fbpx

quinta, 28 de janeiro de 2021

Deputados falam com Villas Bôas sobre desenvolvimento econômico do AM

Villas Bôas é atual assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e conselheiro de Jair Bolsonaro para questões de Defesa e desenvolvimento da Amazônia.

4 de setembro de 2020

Compartilhe

Na reunião foram tratados temas importantes para o desenvolvimento do Amazonas (Foto: Divulgação)

Os deputados do PRTB, Josué Neto e Fausto Júnior estiveram em Brasília, com o general da reserva Eduardo Villas Bôas. Durante o encontro, foram tratados temas importantes para o desenvolvimento do Amazonas, como: BR-319, gás natural, mineração, estrada que ligaria Boa Vista (RR) a Georgetown (Guiana), o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e fiscalização das fronteiras do Estado com países vizinhos.

Villas Bôas é atual assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e conselheiro do presidente Jair Bolsonaro para questões de Defesa e desenvolvimento da Amazônia. Isso porque, Villas Bôas atuou por décadas na Região Amazônica antes de assumir o Comando do Exército Brasileiro, cargo que deixou no início de 2019 por motivos de saúde.

“É sempre uma honra estar com o general Villas Bôas porque a gente aprende muito com ele e traz sempre informações sobre o Amazonas e ouvimos a opinião de quem trabalhou muito pelo Brasil e que conhece bem a Amazônia. Tratamos sobre temas importantes para a região, principalmente em relação a logística e exploração de recursos naturais para o desenvolvimento do Estado” afirmou Josué Neto.

O parlamentar também visitou Villas Bôas em fevereiro deste ano, durante uma passagem por Brasília. Na ocasião, Josué também esteve com o vice-presidente do Brasil, General Hamilton Mourão e com o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

BR-319

Josué destacou que uma das formas de apoiar o desenvolvimento do Amazonas é resolver a questão logística da região, com a conclusão da BR-319 (que liga Manaus a Porto Velho (RO) e consequentemente ao restante do país) e a estruturação das estradas que ligam a capital de Roraima, Boa Vista, ao Porto de Georgetown, na Guiana. “Isso vai facilitar a exportação dos produtos produzidos na Zona Franca de Manaus, favorecendo as indústrias, tornaria o Amazonas mais atrativo a novos investimentos, com bons reflexos na geração de empregos, renda, e também no desenvolvimento de outros setores, como o turismo”, afirmou.

Biotecnologia

Também foi pauta da reunião a necessidade de investimentos no CBA voltados ao desenvolvimento tecnológico e inovação em temas relacionados à bioeconomia, para servir de suporte às empresas que tem interesse em ampliar seus serviços a partir da exploração sustentável da região. A medida pode acelerar o projeto de implantação do Polo Industrial de Bioeconomia com base na Zona Franca de Manaus.

Gás natural

Josué Neto apresentou ao General o potencial de desenvolvimento do Amazonas a partir das suas reservas de gás natural (uma das maiores do Brasil) e os entraves que envolvem esse projeto (legislação estadual). Para o parlamentar, o gás hoje é uma das melhores alternativas de desenvolvimento da região porque atenderá principalmente as necessidades das indústrias brasileiras, com um combustível não poluente e custo de exploração menor.

Um Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta potencial de geração de 48 mil novos empregos em 19 municípios do Amazonas e movimentação financeira da cadeia econômica, direta e indireta, na ordem de R$ 3 trilhões nos próximos dez anos.

Mineração e Fronteiras

Josué também apresentou dados sobre o potencial de exploração do potássio, nióbio, e outros minerais presentes em grande quantidade na região e que podem ser explorados de forma sustentável. E também tratou sobre a necessidade de intensificar com urgência a fiscalização das fronteiras do Amazonas como alternativa ao combate do narcotráfico no Brasil, com efeitos na redução da criminalidade, e no tráfico de drogas, pessoas, plantas e animais.

Veja mais notícias

Vacina da AstraZeneca está liberada para distribuição em Manaus

Plano apresentado pela prefeitura está de acordo com as diretrizes da Fiocruz e do Ministério da Saúde, segundo despacho da juíza Jaiza Fraxe.

27 de janeiro de 2021

Wilson Lima contradiz Pazuello e diz que avisou sobre falta de oxigênio

Em entrevista à imprensa, governador afirmou que informou ao Ministério da Saúde assim que a White Martins avisou que teria problemas com a falta de oxigênio.

27 de janeiro de 2021

Indignado, David diz que Ministério Público agiu arbitrariamente

Após MPE solicitar à Justiça sua prisão preventiva, o prefeito emitiu nota em que afirmou estar profundamente indignado com a atuação ilegal e arbitrária de membros do MPE.

27 de janeiro de 2021

População do AM tem acesso a atendimento clínico via ChatBot

Sistema que utiliza inteligência artificial foi desenvolvido em parceria com a Samel Health Tech e Instituto Transire e entrou no ar nesta quarta-feira (27).

27 de janeiro de 2021

Oito municípios do interior já enviaram lista com nomes de vacinados ao TCE

Entregaram relação nominal dos vacinados as Prefeituras de Guajará, Silves, Maués, São Gabriel da Cachoeira, Barreirinha, Novo Aripuanã, Jutaí e Uarini.

27 de janeiro de 2021

Prefeitura cria gabinete para acompanhar vacinação contra Covid em Manaus

Os integrantes da comissão farão a auditoria das listas de vacinação e a apuração das irregularidades cometidas por servidores municipais na execução do plano de imunização.

27 de janeiro de 2021

Amom ainda na ‘briga’ para evitar cancelamento do Enem no Amazonas

O Inep solicita que a aplicação das provas no Amazonas sejam suspensas, até que seja finalizado o estado de calamidade pública. Antes o órgão não queria aceitar o adiamento.

27 de janeiro de 2021

Prefeitura de Manaus pede liberação das vacinas à Justiça

O lote referente à capital amazonense está retido na FVS-AM por ordem da juíza federal Jaiza Fraxe que, dentre algumas determinações, quer mais transparência da Prefeitura.

27 de janeiro de 2021