fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

Lei que institui Programa Orçamento na Escola é regulamentada por David

O cálculo da quantia que será repassada às escolas, terá por base o valor per capita de R$ 28, multiplicado pelo número de alunos matriculados nas unidades.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

O gestor poderá utilizar o recurso do Proesc para fazer pequenos reparos (Foto: Divulgação)

O prefeito de Manaus, David Almeida, regulamentou a Lei nº 2.753, que institui o Programa Orçamento na Escola (Proesc) na rede municipal de ensino, para que as mais de 500 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) tenham verba para adquirir bens materiais ou realizar serviços. A regulamentação foi publicada na sexta-feira (10), na edição 5.181, do Diário Oficial do Município (DOM).

O cálculo da quantia que será repassada às escolas, terá por base o valor per capita de R$ 28, multiplicado pelo número de alunos matriculados nas unidades, de acordo com o Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam) do ano vigente.  

“Esse é mais um passo que a nossa gestão está dando, para dar autonomia financeira aos diretores para fazerem pequenas reformas nas escolas. Assim, mantemos nossas unidades de ensino com qualidade na sua estrutura física e economizamos recursos financeiros com a manutenção constante”, ressaltou o prefeito.  

De acordo com o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, o Proesc é mais um programa desenvolvido pela Semed, onde os gestores terão mais autonomia.

“O Proesc vem somar com outros programas que estamos implementando na rede. O gestor poderá utilizar o recurso do Proesc para fazer pequenos reparos, como um cano que está vazando, um banheiro com infiltração, uma lâmpada queimada ou uma telha que quebrou. Ele vai poder providenciar os reparos de imediato. Resolvendo no início, vamos evitar problemas maiores, além de economizar dinheiro com reformas”, disse Pauderney.

Recurso

Segundo o subsecretário municipal de Administração e Finanças da Semed, Lourival Praia, as despesas serão custeadas pelo orçamento vigente da Semed e de créditos adicionais.

“Toda vez que calcularmos o valor a ser repassado, a legislação diz que podemos usar até 25% do recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb, e 25% do Salário Educação. O restante, no mínimo 50%, pode ser usado da Fonte 101 (Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE). Nessa primeira parcela, vamos utilizar o recurso do Salário Educação. Com a autorização do prefeito e do secretário, poderemos aumentar até duas parcelas para 2022”, disse.

O diretor não poderá usar a verba para ressarcir despesas de gestões anteriores, contratação de seguros, premiações, contratações, entre outros. A previsão é que o valor seja disponibilizado em outubro, por meio de um cartão entregue aos gestores das unidades.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson e Queiroga participam de mobilização contra Covid-19 em Manaus

Mobilização de ações contra a Covid-19, com a vacinação e a testagem da população em larga escala, acontecem simultaneamente nos sete estados da região Norte neste sábado.

21 de janeiro de 2022

Carol Braz e Luiz Castro dão primeiro passo na disputa por Governo e Senado

Carol desfiliou-se do PSC para disputar o governo do Amazonas pelo PDT, enquanto Luiz deixou a Rede para tentar pela segunda vez chegar ao Senado Federal.

21 de janeiro de 2022

Prefeito de Parintins, Bi Garcia revela que testou positivo para Covid-19

Nas redes sociais o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, revelou que sentiu sintomas leves na noite desta quinta-feira e resolveu fazer um exame que confirmou a doença.

21 de janeiro de 2022

Bolsonaro chega ao velório da mãe, que morreu aos 94 anos em São Paulo

Olinda, que sofria com Alzheimer, morreu aos 94 anos na madrugada desta sexta. Ela estava internada em um hospital de São Paulo e a causa da morte não foi divulgada.

21 de janeiro de 2022

Lula segue na liderança do primeiro turno com 42%; Bolsonaro tem 28%

Esta rodada, no entanto, trouxe um fato novo: Lula entrou na zona do empate técnico em comparação ao somatório das intenções de voto dos demais candidatos.

21 de janeiro de 2022

TRE autoriza desfiliação de Marcelo Ramos do Partido Liberal

Marcelo Ramos confirmou que a partir de agora está formalmente fora do PL. O vice-presidente da Câmara Federal afirmou que deve anunciar um novo partido em breve.

21 de janeiro de 2022

MPAM expede recomendação contra nepotismo na Prefeitura de Canutama

Promotoria do MPAM de Canutama recomendou que o Município exonere agentes públicos que tenham algum parentesco com o prefeito e o vice-prefeito, em até 30 dias.

21 de janeiro de 2022

Partido de Bolsonaro tem de Tiririca a líder da bala no Congresso

Além de um numeroso grupo de candidatos leais a Bolsonaro e alinhados ao ideário do atual presidente, o PL deve chamar a atenção durante as eleições pela composição eclética.

21 de janeiro de 2022