fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Manaus encerra junho registrando quatro dias sem mortes por Covid

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

1 de julho de 2021

Compartilhe

O informe funerário divulgado pela Prefeitura de Manaus no fim da tarde desta quarta-feira (30) registra mais um dia em que não houve nenhuma morte por Covid-19 em Manaus. Com este, foram quatro dias no mês de junho em que a capital não registrou nenhuma morte declarada pelo novo coronavírus. O dia 13 de junho foi o primeiro sem óbitos pela doença desde 5 de novembro de 2020. O mesmo ocorreu nos dias 22 e 24 de junho. Os dados são obtidos pelos registros de sepultamento nos cemitérios públicos e privados da cidade.

___

BRAGA FORA DO G7

O jogo duplo realizado pelo senador Eduardo Braga (MDB) na CPI da Covid no Senado lhe rendeu a exclusão do grupo G7, formado por senadores oposicionistas e independentes. O grupo, por ser maioria, é quem dá as cartas na CPI. O senador nega que tenha “virado a casaca” para o lado dos governistas. Se reafirma independente. Aos olhos do agora G6, entretanto, Braga tem se comportado em consonância com o que defendem os governistas na CPI.

EXCLUÍDO DO ZAP

O afã de culpabilizar o Governo do Amazonas é o que aproxima Braga dos governistas, a quem também interessa culpar governadores e prefeitos para amenizar o peso que recai sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os ataques proferidos por seu pupilo, o deputado estadual Fausto Júnior (MDB), ao presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD), também não foram bem vistos pelos oposicionistas. O resultado teria sido a criação de um novo grupo de whatsapp no qual Braga não foi adicionado.

___

SEM MEDO DA CPI

Muito bem-humorado e otimista em relação aos resultados da intensificação da vacinação realizada por prefeitura e Governo do Estado nos últimos dias, o prefeito David Almeida (Avante) declarou, na manhã desta quinta-feira (1º), que não teria nenhum problema em ir à CPI da Covid esclarecer fatos sobre a pandemia em Manaus, caso fosse convocado. David respondia ao questionamento de uma repórter e fez questão de lembrar que a Prefeitura de Manaus não recebeu “dinheiro da Covid”.

___

CAIU NO OLHO DO FURACÃO

É bem verdade que faria mais sentido chamar para depor sobre Manaus na CPI o antecessor de David, Arthur Neto (PSDB). David assumiu a prefeitura já em meio à mais grave crise que a pandemia ocasionou na cidade. Menos de 15 dias após sua posse, ocorreu o nefasto episódio da crise de oxigênio na capital, a mais grave ocorrência de todo o período da pandemia. Quem tem mais autoridade para falar sobre os atos que levaram a capital ao caos, portanto, é o predecessor de David.

___

QUÓRUM MÍNIMO

Foi mais uma vez uma luta para obter o quórum mínimo para votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na manhã desta quinta-feira (1º). O presidente da Casa, Roberto Cidade (PV), chegou a se irritar e ameaçou a fechar os portões da Assembleia para impedir que qualquer deputado saísse. “Está difícil para a gente efetuar as votações da semana. Vou ter que fechar o portão”, ameaçou. Demorou uma hora e meia para começar a votação. Com quórum mínimo, obviamente.

___

CIDADE ASSINOU PEDIDO DE CPI

O presidente da Aleam, aliás, assinou na manhã desta quinta-feira (1º) o pedido de instalação de uma CPI da Covid na Casa Legislativa amazonense. Com a adesão de Roberto Cidade, já são cinco as assinaturas para a instauração da CPI. Nejmi Aziz (PSD), Dermilson Chagas (Podemos), Wilker Barreto (Podemos) e Delegado Péricles (PSL) são os outros signatários. Ficam faltando três assinaturas para que a comissão seja instalada.

___

IMÓVEIS EM LEILÃO

Imóveis localizados em Manaus e Boa Vista serão leiloados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT-11) em mais um leilão público de bens imóveis realizado pela corte trabalhista. Estimados em mais R$ 1,9 milhão, os imóveis leiloados terão os valores arrecadados direcionados para o pagamento de créditos trabalhistas já sentenciados pela Justiça do Trabalho no Amazonas e em Roraima. O leilão será realizado exclusivamente na modalidade virtual no endereço eletrônico www.amazonasleiloes.com.br.

___

ÓPERA VIRTUAL

Realizado de forma on-line por conta da pandemia de Covid-19, o 23º Festival Amazonas de Ópera (FAO), que ocorreu entre 6 e 20 de junho, teve 206.347 visualizações no canal do evento, no YouTube, e nas páginas do Facebook da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da TV Encontro das Águas. O FAO apresentou óperas e concertos gravados, recitais de piano e voz transmitidos ao vivo, webinars e masterclasses on-line, além da série de vídeos educativos, “Raio-X da Ópera”.

Leia mais sobre Política

Wilson Lima quer ‘transformar Amazonas’ com 13 projetos do Educa+

Abrangendo 13 projetos, o Educa+ busca transformar a educação em todos os 62 municípios com o intuito de formar estudantes com pensamentos mais críticos.

23 de julho de 2021

E-mails da Saúde atestam que Manaus serviu como ‘cobaia’ na pandemia

Documentos encaminhados a CPI da Covid mostram que Ministério mandou 11 médicos para Manaus no auge da segunda onda com a missão de disseminar uso do tratamento precoce.

23 de julho de 2021

Joice Hasselman é agredida e recebe solidariedade da bancada feminina

Deputada federal por São Paulo revelou que sofreu um possível 'atentado' enquanto assistia séries de televisão na sala do apartamento funcional onde mora em Brasília.

23 de julho de 2021

Criação de leis relacionadas à pandemia não foi prioridade na Aleam

Mesmo com 12% dos projetos de lei apresentados pelos deputados estaduais tratando de temas relacionados à pandemia, apenas seis deles foram transformados em Lei.

22 de julho de 2021

Flávio Bolsonaro é vacinado no Rio e agradece ao pai ‘negacionista’

Após publicar, em janeiro, post em rede social dizendo que não se vacinaria, filho do presidente foi, nesta quinta-feira, a um posto de saúde e recebeu a dose da AstraZeneca.

22 de julho de 2021

Parceria entre Governo e Infraero vai modernizar aeródromos do AM

Há 13 aeródromos em oito calhas do Amazonas. Haverá a execução de projetos, captação de recursos e fiscalização de obras aeroportuárias no Estado.

22 de julho de 2021

Tenente do Exército fala em ‘meter fogo’ em índios isolados no AM

"Vocês têm de cuidar dos índios isolados, porque senão eu vou, junto com os marubos, meter fogo nos isolados”, disse Henry, durante reunião na aldeia Paulinho.

22 de julho de 2021

Guedes: Onyx e Nogueira melhoram laços de Bolsonaro com Senado

O anúncio dos nomes de Lorenzoni e Nogueira para comandar as duas pastas foi feito nesta quinta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro.

22 de julho de 2021