fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Mídia nacional não dá importância para discussão entre Braga e Omar

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

30 de junho de 2021

Compartilhe

Importância dada na mídia nacional para a disputa protagonizada pelos senadores da bancada amazonense Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) dá a exata medida da relevância meramente regional da discussão. Os dois senadores pelo Amazonas dominaram boa parte do início da sessão da CPI desta quarta-feira (30) discutindo sobre os requerimentos de quebra de sigilo do deputado estadual Fausto Júnior (MDB), de sua mãe, a conselheira do TCE-AM Yara Lins, e de empresas supostamente ligadas à sua família, que Omar desejava levar a cabo. A mídia nacional ignorou solenemente a rusga amazonense.

___

QUEBRA DE SIGILO ADIADA

A discussão incomodou também os membros da CPI, que muito provavelmente também perceberam que a disputa dizia respeito a grupos políticos amazonenses. Com o tom cada vez mais alto e o clima cada vez mais quente e acirrado, coube a Omar retirar seus requerimentos de quebra de sigilo da votação desta quarta-feira (30). Os requerimentos devem ser votados na sessão da sexta-feira (2). Só assim foi possível dar seguimento à sessão, votar os demais requerimentos e chamar o depoente do dia: o empresário Carlos Wizard.

___

O CIRCO E O PALHAÇO

As discussões na CPI não se resumiram, entretanto, à disputa entre Omar e Braga. Mais tarde, já na oitiva do empresário Carlos Wizard, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou que a comissão era “a CPI do circo”, uma expressão que tem sido disseminada nas redes sociais pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O senador Omar Aziz não titubeou ao dar a resposta instantânea a Marcos Rogério: “e o senhor é o palhaço”.

___

ALEAM ACHOVALHADA NACIONALMENTE

O depoimento de Fausto Júnior, aliás, não reverberou apenas na sessão desta quarta-feira (30) da CPI. Na sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), muitos colegas de Fausto manifestaram decepção – e até mesmo indignação – com o depoimento do relator da CPI da Saúde no Amazonas. Houve quem dissesse que a Aleam foi achovalhada nacionalmente pelo depoimento de Fausto. O deputado Serafim Corrêa (PSB) foi mais longe: disse que Fausto mentiu quando disse à CPI do senado que foram os membros da CPI da Aleam que decidiram não indiciar os governadores.

___

PETELECO DO BRAGA

O comunicador Ronaldo Tiradentes afirmou, em seu programa matinal de rádio e TV nesta quarta-feira (30), que o deputado estadual Fausto Júnior (MDB) tem vocação para ser “Peteleco”, o famoso fantoche manauara. Segundo Tiradentes, agora o deputado é o “Peteleco” do senador Eduardo Braga (MDB). A verdade é que Braga jogou seu pupilo na fogueira ao levar adiante a ideia de sua audiência na CPI da Covid. Fausto se complicou, não agradou aos senadores da CPI, envolveu sua mãe em confusão e ainda se indispôs com seus pares na Aleam.

___

MUTIRÃO ULTRAPASSA 25 MIL DOSES

O viradão ‘Vacina Amazonas’, que iniciou às 18 horas desta terça-feira (26/06) e é o 2º mutirão de vacinação contra a Covid-19 realizado pelo Governo do Estado em Manaus, anunciou no final da manhã desta quarta-feira (30), que ultrapassou a marca de 25 mil doses aplicadas. Os imunizantes estão sendo aplicados em três postos: a Arena da Amazônia e Centro de Convenções Vasco Vasques.

___

ANÚNCIO SIMULTÂNEO PARA OS DE 27 ANOS

Simultaneamente, mas separadamente, o governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito David Almeida (Avante) anunciaram, por meio de vídeos publicados pouco depois do meio-dia desta quarta-feira (30), que a imunização em Manaus foi estendida para pessoas de 27 anos na capital, que podem se dirigir tanto aos postos da prefeitura quanto aos três pontos de vacinação do “viradão” do Governo do Estado.

