fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Investigação ampliada dá fôlego à CPI da Asfixia na Aleam

A proposta ampliou sua linha de investigação também para todos os contratos e as despesas efetuados pelo Executivo no período de pandemia.

7 de julho de 2021

Compartilhe

A proposta tem como objeto inicial investigação sobre a crise de oxigênio no Amazonas em janeiro deste ano (Bruno Kelly/Reuters)

Em 24 horas após sua apresentação, o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Asfixia, proposto pelo deputado estadual Delegado Péricles (PSL) na última terça-feira (6), já soma cinco assinaturas até a tarde desta quarta-feira (7).

A propositura, que tinha como objeto inicial a investigação sobre a crise de oxigênio no Amazonas em janeiro deste ano, recebeu aditivo, nesta quarta, ampliando sua linha de trabalho também para todos os contratos e despesas efetuados pelo Executivo no período da pandemia.

Assinaram a CPI até o momento os deputados Delegado Péricles, Serafim Correa (PSB), Sinésio Campos (PT), Dermilson Chagas (Podemos) e Wilker Barreto (Podemos).

Investigação ampliada

“Considerando a importância de objetivo específico para melhor encaminhamento dos trabalhos de uma Comissão, propus a CPI da Asfixia e já começamos com três assinaturas. Após debates sobre outras questões necessárias para esclarecer o que de fato resultou no caos que a população vivenciou, acrescentamos aditivo – a pedido do deputado Wilker Barreto – e daremos continuidade à investigação de contratos firmados no período de pandemia no Amazonas pelo Executivo”, explicou o parlamentar, que presidiu a CPI da Saúde em maio e setembro de 2020.

CPI da Asfixia

A CPI da Asfixia foi proposta na última terça-feira (6), pelo deputado Delegado Péricles, às vésperas da aprovação da CPI da Pandemia, de autoria de Dermilson Chagas, Wilker Barreto e do próprio Delegado Péricles (PSL).

O trio, autodeclarado oposição ao Governo do Amazonas, estava no aguardo de apenas mais uma assinatura para a instalação da CPI da Pandemia, que investigaria a responsabilidade do Governo do Amazonas nas mortes ocorridas na segunda onda da pandemia e também das supostas irregularidades em contratos com empresas e dispensas de licitações, além da utilização dos recursos do Governo Federal disponibilizado ao Amazonas para ações de combate à proliferação do novo coronavírus.

A atitude de Péricles, de apresentar uma nova propositura, substituindo a anterior, a qual subscrevia também como autor, causou discórdia entre o trio oposicionista, que trocou acusações e ofensas.

Da Redação, com informações das assessorias

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Voto impresso pode gerar ‘mapismo’ e fraudes, defende Carlos Velloso

Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Velloso, afirma que urna eletrônica é utilizada há 25 anos sem indícios de fraudes.

24 de julho de 2021

No Educa+Amazonas, Wilson vai pagar 14º e 15º salários à educação

O investimento previsto é de R$ 12,1 milhões investidos nos 14º e 15º salários e em premiações a servidores da educação.

24 de julho de 2021

CPI atuou ’em todas as angústias do povo brasileiro’ avalia Confúcio

Senador Confúcio Moura (MDB-RO), avaliou como positiva a atuação do colegiado no primeiro semestre de 2021 e demonstrou otimismo quanto a atuação para o segundo semestre.

24 de julho de 2021

Bancada gastou R$ 5,2 milhões com verba de gabinete em Brasília

Verba é destinada para a contratação de funcionários diretamente por cada um dos deputados do Amazonas em Brasília ou em escritórios montados no Estado.

24 de julho de 2021

Aleam concede 28 autorizações de viagens no recesso parlamentar

Após o início do recesso parlamentar a Aleam autorizou o pagamento de viagens e diárias para servidores da Casa. Destinos no Sul e Sudeste e Tabatinga foram os preferidos.

23 de julho de 2021

Luis Miranda chora após fim da parceria entre Precisa e Bharat Biotech

Chorando, o deputado Luis Miranda questionou ser chacota dos colegas e estar no conselho de Ética após depoimento à CPI da Covid-19.

23 de julho de 2021

David prorroga ‘Auxílio Manauara’ e amplia para outras 410 famílias

A prorrogação do auxílio será por mais três meses e foi anunciada nesta sexta-feira (23) pelo prefeito de Manaus, David Almeida. Benefício vai comtemplar mais 410 famílias.

23 de julho de 2021

Bi Garcia confirma propostas para ser candidato a vice-governador

Embora esteja focado na administração municipal, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, disse que tem avaliado propostas para compor uma chapa como vice-governador nas eleições.

23 de julho de 2021