fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Maioria em Manaus repudia classe política e deseja limpeza no parlamento

O #QueroSaber do RealTime1 questionou se o público sente vergonha do país por causa dos políticos. Mais de 1,1 mil pessoas interagiram com o tema nas redes sociais.

23 de março de 2022

Compartilhe

RealTime1 repercutiu nas ruas de Manaus uma pesquisa do DataSenado divulgada recentemente (Foto: Marcelo Andrade)

Em uma pesquisa encomendada, 67% dos entrevistados pelo Senado Federal este mês dizem que sentem vergonha do Brasil por causa da classe política. O quadro #QueroSaber, do RealTime1, expôs o tema ao público de Manaus por meio de publicação em redes sociais.

Mais de 1,1 mil pessoas interagiram com o tema no Facebook do RealTime1. Maioria opina que o Brasil não merece os políticos que têm e que é preciso o eleitor fazer a diferença nas urnas este ano para promover uma limpeza no parlamento.

Mas há quem diga não ter vergonha do país, por ser “uma terra de gente batalhadora e honesta que busca vencer na vida”.

Alguns comentários fazem menções a políticos e os comparam com “ladrões”, os caracterizando como “corruptos” e criticam veementemente o sistema político e a justiça brasileira que “blindam” alguns em meio às falcatruas.

Muitos dos entrevistados acreditam ainda que o percentual do levantamento do Instituto DataSenado pode ser ainda maior.

Veja a publicação e acompanhe os comentários:

Ainda na pesquisa, 38% dos entrevistados disseram que gostariam de morar em outro país.

A diretora da Secretaria de Transparência do Senado Federal, Elga Lopes, disse que, com base no resultado da pesquisa, está cada vez mais forte essa vergonha de ser brasileiro, de falar mal do Brasil, de se sentir mal com relação ao sistema, sobretudo ao político brasileiro.

Segundo ela, entre os jovens isso assusta ainda mais, porque 70% têm vergonha.

“E temos um país em que quase 40% das pessoas querem ir embora, porque não estão vendo esperança. É com isso que os candidatos vão se defrontar na hora de conversar com o eleitor. Eles serão capazes de oferecer algum diálogo sobre a estrutura política, sobre o que o eleitor entende como as mazelas do sistema político, sobre a corrupção? Porque é isso que o eleitor está esperando”, diz Elga Lopes. 

A TV RealTime1 também foi às ruas de Manaus saber a opinião do público. Entre os comentários, a população avalia que o brasileiro sente vergonha do país por conta dos políticos. Para eles, existe muita corrupção, e isso é algo que não vai melhorar da noite para o dia.

Para o público, é preciso eleger políticos que pensem no bem-estar da sociedade, com a promoção de melhorias na qualidade do ensino, na prestação de serviços de saúde e mais segurança.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022