fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Governo tem dificuldade na aquisição de produtos para tratar Covid

A aquisição de produtos para combater a Covid-19 tem enfrentado problemas em virtude da alta demanda por insumos, medicamentos e outros.

18 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Compras do governo estadual enfrentam problemas de escassez de produtos (Foto:Divulgação)

A expansão da demanda por insumos, medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros itens utilizados no tratamento de pacientes com Covid-19, tem ocasionado escassez e dificuldades para aquisição de produtos por parte do governo, tanto na indústria farmacêutica nacional, quanto no mercado mundial.

A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) tem efetivado procedimentos para a realizar compras públicas, mas esbarra na insuficiência no mercado de itens essenciais para o tratamento de pacientes internados.

Entre os itens que apresentam maior alta na demanda, estão três bloqueadores neuromusculares utilizados no processo de intubação do paciente grave de Covid-19.

Aquisição de Atracúrio

Um deles é o Atracúrio, que antes do início da pandemia apresentava consumo de 600 a 800 ampolas mensais. Com a disparada de casos graves de Covid-19 no estado, o consumo, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, saltou para 28 mil ampolas mensais, um crescimento de 4.567%. O consumo do Amazonas já representa 54% do consumo nacional.

Bloqueadores musculares

A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) fez edital de chamamento público aberto no dia dois de fevereiro, para viabilizar a compra emergencial do bloqueador muscular. A divulgação da empresa vencedora foi publicada no Diário Oficial do Estado do último domingo (14), mas a indústria solicitou que a entrega seja feita de forma fracionada.

Compra de luvas

A Central de Medicamentos abriu edital para aquisição emergencial de luvas de procedimento, que foi divulgado para 800 fornecedores do banco de dados, e deve ser lançado ainda esta semana. Serão adquiridas 124.600 luvas (37.800 P; 74.200 M; e 12.600 G). Todas as informações estão disponíveis no portal e-Compras.

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Sem pauta e sem quórum deputados estaduais se limitam à falácia

Hoje, o alvo da base opositora foi uma viagem de Wilson Lima a Brasília. A Aleam, no ano passado, gastou com esses serviços R$ 11,3 milhões

25 de fevereiro de 2021

Sílvia Tuma é a nova corregedora do Ministério Público do Amazonas

Nova corregedora-geral terá mandato de dois anos e será responsável por fazer o controle interno das atividades de procuradores e promotores de Justiça do Amazonas

25 de fevereiro de 2021

Governo teve que fretar voo para buscar doses de vacina no Amapá

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

25 de fevereiro de 2021

REALTIME promove rodada de entrevistas com ‘reitoráveis’ da Ufam

Comunidade acadêmica realizará nos dias 10 e 11 de março a consulta que vai indicar a lista tríplice a ser levada para o presidente Jair Bolsonaro

25 de fevereiro de 2021

Novo corregedor-geral será escolhido hoje pelo Ministério Público

A votação virtual está sendo realizada até às 14h, pelo sistema Virtus através da internet. Para o cargo, entre os 20 procuradores no estado, há apenas uma candidata inscrita

25 de fevereiro de 2021

BR-319 ganha frente parlamentar em defesa da pavimentação da estrada

A Frente será composta por parlamentares da Amazônia e Ministério da Infraestrutura. Apara o início das obras, previstas para o 2o semestre

25 de fevereiro de 2021

Em plena pandemia, projetos de deputada priorizam a causa animal

Na sessão desta quarta-feira (24) quatro projetos da deputada Joana Darc (PL), com esse fim, foram retirados de pauta e ironizados pelos parlamentares.

24 de fevereiro de 2021

Declaração de Guedes à bancada do AM: mero deboche ou fritura à vista?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021