fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Maior pressão que Anvisa sofre são 423 mil mortes, diz Barra Torres

Um dos temas que dominaram a oitiva do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi o possível lobby do governo para proibir a importação da vacina russa.

11 de maio de 2021

Compartilhe

Otto Alencar questionou a demora da Anvisa para analisar o pedido de autorização da Sputnik V (Foto: Reprodução)

Um dos temas que dominou, na manhã desta terça-feira (11), a oitiva do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, foi sobre as imposições que os diretores do órgão sofreram para barrar a certificação de vacinas, em especial a russa Sputnik V. Ele acrescentou que a única pressão que a agência recebe é a de mortes causadas pela doença.

Barras Torres descartou qualquer tipo de intimidação, seja de autoridades públicas ou de lobistas da iniciativa privada. Ele reforçou que as autorizações concedidas às cinco marcas de vacinas foram todas técnicas e que levaram em conta a eficácia do medicamente e a segurança para os pacientes.

Em resposta ao senador Eduardo Girão (Cidadania/CE), que questionou o lobby de farmacêuticas que tem interesse em vender produtos mais caros, Barra Torres disse que estas pressões não surtem efeitos porque as posições da Anvisa foram tomadas de maneira transparente e que estão à disposição da comunidade científica para uma eventual contestação.

Em resposta a Otto Alencar (PSD/BA), que questionou a proibição da importação da Sputnik V – embora um órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia tenha aprovado a segurança do medicamente -, Barra Torres defendeu a proibição da Anvisa com base nos documentos encaminhados pelo produtor da Sputinik, o Instituto Gamaleya.

A documentação foi considerada insuficiente para dirimir as dúvidas técnicas detectadas pelo corpo de servidores da Anvisa.

“A solicitação de autorização para importação e produção da Sputnik V no Brasil está parada e assim que recebermos as respostas para nossas dúvidas o processo será retomado”, disse Barra Torres.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Especialistas em Saúde são contrários, mas Alemão quer comércio 100% aberto

Empresário e parlamentar, William Alemão afirma que maioria das pessoas dos grupos de risco para a Covid-19 está imunizada e que cenário é ideal para flexibilizar medidas.

25 de junho de 2021

Agenda antiambiental de Bolsonaro pode prejudicar Zona Franca de Manaus

A transgressão de compromissos internacionais para a preservação da floresta amazônica pode acarretar boicotes a produtos brasileiros em outros países.

25 de junho de 2021

Maioria do STF impede convocação de governadores pela CPI da Covid

Os ministros seguem decisão individual da ministra Rosa Weber, que suspendeu as convocações de governadores determinadas pela CPI da Pandemia.

24 de junho de 2021

Por ordem de Alexandre de Moraes, Daniel Silveira é preso novamente

O ministro do STF alega em sua decisão que Daniel Silveira violou mais de 30 vezes as regras da prisão domiciliar que o deputado está cumprindo desde o início do ano.

24 de junho de 2021

Câmara autoriza candidatura de gestor multado por conta irregular

A lei aprovada por 345 favoráveis, 98 contrários e quatro abstenções, libera para concorrer os gestores que foram punidos apenas com multa. A matéria segue para o Senado.

24 de junho de 2021

Irmãos bolsonaristas prometem ‘bomba’ na CPI para derrubar República

Além de revelar que possuem informações quentes do Governo Federal, os irmãos Miranda pediram segurança à CPI após intimidação de Onix Lorenzoni.

24 de junho de 2021

Filipe Martins ganha liminar para ficar calado em depoimento na CPI

Assessor Internacional da Presidência da República será ouvido para esclarecer a presença dele na reunião com representantes da Pfizer, em novembro, para a compra de vacinas.

24 de junho de 2021

Luis Miranda pede prisão de Onyx Lorenzoni e Elcio Franco à CPI

O deputado federal encaminhou um ofício ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, no qual afirma que Onyx e Élcio estariam buscando coagi-lo antes do seu depoimento.

24 de junho de 2021