fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Mais de 3 mil pessoas com Covid-19 não devem ser vacinadas

Pacientes com Covid-19, ou sob suspeita, ainda não devem receber o imunizante. Plano de Vacinação no Amazonas vai seguir fases definidas pelo Governo Federal.

18 de janeiro de 2021

Compartilhe

Coronavac foi liberada pela Anvisa para uso emergencial (Foto: Divulgação)

No Amazonas, pelo menos 3.177 pessoas não devem receber a vacina contra a Covid-19 nesta primeira fase do Plano de Imunização. Estas pessoas ou estão internadas, acometidas pelo vírus, ou estão aguardando leito para internação.

Segundo o último boletim divulgado neste domingo (18), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), há 2.753 pacientes internados nas redes pública e particular em todo o Estado (do total, 613 sob suspeita da doença) e outras 364 pessoas estão na fila de espera por um leito.

Estas mais de três mil pessoas não devem ser vacinadas e devem aguardar, no mínimo, quatro semanas para serem imunizadas após o restabelecimento da saúde.

“Vacina não é remédio para Covid. Quem está doente agora não deve se vacinar. Deve aguardar quatro semanas”, disse o infectologista Marcus Lacerda que seguiu alertando que a principal medida a ser adotada contra o vírus ainda é o uso dos protocolos sanitários (máscara, lavar as mãos, usar álcool em gel e manter distanciamento).

“Se as pessoas não se trancarem em casa, nunca teremos hospitais suficientes, em nenhuma parte do mundo. Profissionais de saúde e leitos de UTI não se multiplicam na velocidade do vírus. Precisamos parar com a transmissão com urgência”, alertou o médico.

O infectologista ressaltou ainda que estes cuidados pessoais devem ser maiores que os de abril, quando o Amazonas viveu o primeiro pico da doença. A justificativa, segundo Marcus Lacerda, é que “a nova linhagem do vírus em Manaus é mais infectiva”.

Quem já tá teve Covid pode não estar imune

Engana-se quem pensa que por já ter pego a doença deve passar longe da fila de vacinação. Além dos casos de reinfecção já confirmados em alguns lugares do mundo, inclusive em Manaus, os especialistas ainda desconhecem a duração da imunidade de quem já passou pelas fases da Covid-19.

“Embora a gente saiba que existe uma imunidade após a doença, a gente não sabe quanto tempo essa imunidade dura. É uma doença nova, a gente não sabe o tempo que a imunidade vai durar, então, por isso, é recomendado que as pessoas, mesmo que tenham tido a doença, se vacinem normalmente”, explicou o pneumologista da USP, Luís Renato Alves.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Em plena pandemia, projetos de deputada priorizam a causa animal

Na sessão desta quarta-feira (24) quatro projetos da deputada Joana Darc (PL), com esse fim, foram retirados de pauta e ironizados pelos parlamentares.

24 de fevereiro de 2021

Declaração de Guedes à bancada do AM: mero deboche ou fritura à vista?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021

Amazônia é tema de reunião entre governadores e Hamilton Mourão

Videoconferência com governadores e vice-presidente Mourão, na terça-feira, teve como foco o Plano Amazônia e desmatamento na região.

24 de fevereiro de 2021

Bancada aposta em decreto legislativo para barrar Guedes

Três decretos legislativos apresentados no Congresso Nacional visam brecar a redução do Imposto de Importação para bicicletas, medida que fere de morte as indústrias no AM

24 de fevereiro de 2021

Para Guedes não há prejuízos à Zona Franca com redução de impostos

A bancada do Amazonas esteve reunida com o ministro para entregar um projeto que altera o decreto editado por Bolsonaro que afeta a produção de bicicletas na ZFM.

23 de fevereiro de 2021

Consumo de oxigênio medicinal tem queda de 14% no Amazonas

Taxa de transmissão menor do coronavírus e menos internações são alguns dos fatores que levaram à baixa no consumo de oxigênio no Amazonas.

23 de fevereiro de 2021

Detran-AM mantém serviços e agendamentos durante ponto facultativo

Usuários podem realizar normalmente os serviços pela internet, como Renovação Simplificada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

23 de fevereiro de 2021

Novas variantes do coronavírus têm 204 contágios confirmados

Variantes do coronavírus com origem no Reino Unido e Amazonas já têm 204 casos de contaminação confirmados no Brasil e 60 no Amazonas.

23 de fevereiro de 2021