fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

José Maria Rabelo, fundador do PDT, morre em MG aos 93 anos

José Maria Rabelo estava internado há mais ou menos 1 mês; causa da morte foi falência múltipla de órgãos. Rabelo foi presidente do PDT mineiro durante 18 anos.

29 de dezembro de 2021

Compartilhe

O velório será realizado nesta quarta-feira (29) (Foto: Reprodução)

O escritor, jornalista e um dos fundadores do PDT, José Maria Rabelo, morreu na madrugada desta quarta (29) em Belo Horizonte, Minas Gerais, aos 93 anos. Rabelo estava internado há cerca de um mês no Hospital Felício Rocho. A causa do óbito foi falência múltipla de órgãos.

O velório de José Maria será realizado nesta quarta-feira (29) na Casa do Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, no Centro da capital mineira, das 14h às 20h. Viúvo, Rabelo deixa 6 filhos.

José Maria Rabelo nasceu em Campos Gerais, no Sul de Minas, em 1928. Fundou o jornal Binômio: Sombra e Água Fresca em 1950. Defensor da democracia, o jornal circulou até 1964, durante a ditadura militar, até que Rabelo foi exilado.

O jornalista se mudou com a família para o Chile e depois para a França. Nos 2 países, abriu uma rede de livrarias. Voltou ao Brasil em 1979. Assumiu a direção do semanário O Pasquim e da revista Cadernos do Terceiro Mundo.

Rabelo foi presidente do PDT mineiro durante 18 anos. Também atuou como vice-presidente do Banco do Estado do Rio de Janeiro nos governos do ex-presidente Leonel Brizola (1983 a 1987 e 1991 a 1994).

É autor dos livros “Binômio – O jornal que virou Minas de cabeça para baixo”, “Diáspora – Os longos caminho do exílio”, “Residência Provisória (poemas)”, “Belo Horizonte – Do arraial à metrópole – 300 anos de história” e “Cores e Luzes de Belo Horizonte”.

Fonte: Portal Congresso em Foco

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Prefeito de Manaus, David Almeida, testa positivo para Covid-19

Esta é a segunda vez que David Almeida (Avante) foi diagnosticado com Covid-19. A primeira foi em setembro de 2020, durante a pré-campanha para prefeito de Manaus.

22 de janeiro de 2022

Governo vai enviar doses pediátricas para estados com baixos estoques

Remessa emergencial de vacinas para crianças será enviada a estados com estoques abaixo das 40 mil doses. Segundo o Ministério da Saúde, doze estados estão nessa situação.

22 de janeiro de 2022

‘De novo’: Bolsonaro minimiza números de mortes de crianças por Covid

Bolsonaro voltou a citar remédios sem eficácia comprovada contra o coronavírus e disse que o número de mortes de crianças pela doença foram insignificantes.

22 de janeiro de 2022

Ministério da Saúde prorroga contrato do Programa Mais Médicos em Manaus

O contrato seria encerrado no final deste mês, mas foi prorrogado a pedido da Prefeitura por conta do aumento dos atendimentos por Covid-19 e outras síndromes respiratórias.

22 de janeiro de 2022

Em Manaus, Queiroga defende vacinação mas critica passaporte vacinal

Marcelo Queiroga pediu esforço dos estados para aumentar os níveis de vacinação, mas criticou a adoção do passaporte vacinal ao dizer que o documento não ampliaria os números

22 de janeiro de 2022

Ciro diz que falhas do PT são responsáveis pela vitória de Bolsonaro

Na sua avaliação, os presidentes do PT não diferem de Bolsonaro em suas agendas econômicas, criticadas por não estabelecer políticas de tributação de grandes fortunas.

22 de janeiro de 2022

Enchente 2022: Governo do Estado institui Grupo de Ações Coordenadas

As 27 instituições integrantes do Grupo de Ações Coordenadas utilizarão seus recursos e infraestrutura já existentes para atuação integrada aos demais membros.

22 de janeiro de 2022

Eduardo Bolsonaro e Mário Frias atacam publicamente os irmãos Weintraub

Eduardo Bolsonaro e Mário Frias trocaram farpas nas redes sociais com os irmãos Weintraub, agora ex-aliados do presidente Jair Bolsonaro e que estão de volta ao País.

22 de janeiro de 2022