ministério Público do Estado do Amazonas e também pela discussão de diretivas internas

1 de março de 2021