___

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO

O diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Dr. Gerson Mourão, anunciou a criação do Centro Avançado de Prevenção do Câncer de Colo, um anexo dentro da instituição. O Amazonas apresenta uma taxa bruta de câncer de colo uterino 102% maior que a média brasileira, daí a atenção especial à prevenção à doença. Segundo Mourão, o Centro Avançado de Prevenção do Câncer de Colo será composto por quatro ambulatórios, um auditório para 50 pessoas e quatro centros cirúrgicos.

___

MPF PERMANECE EM TELETRABALHO

O Ministério Público Federal (MPF) prorrogou, mais uma vez, até o dia 15 de julho, o regime de trabalho remoto no Amazonas e suspendeu o retorno gradual às atividades presenciais na unidade. Os usuários, portanto, deverão utilizar os meios eletrônicos para acessar os serviços do MPF. A decisão aponta para uma tendência observada por especialistas no pós-pandemia: em alguns setores, tanto trabalhadores quanto usuários/clientes acabarão descobrindo que o serviço não presencial acaba se revelando mais vantajoso.

___

NOVAS REGRAS PARA AGROTÓXICOS

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) está comunicando às revendedoras de agrotóxicos em Manaus sobre os novos procedimentos para o envio de informações sobre a saída dos defensivos agrícolas, que passará a ser totalmente digital. Atualmente, isso é feito em formato físico, o que requer a análise de milhares de receituários agronômicos. Válida a partir do segundo semestre de 2021, a nova metodologia prevê que as informações referentes à venda de agrotóxicos, incluindo quantidade e cultura a que se destinam, sejam organizadas em planilha, para otimizar a conclusão do levantamento.

Leia mais sobre Política

PEC do Voto Impresso pode ser votada por Comissão na próxima quinta

Para garantir o sigilo do voto, será proibido o uso de qualquer elemento de identificação do eleitor na cédula impressa.

30 de julho de 2021

Garantido no Senado até 2026, Plínio não quer se aventurar a vice em 2022

Senador acredita ser uma boa opção para uma terceira via na disputa pelo Governo do Amazonas, mas descarta formar chapa com o tucano Arthur Neto na Eleição majoritária.

30 de julho de 2021

Bolsonaro ressuscita boatos de fraude nas Eleições e não prova nada

Presidente há um ano diz ter provas de que houve fraude nas Eleições em 2018. Nesta quinta-feira (29), mais uma vez não cumpriu com a palavra ao não revelar provas.

29 de julho de 2021

Punições pelo uso indevido de dados pessoais começam a valer domingo

Quem infringir a lei fica sujeito a advertência, multa simples, multa diária, suspensão parcial ou total de funcionamento, além de outras sanções.

29 de julho de 2021

CPI centrará fogo nas plataformas de redes sociais que divulgaram mentiras

O senador Omar Aziz considera um absurdo a quantidade de mentiras e desinformação que circula nas plataformas de redes sociais a partir de robôs de internet.

29 de julho de 2021

Senador do AM chama procurador do MPF de ‘militante ambiental’

O procurador proibiu que o Ibama realize audiências virtuais para expor o estudo de impacto ambiental para licenciamento da BR-319. Órgão tem 10 dias para acatar a decisão.

29 de julho de 2021

Pazuello depõe em inquérito da PF que apura prevaricação de Bolsonaro

O ex-ministro da Saúde começou a depor às 10h e até o momento segue na superintendência da Polícia Federal em Brasília. Pazuello hoje trabalha na cozinha do Planalto.

29 de julho de 2021

Procurador pede que Coari suspenda festividades pelos 89 anos da cidade

A comemoração dos 89 anos da fundação de Coari, recheada de eventos, deve ser suspensa a pedido Ministério Público do Amazonas devido ao risco sanitário.

29 de julho de 2021