fbpx

terça, 02 de maro de 2021

Idosos vulneráveis recebem atendimento domiciliar em Manaus

A assistência domiciliar da Sejusc visa averiguar denúncias de agressão a idosos e, se for o caso, acompanhar os vulneráveis.

15 de fevereiro de 2021

Compartilhe

O trabalho de assistir idosos vulneráveis conta com psicólogos (Foto: Divulgação)

Idosos vulneráveis socialmente e que residem em Manaus devem receber visitas domiciliares e atendimento psicossocial, desde que estejam cadastrados. A ação é do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI), vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), onde o idoso deve ter cadastro

As visitas acontecem semanalmente, conforme as demandas e denúncias recebidas pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI). No local, psicólogos e assistentes sociais, verificam possíveis violações dos direitos dos idosos.

Idosos em época de pandemia

A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, destaca que o trabalho desenvolvido pelo CIPDI é importante, em especial no período de pandemia.

De acordo com a secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, Franciane Alves, durante as visitas, as equipes buscam mediar os conflitos familiares, pois muitas pessoas não conseguem lidar com o envelhecimento de seus entes.

Atendimento a vulneráveis

Psicóloga do CIPDI, Thaline Lima diz que o papel da equipe psicossocial se torna fundamental em acolher, avaliar, verificar a veracidade da denúncia e orientar a família ou responsável a tomar os cuidados necessários.

Além disso, a psicóloga explicou que, em situações em que haja a confirmação da denúncia, a tratativa é acompanhar o idoso, para que possa ser tratado por outro parente, caso o agressor seja o seu responsável.

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Vereador lança plataforma gratuita de educação política para a população

Inicialmente serão abordados assuntos como a Constituição Federal, a divisão dos poderes, a competência legal dos vereadores e como funcionam as eleições no Brasil.

1 de março de 2021

Defensoria Pública quer “delessários” de volta às atividades policiais

Wilson Lima (PSC) encaminhou à ALE-AM um novo Projeto de Lei para recolocar os delegados no cargo de comissários de polícia. O projeto não foi analisado por falta de quórum.

1 de março de 2021

Compra direta de vacinas terá tramitação rápida e fácil na Câmara Municipal de Manaus

Vereadores ouvidos pelo RealTime1 já se mostraram favoráveis a participação de Manaus no consórcio da Frente Nacional de Prefeitos para compra dos imunizantes.

1 de março de 2021

Ministério da Saúde tem um sério problema com registro de datas

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

1 de março de 2021

Senado debate lei que incentiva empresas a vacinar os trabalhadores

Projeto de lei garante as empresas incentivos fiscais para aquelas que por vontade própria adotem medidas para vacinar os trabalhadores delas

1 de março de 2021

Reunião com governadores pautará a PEC emergencial e socorro à saúde

A conversa do presidente da Câmara Federal, Artur Lira (PP-AL) com os chefes do executivo estadual vai de encontro as falas de Jair Bolsonaro (sem partido) nos últimos dias.

1 de março de 2021

Horário restrito deve causar aglomeração de praticantes nas academias de Manaus

A avaliação é de vereadores de Manaus que não concordam com o horário estabelecido pelo Governo. Eles defendem que o horário seja ampliado.

1 de março de 2021

Ministério Público dá posse aos novos membros do Conselho Superior

Novos conselheiros serão responsáveis pelas ações administrativas do Ministério Público do Estado do Amazonas e também pela discussão de diretivas internas

1 de março de 2021