fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Mutirão de vacinação vai chegar a Parintins junto com live dos bumbás

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

18 de junho de 2021

Compartilhe

No mesmo fim de semana em que os bumbás Caprichoso e Garantido realizam uma live, sem público, no bumbódromo de Parintins, o Governo do Estado vai realizar um mutirão de vacinação contra a Covid-19 na Ilha Tupinambarana. Parintins será o quarto município a receber o mutirão “Vacina Amazonas” para acelerar a imunização contra a Covid-19, que conta sempre com a parceria das prefeituras de cada município. A ação será no próximo dia 26 e a confirmação da data foi feita pelo governador Wilson Lima, em live pelas redes sociais, na noite desta quinta-feira.

___

AÇÃO DE SUCESSO

Após o sucesso do mutirão, em Manaus, nos dias 12 e 13 deste mês, o governo do Estado anunciou que neste sábado (19), o mutirão Vacina Amazonas chegará aos municípios de Manacapuru e Novo Airão, também com a colaboração das prefeituras desses municípios, para imunizar a população a partir de 30 anos sem comorbidades. Em Parintins, no dia 26, A previsão é que sejam vacinadas pessoas a partir de 25 anos sem comorbidades.

___

ABONO FARDAMENTO

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (18), o governador Wilson Lima (PSC) fez questão de ir pessoalmente ao Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas para anunciar que os policiais e bombeiros militares começam a receber, neste mês, o abono fardamento. Segundo o governador, o pagamento é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos policiais, a quem se referiu como “guerreiros, que deixam suas famílias todos os dias para proteger outras famílias do nosso Estado”.

___

EM DEFESA DO PAI

Filha do prefeito David Almeida (Avante) e presidente nacional do núcleo Jovem Avante, Fernanda Aryel Almeida, recorreu às redes sociais para defender seu pai sobre o episódio em que, irritado com a pergunta de uma repórter sobre a necessidade de se armar a guarda municipal, deu uma resposta considerada politicamente incorreta. Fernanda Aryel se mostrou uma oradora articulada, inteligente, despontando como um quadro promissor para o Avante, se decidir seguir carreira política. Sua defesa do prefeito – a quem naturalmente se refere como “papai” nos vídeos –, entretanto, merece reflexão.

___

LIBERDADE DE IMPRENSA

Ao defender seu pai, Fernanda Aryel desqualifica a jornalista que fez a pergunta – diga-se de passagem, pertinente – e fala como se armar as guardas municipais fosse uma questão impossível de ser questionada. Não cabe ao poder público decidir quais questionamentos devem ser feitos por jornalistas. É justo querer saber do prefeito quais os argumentos que o levaram a decidir armar a guarda municipal, sim.

___

ARGUMENTOS INTELIGENTES

A própria Fernanda, ao defender a tese, traz argumentos plausíveis que poderiam ter sido usados pelo prefeito em sua resposta em vez do argumento dado por ele de que se pudesse daria além de arma, chicote e chibata para revidar a quem chamou de “vagabundos”, referindo-se aos ataques ocorridos há dois finais de semana em Manaus. Entre eles, a onda de violência na cidade e a necessidade de preservação do patrimônio público.

___

MANAUS SEGUE TENDÊNCIA

Das 26 capitais brasileiras, 19 já possuem guarda municipal armada. Apenas três capitais não possuem guarda municipal: Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco. Manaus, atualmente, se encontra entre as quatro capitais onde a guarda municipal não é armada, duas delas grandes metrópoles onde o crime organizado tem forte presença: Recife e Rio de Janeiro. Além delas, apenas Manaus e Macapá ainda não armaram suas guardas municipais.

___

PÉRICLES NÃO QUER FAZER JURAMENTO

Convocado para ser ouvido pela CPI da Covid no Senado, a pedido dele mesmo, o deputado estadual Delegado Péricles (PSL) telefonou para o senador Marcos Rogério (DEM-RO) para fazer outro pedido. Péricles quer depor na condição de convidado, não de testemunha. A diferença é que testemunhas fazem juramento e ficam impedidos de mentir, sob pena de punição. Já os convidados não fazem juramento. O senador Marcos Rogério comunicou o pedido ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD), que o acatou.

___

DIA ESTADUAL PARA LEMBRAR VÍTIMAS DA COVID

O dia 9 de maio passa a integrar o calendário oficial do Estado como o Dia Estadual em Memória às Vítimas da Pandemia do Novo Coronavírus, no Amazonas. O PL, aprovado nesta semana pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) é de autoria do deputado Sinésio Campos (PT). A escolha do dia 9 de maio tem por base a data em que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou luto oficial de 3 dias, em memória das mais de 10 mil vítimas oficiais da Covid-19, ainda em 2020.

Leia mais sobre Política

Auxílios e soluções tributárias foram destaque na Aleam durante a pandemia

Apesar da baixa quantidade de projetos propostos diretamente pelos parlamentares sobre ajuda financeira, a maioria recebeu celeridade na aprovação na Assembleia Legislativa.

23 de julho de 2021

Wilson Lima quer ‘transformar Amazonas’ com 13 projetos do Educa+

Abrangendo 13 projetos, o Educa+ busca transformar a educação em todos os 62 municípios com o intuito de formar estudantes com pensamentos mais críticos.

23 de julho de 2021

E-mails da Saúde atestam que Manaus serviu como ‘cobaia’ na pandemia

Documentos encaminhados a CPI da Covid mostram que Ministério mandou 11 médicos para Manaus no auge da segunda onda com a missão de disseminar uso do tratamento precoce.

23 de julho de 2021

Joice Hasselman é agredida e recebe solidariedade da bancada feminina

Deputada federal por São Paulo revelou que sofreu um possível 'atentado' enquanto assistia séries de televisão na sala do apartamento funcional onde mora em Brasília.

23 de julho de 2021

Criação de leis relacionadas à pandemia não foi prioridade na Aleam

Mesmo com 12% dos projetos de lei apresentados pelos deputados estaduais tratando de temas relacionados à pandemia, apenas seis deles foram transformados em Lei.

22 de julho de 2021

Flávio Bolsonaro é vacinado no Rio e agradece ao pai ‘negacionista’

Após publicar, em janeiro, post em rede social dizendo que não se vacinaria, filho do presidente foi, nesta quinta-feira, a um posto de saúde e recebeu a dose da AstraZeneca.

22 de julho de 2021

Parceria entre Governo e Infraero vai modernizar aeródromos do AM

Há 13 aeródromos em oito calhas do Amazonas. Haverá a execução de projetos, captação de recursos e fiscalização de obras aeroportuárias no Estado.

22 de julho de 2021

Tenente do Exército fala em ‘meter fogo’ em índios isolados no AM

"Vocês têm de cuidar dos índios isolados, porque senão eu vou, junto com os marubos, meter fogo nos isolados”, disse Henry, durante reunião na aldeia Paulinho.

22 de julho de 2021